Páginas

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Justiça determina prefeitura reintegrar servidores exonerados


Informações Portal do Delta
Edição Teodoro Neto
O Tribunal de Justiça foi favorável a pedido de agravo interno do Ministério Público Estadual do Piauí e determinou que a Prefeitura de Buriti dos Lopes reintegre todos os servidores públicos que haviam sido exonerados pela própria Prefeitura no ano de 2017. A decisão é do dia 6 fevereiro de 2018 e foi assinada pelo desembargadore da 2ª Câmara do Direito Público, tendo como relator o desembargador José James Gomes Pereira.
Entenda o caso Em janeiro de 2017, o recém empossado prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy elaborou decreto (nª03/2017) determinando a exoneração de servidores aprovados em concurso público do ano de 2016 para Prefeitura da cidade. Os mesmo já haviam sido empossados na gestão do prefeito anterior, Bernildo Val, cujo mandato terminou em dezembro de 2016
Diante da insatisfação dos concursados, o Ministério Público ingressou com ação contra o decreto da Prefeitura pedindo a reintegração dos servidores no poder municipal. Ainda em primeira instância, a juíza da comarca local determinou a reintegração dos empossados, mas o prefeito Júnior Percy ingressou com um agravo de instrumento no TJ e, conseguiu, manter a validade do decreto, alegando que as finanças da Prefeitura ficaram seriamente comprometidas com a nomeação desses novos concursados.
Diante disso, o MP ingressou com um agravo interno no Tribunal, tendo o desembargadores sido favoráveis a posição do relator, que ponderou que o ex-prefeito explicou no processo que os servidores comissionados que existiam no município foram exonerados, para que ele, pudesse, ainda em sua gestão, realizar a nomeação dos novos servidores através do concurso público.
Com a decisão do desembargador, assim como já havia deliberado a primeira decisão da juíza comarca, a prefeitura fica obrigada de reintegrar todos os servidores públicos exonerados pelo decreto de 03/2017.
Resultado de imagem para reintegração
Imagem ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário