Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Polícia Civil incinera 150 kg de drogas apreendidas no Piauí

Resultado de apreensões realizadas em 2015 pela Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE), cerca de 150 quilos de drogas foram incinerados na comunidade Terra da Esperança, zona rural de Timon-MA, na tarde desta quarta-feira (29).
Transporte da droga (Imagem:Francisco Barbosa/GP1)
Transporte da droga 
A droga, que inclui maconha e cocaína, foi transportada da sede da Depre em comboio da Polícia Civil até o espaço que é coordenado pela Fazenda da Paz, instituição que atua na recuperação de dependentes químicos.
Responsável pela autorização, o juiz de Direito Titular da 7ª Vara da Comarca de Teresina, Dr. Almir Abib Tajra Filho, esteve no local e falou que a incineração das drogas é resultado de dois inquéritos policiais de nº (2856/2015 e 5850/2015) julgados recentemente, que resultaram, inclusive, na condenação dos envolvidos nos crimes.
“Temos procurado por fim às drogas que são apreendidas no estado, mas sempre de acordo com o andamento dos processos legais, é tal que há pelo menos mais 400 kg apreendidos neste ano para serem queimados nos próximos meses”, informou.
Por sua vez, o delegado Menando Pedro explicou que a Fazenda da Paz foi escolhida como forma de simbolizar os resultados das ações da polícia, bem como do trabalho desenvolvido pela intuição no estado. “Estamos aqui para dizer não às drogas, tanto com o trabalho das nossas equipes na captura dos traficantes e drogas e realização de palestras em todo o Estado, como das instituições que fazem o trabalho de recuperação dos jovens que foram reféns do tráfico”, disse.
O secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu, ressaltou o trabalho dos órgãos que atuam no combate ao tráfico. “É a prova de que quando os órgãos responsáveis pela parte da segurança atuam em conjunto, o resultado é sempre positivo. O policial que tem suas ações voltadas ao combate aos entorpecentes, que realiza suas apreensões, se sente realizado com o resultado final".
"Esse trabalho representa também o papel fundamental do ministério público e do judiciário, que agem desde o início das operações. O dado negativo é que existe ainda a grande quantidade de oferta, o que significa que existe também a grande quantidade de usuários de drogas. Mas estamos trabalhando para diminuir essa oferta, focando sempre a prisão do grande traficante”, finalizou o secretário.
De acordo com o coordenador geral da Fazenda da Paz, Celio Barbosa, 10% da população do Piauí está envolvida com algum tipo de droga, licita ou não, e que 6% são dependentes químicos. Mas assegura, o estado é referência no combate às drogas no Brasil.
“Por causa das ações que são realizadas no estado, partido das Organizações Governamentais, e parceria com outras Instituições, estamos conseguindo estancar esse número. Parece insignificante, mas um dependente sozinho é capaz de incomodar um milhão de pessoas. Mesmo com essa realidade, estamos dando lição de boas ações referentes à politicas sobre drogas em todo o Brasil".

Equipe da Polícia Civil de Teresina (Imagem:Francisco Barbosa/GP1)
Equipe da Polícia Civil de Teresina 
Juiz Almir Tajra(Imagem:Francisco Barbosa/GP1)
Juiz Almir Tajra
Autoridades iniciam processo de queima da droga apreendida (Imagem:Francisco Barbosa/GP1)
Autoridades iniciam processo de queima da droga apreendida 
Secretário Fábio Abreu e Célio Barbosa, Coordenador da Fazenda da Paz(Imagem:Francisco Barbosa/GP1)
Secretário de Segurança Fábio Abreu e Célio Barbosa, Coordenador da Fazenda da Paz
Momento da incinenação da droga (Imagem:Francisco Barbosa/GP1)
Momento da incineração da droga 
Droga da incineradeira (Imagem:Francisco Barbosa/GP1)
Drogas incineradas
Incineração da droga (Imagem:Francisco Barbosa/GP1)
Drogas incineradas
Equipe responsável pelos trabalhos (Imagem:Francisco Barbosa/GP1)
Equipe responsável pelos trabalhos 


PpC com informações do GP!
Imagens: Francisco Barbosa / GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário