Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2018

Parnaíba tem unidade de saúde interditada por colocar em risco a segurança e a saúde tanto dos profissionais, bem como da população


Edição parnaíbapontoCom
Douglas Ribeiro
Em decisão publicada nesta terça-feira, 31, no Diário Oficial da União, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) decidiu pela interdição ética das atividade do serviço de Enfermagem do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III 24 horas. A interdição iniciará nesta quarta-feira, 01, a partir das 8 horas.
Segundo a decisão, as atuais condições de trabalho do CAPS em Parnaíba colocam em risco a segurança e a saúde tanto dos profissionais de Enfermagem que ali atuam, bem como da população.
A interdição deve seguir até que sejam atendidos todos os preceitos e requisitos legais inerentes ao serviço de Enfermagem. No entanto, a decisão também garante a continuidade da assistência em Enfermagem aos pacientes já internados na unidade de saúde.
Resultado de imagem para caps ad III parnaíba

Voto nulo e voto branco: entenda o que são e para 'onde vão'


Estadão
Se os votos brancos e nulos fossem um candidato, eles seriam competitivos na disputa pelo Palácio do Planalto nas eleições 2018. De acordo com pesquisa Ibope/CNI, juntos os brancos e nulos somam 33% das intenções de voto. O percentual é quase o dobro dos 17% alcançados pelo presidenciável com maior intenção de votos.
Para votar nulo na urna eletrônica, o eleitor precisa digitar um número que não corresponde a nenhum dos candidatos ou partidos.
Apesar destes votos se tratarem de uma opção para os eleitores que não querem escolher nenhum dos candidatos, nulos e brancos não têm nenhuma influência no processo eleitoral e também não podem cancelar as eleições.
Para entender o que são os votos nulos e brancos e saber a diferença entre eles, confira as perguntas e respostas abaixo:
O que é o voto nulo?
Os votos nulos não são considerados válidos e, por isso, não fazem diferença no resultado final das eleições.
Atualmente, é considerado nulo o voto quando o eleitor digita na urna eletrônica um número que não é de nenhum dos candidatos que participam das eleições.
Quando as eleições eram realizadas em cédulas de papel, eram considerados nulos os votos em que o eleitor não identificava de maneira clara o nome ou o número do candidato. Cédulas com “elementos gráficos estranhos” ao voto (como desenhos ou frases de protesto, por exemplo) também eram anuladas.
Como votar nulo na urna eletrônica?
Como descrito acima, para votar nulo na urna eletrônica é preciso digitar uma sequência de números que não corresponde a nenhum candidato ou partido. O eleitor pode digitar “00” ou "99", por exemplo. Após escolher o número inexistente, o eleitor que quer anular seu voto precisa apertar a tecla verde “confirma” para completar o processo.
É importante que o eleitor que deseja anular seu voto fique atento, pois ao colocar uma sequência de dígitos aleatória ele pode acabar escolhendo sem querer o número de algum candidato ou partido registrado no pleito. Se isto acontecer, a urna eletrônica indicará o candidato que corresponde aquele número e o eleitor precisará apertar a tecla vermelha "corrige" e recomeçar o processo.
Qual a diferença entre voto nulo e em branco?
Na prática, a diferença existe apenas na maneira em que eles são registrados e para fins estatísticos. Isso porque votos nulos e brancos não influenciam o resultado das eleições. Ambos são excluídos no momento da apuração, que só considera válidos os votos concedidos para candidatos ou partidos.
Para votar em branco na urna eletrônica, é preciso apertar a tecla “branco” e, em seguida, a tecla “confirma”.
Na época do voto em papel, os votos eram considerados brancos quando o eleitor não assinalava nada na cédula e a inseria em “branco” na urna.
Para que serve o voto branco? Ele vai para algum candidato?
Não. Atualmente, o voto branco simplesmente não é válido e não tem influência no resultado final das eleições.
Para votar nulo na urna eletrônica, é preciso digitar números que não correspondem a nenhum candidato ou partido
Antigamente, a legislação eleitoral estabelecia que os votos em branco eram considerados válidos para calcular o quociente eleitoral nas eleições proporcionais.
A atual Constituição Federal, promulgada em 1988, determinou que os votos em branco não eram válidos para as eleições majoritárias. Nove anos mais tarde,  após um debate jurídico que duraria até o ano de 1997, a Lei Eleitoral 9.504 determinou que “nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias”. Desta maneira, os votos brancos também deixaram de fazer diferença para a escolha de deputados federais, estaduais e vereadores.
O voto nulo anula a eleição? Se mais da metade dos eleitores votarem em branco, as eleições 2018 serão canceladas?
Não. Não existe nenhum critério ou limite que estabeleça que o número de votos brancos ou nulos possa cancelar ou exigir automaticamente a convocação de uma nova eleição. Como dito anteriormente, estes votos simplesmente não serão considerados válidos e não entrarão na conta para definir os candidatos vencedores nas eleições 2018.
Para votar em branco na urna eletrônica, é preciso apertar a tecla “branco” e, em seguida, a tecla “confirma”
O boato sobre o cancelamento do pleito, recorrente em época de eleições, pode ter sido originado a partir de uma interpretação equivocada do Código Eleitoral. O texto determina em seu artigo 224 que “se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições presidenciais”, novas eleições devem ser convocadas dentro do prazo máximo de 40 dias.
O que acontece quando votamos branco ou nulo?
A nulidade citada no artigo em questão, no entanto, não trata dos votos nulos. Ela está relacionada com pontos citados em artigos anteriores do Código Eleitoral, os quais elencam situações de fraudes que podem gerar a anulação dos votos dados para um candidato. Em termos práticos, se um candidato eleito for julgado e condenado por compra de votos, por exemplo, ele seria cassado e, consequentemente, os votos válidos concedidos para ele seriam anulados pela Justiça Eleitoral. Neste caso, novas eleições seriam convocadas.
Urna eletrônica

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Ministério Público instaura inquérito contra Mão Santa, prefeito de Parnaíba

Edição ParnaibapontoCom 
Viagora
O Ministério Público do Piauí instaurou inquérito contra a prefeitura de Parnaíba na última sexta-feira, 27, por parte do promotor Maurício Gomes de Souza. Na denúncia, o município é acusado de não reabastecer estoques de medicamentos obrigatórios para a atenção básica de saúde, portanto, itens obrigatórios conforme RANAME/ SUS.
De acordo com o órgão ministerial, a falta de abastecimento é indício de potencial ineficiência administrativa municipal no controle de seus estoques públicos de medicamentos obrigatório, expondo os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a situações vexatórias e a risco de agravamento da saúde. “O estoque, logística e distribuição de medicamentos compõem ações indispensáveis ao regular e perene dever público municipal de garantir a sua população e usuários do SUS, medicamentos da atenção básica”.
Como providência o promotor resolveu recolher informações sobre seu sistema de controle de estoques e distribuição de medicamentos obrigatórios para a atenção básica, conforme RENAME, solicitar ao Ministério da Saúde informações sobre a utilização pelo município de Parnaíba do sistema HORUS ou de outro similar, de controle de estoques de medicamentos e solicitar à DUCARA inspeção no Pronto Socorro municipal, a fim de se aferir sobre a regularidade e disponibilidade de medicamentos obrigatórios para o serviço de saúde prestado.
Caso seja comprovado os fatos tratados na denúncia, as provas servirão para justa causa de ação civil pública.

Michel Temer virá a Parnaíba na próxima sexta, 03 de agosto

Da Redação 
O presidente Michel Temer estará no litoral do Piauí na próxima sexta-feira,, 3, em atividade com o prefeito Mão Santa (Solidariedade).
Michel Temer deverá desembarcar por volta de meio dia em Parnaíba, onde deverá anunciar recursos para as obras dos tabuleiros litorâneos, paradas há 10 anos.
A visita de Temer a Parnaíba foi articulada pelo próprio prefeito da cidade Mão Santa, que esteve em Brasília onde tratou sobre a vinda do presidente a cidade.
Nesta terça-feira, 31, estar prevista a chegada de uma equipe do Palácio do Planalto para definir junto com secretariado de Mão Santa um plano de segurança para a visita do presidente no litoral do Piauí.





Com gritos de "Vergonha" e "Queremos nossa ponte de volta" moradores realizam manifestação pela retomada das obras da ponte Simplício Dias, em Parnaíba.


Edição ParnaíbapontoCom
Fotos Walter Fontenele/Portal PHB
Com gritos de ``vergonha`` e ``queremos nossa ponte de volta`` moradores do Bairro da Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba, e do Município vizinho de Ilha Grande do Piauí reivindicaram ao Poder Público Estadual  na manhã desse domingo, 29, a imediata conclusão das obras de restauração da Ponte Simplício Dias da Silva, iniciadas em Agosto de 2017 e ainda sem data prevista para a sua conclusão.
Os organizadores da manifestação, "SOS Ponte Simplício Dias", fizeram questão de frisar que a paralisação é importante para alertar as autoridades e à população da irresponsabilidade e da falta de respeito do Governo do Estado para com os moradores de Parnaíba e da Ilha Grande do Piauí, os dois Municípios mais afetados pela não conclusão da obra no prazo previsto. "Se tivéssemos tido a coragem de reagir antes, com certeza, a obra de restauração da Ponte não estaria 100% parada, como estar hoje. Pedimos respeito ao Poder Público e que nos deem uma posição concreta sobre a conclusão das obras, o mais rápido possível", pontou Kleiton Carvalho, um dos organizadores.
"Aqui na Ilha moram cerca de 50 mil habitantes, sendo que muitos desses moradores dependem da ponte para o seu ir e vir. A situação em que se encontra hoje a Ponte Simplício Dias é uma vergonha e uma humilhação para todos nós que pagamos impostos. A contrapartida dos impostos que pagamos é a falta de respeito e o descaso?", disse.
As obras de restauração da Ponte Simplício Dias irão custar aos cofres públicos aproximadamente R$ 5 milhões. Desde o seu inicio as obras já sofreram várias paralisações, atrasando ainda mais a conclusão da obra e a entrega da ponte totalmente restaurada à população.
A Ponte Simplício Dias da Silva foi inaugurada pelo ex-governador Alberto Tavares Silva, em 1975. Com aproximadamente 300 metros de extensão, sendo a única ligação de moradores de Parnaíba e de turistas a paradisíaca praia da Pedra do Sal e ao Porto dos Tatus, porta de entrada ao Delta do Rio Parnaíba, a Ponte Simplício Dias é de suma importância para o desenvolvimento e a geração de riquezas do litoral norte do Estado.

Novo terminal de ônibus da Quarenta causa polêmica e insatisfação entre motorista


Edição ParnaíbapontoCom
Texto e Fotos/Camila Neto/Tribuna do Litoral
O Terminal Rodoviário de Transporte Intermunicipal, que a Prefeitura de Parnaíba está construindo sobre a conhecida Vala da Quarenta, está em fase final e deve começar a funcionar no início de agosto, porém, as opiniões a respeito continuam sendo as mais diversas. Motoristas ouvidos por exemplo, dizem que a área escolhida para construção é bastante estreita para a circulação dos ônibus.
Com a conclusão do Terminal, a expectativa é de que circulem pelo local cerca de 50 a 60 veículos distribuídos em linhas, todas intermunicipais. O terminal foi construído com o objetivo de organizar o trânsito da cidade e também com o fim de desocupar algumas áreas de tráfego de veículos pequenos no centro da cidade.
Um motorista da Viação Marcelino, que faz linha para a Pedra do Sal, relatou que discorda do local escolhido para construção do terminal, por ser “muito estreito para estacionar e realizar as manobras. Além da pouca estrutura para quantidade ônibus”, enfatizou.
Segundo diretor operacional da EMPA, Paulo Pinto, (a Empa é responsável pela construção da obra), o local é uma solução para melhorar trânsito da cidade e será fiscalizado e orientado pela Secretaria de Transporte e pela Empresa Parnaibana de Serviços Públicos – EMPA.
Outro questionamento que está sendo feito é qual o valor da construção? – já que a prefeitura não colocou nenhuma placa com informações básicas sobre a empresa que ganhou a licitação e o valor que será gasto na obra?
A previsão de entrega do Terminal é para o início do mês de agosto. No momento está concluída a fase de iluminação, limpeza da obra e tudo será finalizado com a pavimentação asfáltica e placas de sinalização.
Opinião da Empresa Viação Marcelino
A respeito do assunto, os proprietários da Empresa Viação Marcelino, que faz a linha para a Pedra do Sal, emitiram a seguinte Nota com pedido de publicação:
“Acredito que você não saiba, mas desde a gestão do ex-prefeito Paulo Eudes, já existia esse projeto para um Terminal Municipal, por causa do mercado. De la para cá o projeto vem sendoalterado, não encontrando forças, apoio, devido à falta de estrutura, logística, iluminação e, principalmente, a falta de segurança, pois devido o local ser bastante arredio há o fato do mercado não funcionar no período noturno, funcionando basicamente no período da manhã.
Outro agravante negativo, são os inúmeros bares, locais que vendem bebidas alcoólicas, além do número considerável de usuários de drogas que lá transitam à luz do dia.
Na atual gestão, foi mudada a ideia inicial, que era de terminal municipal, passando para um terminal intermunicipal. Mas a linha da Pedra do Sal (zona rural do município), ficará mais uma vez isolada das demais linhas municipais.
Não estamos contra ao terminal, mas que seja feito um planejamento, e para isso sejam ouvidas as partes envolvidas, pois as ruas ao lado da Vala não permitem a ultrapassagem de um ônibus que queira sair antes de um que esteja à sua frente: não tem largura. O tamanho onde foram feitas as paradas não suporta a quantidade de ônibus que operam no sistema: Luís correia (30) veículos, Tatus(07), Pedra do Sal (01). Em um dado momento irão se encontrar uns dez no mesmo local.
Está fora de cogitação a indenização das casas próximas para alargar o espaço. No meio da rua não é legal e os operadores dos transportes estão reclamando da falta de condições estruturais e como a coisa vem sendo feita. Já trocaram as placas de paradas de ônibus para estacionamento de automóveis, sem ter sido ainda concluída a obra. O Mercado do Bairro de Fátima seria uma opção para parada intermunicipal e na Quarenta para os municipais, com as devidas condições(…)
A Nota finaliza termina com o seguinte questionamento: “Faça uma pesquisa com turistas e até mesmo pessoas da cidade, perguntando onde fica o terminal com ônibus para a praia de Pedra do Sal. Certamente não saberão informar”.
Foto montagem/ParnaíbapontoCom


MP apura irregularidade em acúmulo de cargos por servidores da educação em Parnaíba

Edição parnaíbapontoCom
Viagora
O Ministério Público do Estado do Piauí está apurando através do promotor de Justiça Maurício Gomes de Souza, denúncias de irregularidades cometidas por alguns servidores públicos da Unidade Escolar José Euclides de Miranda, em Parnaíba.
Um procedimento preparatório foi convertido pelo promotor em inquérito civil público no dia 18 de julho deste ano, para colher informações a respeito dos servidores relatados na denúncia, identificados como Silvelene dos Santos Nascimento, Paulo Roberto Alves de Sousa, Raimundo Correia de Araújo Neto, Cilene Torres da Silva e José de Jesus Costa Miranda.
Pela Portaria nº 08.07/2018 do Ministério Público os servidores citados, lotados da Unidade Escolar José Euclides de Miranda, teriam acumulado nos anos de 2015 e 2016 cargos públicos, que segundo o órgão ministerial são considerados inacumuláveis, com provimento em cargos e funções comissionados, também considerados inacumuláveis, além de jornada de trabalho que somadas são superior a 60 horas semanais.
De acordo com o Ministério Público, o princípio de indisponibilidade de erário pode ter sido violado pelos servidores, que dificilmente estariam cumprindo a carga horária semanal imposta, apesar da remuneração integral.
O órgão relatou através da portaria, que serão colhidas provas documentais que poderão servir para justa causa do inquérito civil. Serão solicitados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), informações sobre os fatos relatados e os vínculos mantidos pelos cinco servidores citados.
Também serão solicitados ao TCE, que colha informações sobre todos os rendimentos estaduais e municipais recebidos pelos servidores Silvelene dos Santos Nascimento, Paulo Roberto Alves de Sousa, Raimundo Correia de Araújo Neto, Cilene Torres da Silva e José de Jesus Costa Miranda, nos anos de 2015, 2016 e 2017.
Os cinco servidores públicos citados devem ser notificados pelo Ministério Público, para prestar informações e documentos a respeito das acusações.
Resultado de imagem para escola euclides de miranda parnaiba
  

Jovem do Projeto Vivo de Barra Grande-PI consegue 3º lugar no Mundial de Kite na Itália


Edição ParnaíbapontoCom
Cidadeverde.com
Bia Silva de apenas 14 anos conquistou, neste domingo, 29, o terceiro lugar no Campeonato Mundial de TT:Race, em Gizzeria Lido, na Itália.
A atleta ficou entre as melhores após uma série de 15 regatas, que começaram a ser disputadas na última quarta-feira, 25.
Maria Beatriz dos Santos Silva foi revelada pelo Projeto Vivo, organização que assiste crianças e jovens de Barra Grande, litoral do Piauí, com atividades educativas e esportivas.
A polonesa Oliwia Hlobuczek ficou com o título. A russa Anna Fedorova foi a vice-campeã.
Entre os garotos, Manoel Soares Neto, o Manoel "Piçarrinha", terminou o torneio na 16ª posição. Guigui Costa foi o 18º e Luís Fernando Silva Araújo o 20º colocado. Todos também são frutos do Projeto Vivo.
Nova modalidade
O TT:R (TwinTip Race) consiste na disputa de regatas que exigem técnica e velocidade dos kitesurfistas, que contornam boias como no iatismo, mas também precisam saltar obstáculos na água. Diferente do Kitesurf freestyle, no qual notas são atribuídas para as manobras, o vencedor no TT:R é quem chega primeiro. E o campeão será o que tiver melhor resultado ao final de todas as regatas.
A modalidade foi aceita pelo Comitê Olímpico Internacional e inserida nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, que acontecerão em Buenos Aires, na Argentina. Prata no Mundial Jovem de Kiteboarding em 2017, o piauiense Manoel Piçarrinha já garantiu vaga para representar o Brasil na competição.
Bia foi revelada pelo Projeto Vivo, organização que assiste crianças e jovens de Barra Grande, litoral do Piauí, com atividades educativas e esportivas
A polonesa Oliwia Hlobuczek (C) ficou com o título. A russa Anna Fedorova (E) foi a vice-campeã

Populares capturam acusado de roubar bicicleta em Parnaíba

Edição ParnaibapontoCom 
Portal do Catita 
Marcos Jones Nazário da Silva,  26, foi preso na madrugada de domingo, 29,  acusado do roubo de uma bicicleta.
O acusado, abordou um senhor que seguia pedalando em uma bicicleta na madrugada deste domingo, 29, na Rua Coronel Pacífico, Bairro São José, ameaçando a vítima. "Passa a bicicleta se não ti furo" e completou: "Agora corre" simulando puxar uma arma da cintura. 
Populares que passavam no local perceberam a ação do ladrão e conseguiram captura-lo, após perseguição  próximo a um posto de lavagem de veículo por trás da Santa Casa de Misericórdia. A patrulha do sargento De Jesus foi acionada e o prendeu, o levando até a central de flagrantes todo lesionado pelo corretivo aplicado pelos populares. 
O acusado foi autuado por roubo. Com Jones foi apreendido um cachimbo para consumo de crack.


Carro pega fogo em colisão com mais dois veículos na rotatória de acesso a praia do Coqueiro

Edição ParnaibapontoCom 
Jornal da Parnaíba 
Na manhã desta segunda-feira, 30, três veículos se envolveram em um grave acidente na PI 116, via de acesso a várias praias de Luís Correia no litoral piauiense.  O acidente ocorreu no balão da entrada da praia do Coqueiro envolvendo uma Hilux, um Fiat Toro e um Jeep Renegade. 
Com o impacto da colisão o condutor do Renegade perdeu a direção e foi de encontro ao muro de uma residência próxima,  onde pegou fogo.
Ainda não se tem informações sobre os ocupantes dos veículos e possíveis  vítimas. 
Em breve mais informações.




Crianças são flagradas em casa com drogas e pais presos acusados de tráfico, porte ilegal e corrupção de menores

Na tarde deste domingo, 29, a PM realizou buscas em uma residência  na Rua São Tomé, Bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba.
Há dois meses a residência era monitorada pelos policiais, que ao adentrarem na casa encontraram um menor de 12 anos que fugiu pulando o muro com uma mochila e conseguiu descartar a mesma com grande quantidade de maconha e crack pronta para venda. Ainda dentro da casa os policiais encontraram uma menina de 11 anos com dois irmãos de 02 e 04 anos respectivamente.
A criança informou que ela e o irmão que fugiu ficaram  responsáveis pela venda das drogas e que sua mãe e o padrasto estavam na praia.
Na busca foram apreendidas 499 pedrinhas de crack, 219 porções de maconha, uma porção envolvida em saco plástico, uma Honda/Bros prata de placa OUC 5942 Parnaíba (PI), três balanças de precisão, papel alumínio, dinheiro trocado, um revólver de calibre 38 com numeração raspada e 5 munições intactas.
As crianças foram levadas para a Central de Flagrantes. A mãe, Maria dos Remédios da Conceição, 33, e o padrasto Paulo Ricardo Lima, 26 após saberem da detenção das crianças se deslocaram até a delegacia, onde foram presos por tráfico de drogas, corrupção de menores, abandono de incapaz e porte ilegal de arma de uso restrito.






Colisão com animal no São Vicente de Paula deixa mototaxista ferido em Parnaíba

Edição ParnaibapontoCom 
Plantão Parnaíba 24 horas 
Um mototaxista de identidade não revelada, seguia em uma honda Biz de cor vermelha, pela Avenida Rosápolis no Bairro São Vicente de Paula na noite deste domingo, 29, quando atropelou um cachorro que atravessou a via, o motociclista  perdeu o equilíbrio e foi ao chão, sofrendo escoriações pelo corpo.
O homem recebeu os primeiros atendimento ainda no local e em seguida foi encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) pelos socorristas do SAMU.


PM prende acusado de tráfico de drogas no Bairro Santa Luzia em Parnaíba

Edição ParnaibapontoCom 
Portal do Catita 
Francisco Mateus Ferreira Sousa, 20, natural de Fortaleza-CE, residente à rua da Baixinha, bairro Bebedouro em Parnaíba, foi preso na tarde de sabado, 28 no Bairro Santa Luzia, acusado de tráfico de drogas. A prisão foi efetuada por uma equipe de moto patrulhamento composta pelo cabo Sales e os soldados Funaro e Leornard.
Os militares apreenderam com Mateus, 33 trouxas de maconha pesando 21,5g (vinte e um gramas e cinco decigramas), além de 13 invólucros plásticos da substância análoga a cocaína, na qual pesou 3,5g (três gramas e cinco decigramas), além de R$ 74 reais em dinheiro trocado. 
O suspeito quando avistou os militares ainda tentou dispensar um copo contendo a droga. 
Um adolescente com a idade de 17 anos também foi encaminhado à central de flagrantes.


domingo, 29 de julho de 2018

Atropelamento com vítima fatal na estrada de Ilha Grande do Piauí

Edição ParnaibapontoCom 
Portal do Catita 
Antonio de Sousa Barros, 53, que residia no povoado Barro Vermelho, município de Ilha Grande do Piaui, morreu na noite deste  sábado, 28, vítima de atropelamento na estrada de acesso à cidade de Morros da Mariana, na altura do povoado Barro Vermelho. 
A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. O corpo levado ao IML de Parnaíba. 
Após o atropelamento, o veículo não identificado seguiu viagem, sem possibilidade de identificação.
Uma guarnição do GPM de Ilha Grande do Piauí composta pelos sargentos De Carvalho e Hélio, atendeu à ocorrência.


quinta-feira, 26 de julho de 2018

Em lance único CEPISA é vendida para Grupo que controla CEMAR e CELPA


Da Redação 
A Equatorial Energia comprou nesta quinta-feira, 26, a Companhia de Energia do Piauí (Cepisa), no 1º leilão de privatização de distribuidoras controladas pela Eletrobras, realizado na sede da B3 (antiga BM&F Bovespa), em São Paulo. A empresa foi a única a dar lance no leilão.
A Equatorial Energia é uma holding que controla a Cemar, no Maranhão, e a Celpa, no Pará, e tem importante participação no capital da Termoelétrica Geranorte. De capital pulverizado, a companhia tem entre seus acionistas a Blackrock, Opportunity e Squadra Investimentos, além de 69,7% de participação de administradoras e minoritários.
O leilão da Cepisa foi tratado pelo governo como primordial para dar uma sinalização positiva para o mercado e acionistas da Eletrobras.
Sobre o fato de uma única empresa se interessar pela Cepisa, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, disse que "o objetivo do governo era começar" (o processo de venda das distribuidoras). Ele acrescentou ainda que a Equatorial é um grande grupo e bem preparado para atender o Piauí "com energia barata e de boa qualidade", uma vez que já está presente no Nordeste.
Em fevereiro, a assembleia da Eletrobras aprovou a venda das distribuidoras. Decidiu, ainda, assumir R$ 11,2 bilhões em dívidas das empresas. Se as distribuidoras não forem vendidas, a Eletrobras fará a liquidação das empresas, ou seja, encerrará a operação, medida que poderia custar pelo menos R$ 16,6 bilhões à estatal.
A proposta
Ao oferecer um lance com índice de deságio de 119, a Equatorial abriu mão de toda a flexibilização tarifária e ainda pagará uma outorga ao governo para assumir o controle da Cepisa.
Pelas regras do leilão, seria declarada vencedora a empresa que ofertasse o maior desconto da tarifa de energia (deságio). Por decisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o deságio mínimo foi fixado em 61,31% do reajuste extraordinário de 8,52% concedido pela Aneel à Cepisa, o que garantia uma redução de, pelo menos, 5,22% na tarifa de energia para os consumidores do estado.
Diante das dívidas de R$ 2,4 bilhões da empresa, foi fixado para a licitação um valor simbólico de R$ 50 mil. Como o oferta da Equatorial superou o deságio de 100%, será calculado ainda o avlor de uma outorga a ser paga à União.
Redução da tarifa para consumidores
Ao oferecer um lance com índice de deságio de 119 pontos, a Equatorial abriu mão de toda a flexibilização tarifária e ainda pagará uma outorga ao governo para assumir o controle da Cepisa. A nova dona da distribuidora também se compromete a fazer um aporte de R$ 720 milhões na empresa.
Com a privatização, a redução de tarifas para o consumidor será da ordem de 8,5%, segundo a Aneel. O diretor-geral da agência, Romeu Rufino, explicou que a tarifa da Cepisa foi flexibilizada há cerca de 2 anos em 8,52% para corrigir problemas de custos na concessão. Ao arrematá-la, a Equatorial abriu mão desse "reajuste", o que tornará a energia mais barata para os consumidores.
A correção da tarifa deverá ser feita em até 45 dias após a assinatura do contrato. A assinatura acontece em até 90 dias.
Pelas regras do leilão, seria declarada vencedora a empresa que ofertasse o maior desconto da tarifa de energia (deságio). Por decisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o deságio mínimo foi fixado em 61,31% do reajuste extraordinário de 8,52% concedido à Cepisa há cerca de 2 ano pela Aneel, o que garantia uma redução de, pelo menos, 5,22% na tarifa de energia para os consumidores do estado.
Segundo o ministro da Secretaria-geral da Presidência da República, Ronaldo Fonseca, a proposta da Equatorial garantirá ainda ao governo uma arrecadação de mais de R$ 95 milhões.
Diante das dívidas de R$ 2,4 bilhões da empresa, foi fixado para a licitação um valor simbólico de R$ 50 mil. Como o oferta da Equatorial superou o deságio de 100%, será calculado também um valor de uma outorga a ser paga à União.
O ministro avaliou o leilão como um sucesso e que o fato de haver apenas uma proponente não importa. "O que importa é o que fica para o consumidor", afirmou Ronaldo Fonseca. O governo também manteve a previsão do próximo leilão de distribuidoras para 30 de agosto.
Possível demissão de funcionários
O presidente da Eletrobras minimizou as preocupações quanto à possibilidade de demissão dos atuais funcionários da Cepisa pela Equatorial.
"Regime privado é de meritocracia. Não deve ter medo de perder o emprego quem trabalha e tem uma remuneração adequada", disse a jornalistas.
"Pode ser que alguma pessoa saia, pode. Mas sairá com programa de demissão voluntária. Na liquidação tem que mandar todos embora. Quem sabe mais da Cepisa é a própria Cepisa, esses caras (da Equatorial) não são doidos (de substituir todo o time da empresa)", completou.
Ele também reforçou a importância da redução de tarifas para os consumidores. "Estão preocupados com os funcionários da companhia. Sao 3 milhões de pessoas no estado (que vão se beneficiar da redução). Tem que priorizar". A Cepisa emprega 3,1 mil trabalhadores.
Nas contas do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr., o processo de capitalização da Cepisa vai "quase dobrar" os investimentos na companhia.
Presidente da Equatorial Energia, Augusto Miranda, e diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino (Crédito: Luísa Melo/G1)
Representantes da Equatorial, durante cerimônia de batida de martelo (Crédito: Luísa Melo/G1)

Casal é preso acusado por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Parnaíba


Edição ParnaíbapontoCom
Costa Norte
Maria Elinalva da Silva Araújo, 36, e Natanael Sousa Freitas, 29, foram presos acusados de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo na noite desta quarta-feira, 25, no Residencial Dunas, Bairro João XXIII, em Parnaíba.
Uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento Farlon Machado, tendo como patrulheiros os cabos Ribamar e Sobrinho, recebeu a denúncia de que o casal estaria vendendo drogas em casa na quadra Q, Bloco 02, apartamento 101.
Os policiais entraram na residência, com autorização da mulher, e flagraram Natanael Araújo no quarto tentando esconder uma sacola, onde havia em torno de 30 gramas de maconha, 20 porções menores da mesma substância e duas porções de cocaína, além de R$ 47, apetrechos utilizados no manuseio de tráfico de drogas, um cartão do Bolsa Família, uma garrucha.
O casal foi levado para a Central de Flagrantes.

CASO SELENE VERAS – Defesa alega insanidade mental do acusado e audiência é suspensa


Edição ParnaíbapontoCom
G1 PI
A primeira audiência de instrução da morte da professora Selene Veras Roque, assassinada com 26 facadas pelo ex-companheiro, foi suspensa após a defesa alegar insanidade mental do acusado. O processo para definir se o réu será julgado pelo Tribunal do Júri foi iniciada na tarde desta quarta-feira, 25, no Fórum de Luís Correia, no Litoral do Piauí, sob protesto de familiares da vítima.
O feminicídio aconteceu no dia 3 de junho, no povoado Brejinho, zona rural de Luís Correia. O autor do crime era Raimundo Neto Pereira, marido da vítima, que fugiu após o crime e dois dias depois ao se apresentar na delegacia.
Segundo o advogado da família da professora, Carlos Eduardo Marques Coutinho, durante a audiência foi feita parte da instrução. Contudo, o advogado de defesa solicitou um exame de sanidade mental alegando que o acusado sofria de problemas mentais.
Na alegação do Ministério Público, o promotor de justiça Galeno Aristóteles afirmou que não restam dúvidas da materialidade e autoria do crime mediante o que foi dito pelas testemunhas e dos resultados das perícias realizadas no curso do inquérito policial. Ele confirmou ter sido um crime hediondo e pediu que o réu fosse julgado pelo Tribunal do Júri.
Como a defesa de Raimundo Neto, proferida pelo advogado Vicente Ribeiro, pediu a realização do exame de insanidade mental, o juiz Willmann Izac Ramos Santos suspendeu o processo de instrução até que seja divulgado em um prazo de 45 dias o resultado.
Por conta disso, o acusado será transferido para o Hospital Areolino de Abreu, em Teresina, até que o perito oficial da justiça informe o diagnóstico.
Ainda de acordo com o advogado da família de Selene Roque, só após esse trâmite legal que o juiz irá decidir se o réu será ou não julgado pelo Tribunal do Júri.
"Não resta nenhuma dúvida da materialidade do crime até pelos exames que comprovam isso nos autos. Enquanto a autoria, ele diz que não se lembra do ato em si, mas tem a consciência do que praticou. Inclusive a família entregou o celular da vítima, que tinha duas fotos de lesões corporais no braço da Selene enviando para o companheiro, em que ela acusa o parceiro da agressão. Além disso, tinha conversas quando ela fugiu de casa com a filha, dele pedindo para a mulher voltar e ela perguntando se ele iria tentar matá-la", contou o advogado.
Audiência de pronúncia
A sentença de pronúncia é uma decisão que não põe fim ao processo, ela apenas decide que existem indícios de um crime doloso contra a vida e que o acusado pode ser o culpado. Por se tratar de um crime doloso contra a vida, o processo será julgado por um Tribunal do Júri e não por um juiz sozinho.


Motos roubadas são recuperadas pela PM em Parnaíba


Edição ParnaíbapontoCom
Costa Norte
Uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento Farlon Machado, recuperou a moto Honda/CG 125 Fan, modelo 2010, de cor vermelha, placa NIG 5662 Parnaíba, na manhã desta quarta-feira, 25, próximo a Avenida 19 de Outubro, perto de um Clube de Vaquejada, na zona rural de Parnaíba. A moto havia sido furtada de dentro de uma residência por volta das 23h00 de ontem; após denúncias e buscas, a motocicleta foi encontrada.
A guarnição foi informado ainda de que havia outra moto abandonada em um matagal, no Bairro Ilha Grande de Santa Isabel. A determinação judicial foi cumprida e os policiais passaram a procurar a moto, que foi encontrada.
Segundo o sargento Farlon, o veículo se tratava de uma moto Honda/CG 150 Start, modelo 2015, de cor vermelha, placa PIE 6151 Parnaíba (PI). Mas a moto estava pintada, de forma grosseira, de tinta preta. O proprietário da moto havia emprestado para um amigo, que foi assaltado na noite da quinta-feira, 19, no Bairro Floriópolis, por indivíduos com arma de fogo.

MTE realiza mutirão para emitir Carteiras de Trabalho em Parnaíba


Edição ParnaibapontoCom
Costa Norte
O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da gerência regional em Parnaíba, vai realizar um mutirão para emissão da Carteira de Trabalho, entre os dias 30 de julho e 03 de agosto. O objetivo é reduzir a fila de espera pelo documento, que atualmente chega a demorar até 60 dias devido a necessidade agendamento via internet.
Para obter a carteira através do mutirão, o interessado deve pegar a senha na recepção do MTE em Parnaíba, situado na Rua Monsenhor Joaquim Lopes, bairro Nossa Senhora do Carmo, aos fundos do Armazém Paraíba. Serão emitidas 200 carteiras por dia, totalizando 1.000 emissões do documento trabalhista ao final dos cinco dias.
O horário de atendimento da gerência regional é de 08h às 12h e de 14h às 18h. Para obter a primeira via da carteira é necessário apresentação de documento de identificação com foto, exceto Carteira de Habilitação; CPF; comprovante de residência com CEP; comprovante de estado civil; além de certificado de reservista para os homens.
Já para a emissão da segunda via, é preciso apresentar todos os documentos acima mencionados, bem como comprovante da carteira de trabalho anterior e boletim de ocorrência de roubo ou furto. Em caso de carteira cheia/inutilizada/danificada, a mesma também deve ser levada no ato da solicitação junto ao Ministério do Trabalho.


Acusado de porte ilegal de armas é preso pela PRF em Parnaíba-Pi


Edição ParnaíbapontoCom
NUCOM PRF 
Um homem que não teve a identidade revelada e portando ilegalmente uma arma de fogo com registro vencido foi preso pela PRF, no início da tarde desta quarta-feira, 25, no km 12 da BR 343, zona urbana de Parnaíba/Pi, pela PRF.
Após abordar a caminhonete de placa PSD-0248,conduzida pelo homem de iniciais A. de A.T, 29, a equipe da PRF encontrou no veículo uma uma pistola calibre 380, marca Taurus, com dois carregadores e 42 munições do mesmo calibre.
Realizadas as devidas consultas, verificou-se que a arma possui registro, porém vencido, em nome do condutor do veículo.
Ocorre que, além da ausência do registro válido, o condutor não possuía porte autorizado para o armamento.
Em razão do cometimento de conduta prevista no art.14 do estatuto do desarmamento ( Lei 10.826/03), porte de arma de fogo sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar, o condutor foi preso em flagrante e encaminhado à Policia judiciária de Parnaíba/Pi para adoção dos procedimentos cabíveis, juntamente com o material apreendido.

Acusado de tentativa de furto na Prefeitura de Parnaíba é preso pela PM


Edição ParnaíbapontoCom
Portal do Catita
O estivador Joison Moisés da Silva Costa, 30, residente à Avenida José de Moraes Correia, bairro Santa Luzia, foi preso na noite desta terça-feira, 24, acusado de tentativa de furto na Prefeitura de Parnaíba.
Joison adentrou no prédio da Rua Itaúna e pegou 02 monitores, um teclado, uma extensão elétrica e mouse. Ao tentar sair da prefeitura com os objetos subtraídos de uma sala, foi flagrado pelos vigias.
A polícia foi acionada e encaminhou o caso à central de flagrantes, onde o acusado foi autuado por tentativa de furto.

Mulher é flagrada ao tentar entrar com maconha e celular no presidio de Parnaíba


Edição ParnaíbapontoCom
Portal do Catita
Maria do Socorro Rodrigues Santos, 34, residente à Rua Guaporé, bairro Piauí, foi presa na manhã desta desta quarta-feira, 25, ao tentar levar maconha e celular para dentro da Penitenciária Mista de Parnaíba.
Os agentes faziam a vistoria na máquina de Raio X nos alimentos levados pelos visitantes ao presos, quando detectou um aparelho celular na embalagem levada por Maria do Socorro Rodrigues Santos.
Dentro da embalagem que continha café, os agentes encontraram dois pacotes, um com o aparelho celular e outro um tablete de maconha prensada.
O caso foi levado à central de flagrantes.
Maria do Socorro disse ao delegado que levaria a encomenda para seu irmão Paulo Cesar Rodrigues Santos, que este entregaria a outro preso da ala 09, mas não sabia dizer o nome. Disse ainda que receberia a quantia de R$ 100 reais ao passar a encomenda para dentro do presídio.
Maria do Socorro foi autuada por tráfico de drogas e favorecimento real.


quarta-feira, 25 de julho de 2018

Moradores da Ilha organizam manifestação pela retomada das obras da ponte Simplício Dias


Edição ParnaíbapontoCom
Jornal da Parnaíba
Os moradores da Ilha Grande de Santa Isabel, sentindo-se prejudicados estão mobilizando todas as comunidades que dependem daquela única forma de acesso, para participarem de uma manifestação pacífica pelo retorno da reforma da ponte. O ato está previsto para o próximo domingo, 29.
Conforme engenheiro Davi de Moraes Brito, da empresa RM Estrutura e Pavimentação Ltda, a interdição seria por 180 dias, período em que o trânsito ficaria ocorrendo parcialmente, ou seja, apenas por uma faixa, entretanto já faz um ano que foi interditada e agora ficou pior, pois com a paralisação das obras sem data para reinício e consequentemente sem uma previsão do término.
A Ponte Simplício Dias possui cerca de 300 metros e liga a cidade de Parnaíba ao município de Ilha Grande, consequentemente, a pontos turísticos importantes como; a praia de Pedra do Sal, Porto dos Tatus e Delta do Parnaíba. As obras de reforma estão orçadas em mais de R$ 4 milhões e 800 mil reais, aproximadamente.
Resultado de imagem para interdição ponte simplicio dias

PM prende suspeita de tráfico com drogas e celulares em Ilha Grande


Informações ParnaíbapontoCom
Portal do Catita
Layana Pryscila Marques da Silva, 22, natural de Teresina, foi presa em flagrantes na manhã desta quarta-feira, 25, na localidade Fazendinha, Ilha Grande com 4 papelotes de uma substância análoga a cocaína, além de uma trouxa de maconha e 3 celulares.
Os policiais receberam informação anônima por volta das 06h00 da manhã, que uma motocicleta Yamaha, modelo Lander, cor azul e placa não anotada, estaria sendo usada em assaltos na cidade de Parnaíba.
Ao verificar o endereço na Rua Bibiana, local mencionado na denúncia, a polícia acabou encontrando a droga e os celulares. A motocicleta não foi localizada.
Conduzida a Central de Flagrantes de Parnaíba, acusada disse que a droga pertencia ao seu companheiro.

terça-feira, 24 de julho de 2018

Envolvidos com tráfico e receptação são presos em Operação da Polícia Civil em Luís Correia

Edição ParnaibapontoCom 
Portal do Catita 
A Polícia Civil, através da Delegacia de Luís Correia e delegacia de Combate ao Homicídio, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba – DHTL, com o apoio de policiais da Delegacia Regional, Delegacia do Patrimônio de Parnaíba, Delegacia da Mulher de Parnaíba, Buriti dos Lopes e Núcleo de Inteligência da Planície Litorânea, realizou na tarde desta terça-feira, 24, o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão na cidade de Luís Correia.
A operação foi resultado de investigações da Polícia Civil que identificaram pontos de vendas de droga, depósitos de produtos de furto/roubo, bem como pessoas envolvidas com os referidos crimes na cidade de Luís Correia.
Durante a operação foram presos Lucas Henis Carvalho Silva, 28 anos; Rafael Araújo de Jesus, 35 anos; João Batista do Nascimento, 24 anos; Karoline de Assunção Silva, 25 anos; Samia Priscila Araújo, 26 anos e o menor de iniciais A.F.B.J, 17 anos.
Todos autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação e corrupção de menores. Também foram apreendidos 55 micropontos de substância análoga à LSD, meio tijolo de substância análoga à maconha, pequena quantidade de substância análoga ao crack, mais de 700 reais em dinheiro, além de televisores e diversos outros produtos de furto/roubo.
A Polícia Civil do litoral informa que o combate aos crimes desta natureza irá continuar no sentido de se identificar pontos de venda e depósito de drogas, além de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, homicídios, roubos a residências e assaltos, combatendo com rigor todos os que se aventurarem nestes crimes tão nefastos para a sociedade.





Guarda Municipal que agrediu skatista é demitido pela Prefeitura


Edição ParnaíbapontoCom
Oitomeia
O guarda municipal envolvido em uma abordagem abusiva contra skatistas no Parque da Cidadania foi demitido pela Prefeitura de Teresina este mês de julho. O crime aconteceu em 20 de fevereiro de 2017, quando o servidor de iniciais E.C.V. da C. estava fiscalizando um dos principais centros de lazer da capital.
Na época, um vídeo, que circulou nas redes sociais e foi enviado ao OitoMeia, revelou a abordagem irregular do guarda contra um grupo de jovens, sendo denunciado pela Associação Teresinense dos Skatistas. O servidor da GCM portava uma arma de fogo e agrediu o skatista com socos e pontapés. Na tentativa de defender o suspeito, populares se aproximaram e tentaram inibir a ação. “Tá gravando, tá gravando, ó! ‘Pra’ quê vocês bateram no cara? O que foi que ele fez de errado?”, questionaram nas imagens.
O caso chegou às autoridades e o homem foi afastado da função. Segundo Ari Ferreira, corregedor da Guarda Municipal, um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do guarda foi instaurado e ele teve chance de defesa.
“A Prefeitura de Teresina não pode admitir este tipo de conduta, de truculência. A atitude de um guarda deve ser impositiva, mas não truculenta. Deve ser enérgica, ativa, jamais abusiva. O papel da Guarda é no reforço da segurança, mas de uma forma humanizada”, frisou o gestor.
A atitude do funcionário seria contrária ao objetivo do órgão, que é fiscalizar e manter a segurança dos espaços públicos em Teresina.

Vídeo foi divulgado nas redes sociais e serviu como denúncia sobre abordagem abusiva de guardas municipais