Páginas

sábado, 28 de outubro de 2017

Casas de Praia são as maiores vítimas da corrosão no litoral piauiense

Edição Teodoro Neto |
Quem nunca sonhou em ter uma casa de praia em Luís Correia, no Litoral Piauiense? Cuidado! Os problemas causados pela ação da maresia nas estruturas são graves e chegam a até ser irreversíveis.
Corrosão pode ser considerada a principal manifestação patológica na edificação de concreto armado.
A incidência surge devido à característica do concreto, que está associada à alcalinidade nos poros.
A ação do meio ambiente – umidade e a alta salinidade da maresia – forma uma crosta de eletrólito sobre a superfície das barras de aço. A crosta é causada pela presença de umidade no concreto.
Os primeiros sinais são manchas avermelhadas ou marrons e escorrimento de ferrugem na superfície do concreto.
Rachaduras, fissuras ou trincas em lajes, paredes e colunas, são as ocorrências mais danosas.
Restauração – A recuperação deste tipo de fenômeno patológico é delicada e requer mão-de-obra especializada.
Destacamos cinco etapas para você entender melhor:
Primeiro passo – Determinar a causa. Em seguida, proteger a peça de concreto com uma cobertura suficiente e impermeabilizar para evitar a penetração de sais, sulfetos e cloretos no meio interno.
Segundo passo – Selecionar o material adequado e de qualidade reconhecida pela normativa. Deve ter características físico-químicas e performances compatíveis com o projeto original.
Terceiro Passo – Adotar a técnica compatível ao material selecionado, objetivando obter o melhor desempenho.
Quarto passo – Preparar corretamente o substrato a ser reparado, deixando-o livre de concreto solto, óleos, graxas e etc. No caso de materiais à base de mineral (cimento portland), saturá-lo com água. Já no caso de materiais a base de epoxy, recomenda-se o uso seco.
Quinto passo – Uma aplicação bem executada e uma cura eficiente irão proporcionar um reparo duradouro. Vale lembrar que os produtos apenas reduzem a velocidade de deterioração da armadura de aço das estruturas, mas não cessam o processo.
Cobrimento do Concreto 
Além de remover as oxidações, há ainda a necessidade da reconstrução do cobrimento das armaduras, de preferência com concreto bem adensado.
O cobrimento tem a finalidade de impedir a penetração de umidade, oxigênio e agentes agressivos até as armaduras.
É importante recompor a área da secção de concreto original e propiciar um meio que garanta a manutenção da capa passivadora no aço. Informações Engenheiro Marcos
Corrosão generalizada em estrutura de concreto armado danificou a obra causando prejuízo ao proprietário
Obra na orla da Praia de Atalaia abandonada, parece cena de filme de terror. A estrutura sofre processo corrosivo de reações químicas e cristalizações de natureza complexa
A Companhia Elétrica faz sempre manutenção de lavagem dos transformadores para evitar o isolamento da corrente elétrica pela maresia na beira mar


Fotos | Engenheiro Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário