Páginas

terça-feira, 31 de março de 2020

Hospital emite nota sobre suposto áudio de empresário pedindo cloroquina

O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela divulgou uma nota na tarde desta terça-feira, 31, se posicionando sobre um suposto áudio do empresário Oderman Bittencourt pedindo para ser medicado com Cloroquina, antes de morrer por coronavírus.

Na nota, o hospital informou que todas as medidas clínicas cabíveis aos pacientes sintomáticos respiratórios com investigação de SRAG foram tomadas e que no dia 25 de março, após uma reavaliação médica, ele foi admitido na UTI do hospital com todos os cuidados intensivos necessários e iniciou o uso do esquema com a cloroquina.

Veja nota abaixo 
"O paciente Oderman Bittencourt foi atendido pela primeira vez na unidade de saúde no sábado (20/03), mas o mesmo não tinha indicação clínica e nem tinha interesse em permanecer no ambiente hospitalar. [...] Na tarde de terça-feira (24/03) foi atendido novamente no hospital, com queixa de falta de ar (dispnéia), porém sem sinais de gravidade ou instabilidade clínica (pressão, pulsos e oximetria normais) sendo então internado com todas as medidas clínicas cabíveis aos pacientes sintomáticos respiratórios com investigação de SRAG. [...] No dia (25/03) o paciente foi reavaliado pela médica assistente que detectou piora do padrão respiratório e solicitou avaliação do médico intensivista que prontamente admitiu o paciente na UTI do Hospital com todos os cuidados intensivos necessários, incluindo o uso do esquema com cloroquina." diz a nota. Da Redação 

Por Covid-19, Mandetta e CNJ autorizam sepultamentos sem atestado de óbito

Diante do alastramento dos contágios pelo novo coronavírus, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinaram nesta terça-feira, 31, portaria que autoriza o sepultamento e cremação de pessoas sem a necessidade de um atestado de óbito. A medida ocorre após o próprio Mandetta ter afirmado a governadores de Estado que o momento é de preparar funerárias para o provável aumento no número de vítimas fatais da Covid-19.

A portaria, à qual VEJA teve acesso, deve ser publicada até esta quarta-feira, 1º,  e especifica, por exemplo, que estabelecimentos de saúde poderão enviar pessoas para sepultamento ou cremação sem certidões de óbito se não houver familiares ou conhecidos que atestem a causa da morte. Entre as justificativas da medida estão a “necessidade de uniformização nacional do protocolo de anotação da causa mortis relacionada às doenças respiratórias no preenchimento das Declarações de óbitos por todos os serviços de saúde do País” e a constatação de que deve se “providenciar o sepultamento em razão dos cuidados de biossegurança, a manutenção da saúde pública e respeito ao legítimo direito dos familiares do obituado providenciarem a inumação [enterro]”.
Diante do aumento exponencial de casos confirmados do novo coronavírus, que já vitimou 159 pessoas no Brasil, a ordem das autoridades é a de que o prontuário de atendimento em casos de internação hospitalar no período da pandemia contemple o maior número possível de informações que identifiquem o paciente. Quando isso não for possível e a vítima não sobreviver, a orientação é para que os serviços de saúde adotem detalhes que permitam que, no futuro, se faça a identificação da vítima, como estatura ou medida do corpo, cor da pele, sinais aparentes, idade presumida, vestuário. Se possível, os serviços de saúde também podem fotografar a face da vítima e colher a impressão digital do polegar e anexar esses dados na certidão de óbito.
Ao contrário de países como a Coréia do Sul, que testou a maior parte da sua população e conseguiu achatar a curva de alastramento da Covid-19, o Brasil tem adotado postura diversa e, embora tenha comprado e recebido como doação milhões de testes para a detecção do novo coronavírus, não pretende testar os casos suspeitos ou assintomáticos em larga escala. Por isso, a portaria do CNJ e do Ministério da Saúde prevê que, quando for possível fazer o registro civil das mortes e não se souber ao certo a causa do óbito, as mortes por doença respiratória suspeita para Covid-19, não confirmadas por exames ao tempo do óbito, deverão ser registradas como “provável para Covid-19” ou “suspeito para Covid-19”.
Depois que a portaria assinada por Toffoli e Mandetta for publicada, as Corregedorias-Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal terão 48 horas para criar um canal de comunicação exclusivo para o recebimento eletrônico das declarações de óbito. A ideia é que, em no máximo dois dias após as mortes, as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde possam ser comunicadas para registrar oficialmente os óbitos. Da Redação com informações da Veja

Ônibus clandestino vindo de São Paulo é abordado pela polícia em Campo Maior-PÍ

Um ônibus clandestino que transportava 44 passageiros de São Paulo com destino a Campo Maior, Piripiri e Piracuruca, foi abordado pela Polícia Militar na manhã desta terça-feira, 31, em Campo Maior.  Segundo o comandante do 15° Batalhão,  major Etevaldo Alves,  a polícia tomou conhecimento da chegada do ônibus na cidade e realizou a abordagem, alertando ainda aos órgãos competentes.

“Quando a Polícia Militar tomou conhecimento, fez alerta a Vigilância Sanitária e Epidemiológica. Paramos o veículo na BR-343 na altura da AMBEV, mas alguns passageiros de Campo Maior já haviam desembarcados na entrada da cidade. Foi feito um termo de compromisso dos passageiros para o isolamento e as policias das outras duas cidades de destinos dos passageiros” disse o major Etevaldo.
O comandante da PM alerta que é muito importante que as pessoas tomem os devidos cuidado devido ao tempo de incubação do vírus e não sentir os sintomas agora não significa que a pessoa não esteja infectada. “Essas pessoas vieram de São Paulo, o estado com maior incidência de contaminação. Elas irão ter contato com familiares e amigos e é muito perigoso” alertou o policial. Da Redação com informações do Campo Maior em Foco

No Piauí, 66% dos infectados por coronavírus têm menos de 60 anos

O Governo do Estado divulgou na manhã desta terça-feira, 31, um boletim epidemiológico detalhado sobre a atuação do novo coronavírus, Sars-Cov-2, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde. O documento traz dados como a idade, sexo, gênero e municípios dos infectados com vírus, total de óbitos, e o de casos suspeitos e descartados.

O boletim revela, por exemplo, que do total de 18 casos confirmados com o Sars-Cov-2, 12 (66%) têm menos de 60 anos de idade. Essa informação é importante porque mostra que a maioria absoluta dos infectados até o momento são os que estão fora do chamado grupo de risco. Muitas pessoas têm pensado, erroneamente, que somente os idosos é que podem apresentar os sintomas, o que não é verdade. Inclusive, cinco casos têm menos de 40 anos e idade.
Dos 224 municípios, até agora três apresentaram casos: Teresina, Parnaíba e São José do Divino, com a capital concentrando 16 casos, ou 89% do total. Foram até agora quatro óbitos no Estado: dois em Teresina e um em cada município citado.
O boletim informa ainda que as quatro mortes foram de pessoas acima de 40 anos, e que 66% dos infectados são do sexo masculino. O documento revela ainda o crescimento do número de casos desde a primeira vez que o primeiro infectado foi confirmado pela Secretaria de Saúde. No dia 19, foram 3 casos confirmados e até ontem, 11 dias depois, havia seis vezes mais contaminados: 18 pessoas.
Os dados mais recentes apontam que até agora o maior número de casos investigados pela Secretaria de Saúde são os de pessoas cujos sintomas foram descartados de ser do vírus: 360 pacientes. Em seguida, vem o número de suspeitos (231 pessoas), de confirmados (18), óbitos (4) e um caso de pessoa já curada. Da Redação

Moro autoriza uso da Força Nacional no combate ao coronavírus

Em edição extra do Diário Oficial da União publicada na noite de segunda-feira, 30, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro,  (foto abaixo) autorizou o uso da Força Nacional em ações de combate ao coronavírus. A decisão tem validade até 28 de maio e pode ser prorrogada.

A portaria destaca que a Força Nacional poderá trabalhar em "ações de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio por meio de apoio às ações do Ministério da Saúde na prevenção e combate da pandemia do novo coronavírus".
Ainda segundo o texto, algumas das atividades em que a Força Nacional poderá auxiliar serão: atendimento a pessoas suspeitas de estarem infectadas, reforço da segurança em unidades hospitalares, armazenamento e distribuição de mantimentos e medicações, patrulhamento contra saques ao comércio, realização de campanha de prevenção, e aplicação de testes rápidos. Da Redação com informações do Correio Brasiliense 

Duplas assaltam e levam celulares na Ilha de Santa Isabel e Broderville em Parnaíba-PI

Homens armados com revólver em    uma moto  Honda Fan, vermelha de placa não anotada, realizaram um assalto na noite desta segunda-feira, 30, na estrada de acesso à praia de Pedra do Sal, próximo a padaria Santa Helena na Ilha de Santa Isabel, em Parnaíba, litoral do Piauí.
Imagem ilustrativa, Web

O garupa usando um revólver rendeu as vítimas que se encontravam na frente de uma residência e levou dois celulares.
Dois indivíduos em uma moto Honda Bros, preta, tomou de assalto um celular, na noite desta segunda-feira, 30, na Rua G do conjunto Broderville.
A vítima estava na porta de casa quando foi surpreendida pela dupla que levou o aparelho. Da Redação com informações do Portal do Catita

Movimento de empresários pede retorno de atividades comerciais e de escolas no Piauí

Um movimento formado por representantes dos segmentos empresarial, industrial e agrícola do Piauí divulgou um manifesto e uma carta aberta à sociedade em que pedem pela flexibilização do isolamento social, instituído pelo governo do Piauí como medida para combater a pandemia do novo coronavírus. 
Usando máscaras, empresários e industriais fazem reunião e pedem retorno de atividades econômicas no Piauí — Foto: Divulgação/ MOVE

O Movimento Empreender Piauí (MOVE) defende que apenas as pessoas que fazem parte dos grupos de risco da doença sejam isolados, e que as atividades comerciais retornem de forma gradativa.
No manifesto, os representantes sugerem que os setores da economia retornem às atividades por ordem de grau de relevância, e que sejam estabelecidos horários de funcionamentos que evitem a aglomeração de pessoas. O grupo defende ainda que as empresas implementem medidas relacionadas à saúde no trabalho, e que o poder público divulgue à sociedade a importância da retomada gradual das atividades.
"O estímulo à adoção, por exemplo, de que os comércios passem adotar o mesmo horário de funcionamento dos shopping centers contribuiria para evitar a aglomerações de pessoas nas ruas, nas paradas de ônibus, quando do horário regularmente utilizado à resolução normal da vida em sociedade para deslocamentos", sugere o MOVE no seu manifesto.
O movimento defende ainda o retorno do funcionamento de escolas, "podendo ser adotada jornada reduzida".
O documento é assinado pelo ex-governador Zé Filho, atualmente presidente da Federação das Industrias do Piauí (Fiepi), Valdeci Cavalcante, presidente da Federação do Comercio do Piauí (Fecomercio), Antônio da Almendra Freitas Neto, Presidente do SEBRAE/Piauí, Eduardo Rufino , Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL-PI), Auzir Neto, Presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja), o Deputado Federal Júlio César de Carvalho Lima, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí (Faepi), entre outros. Da Redação com informações do G1 Piauí 

Covid-19, deixa praias do litoral do Piauí desertas

As praias do Piauí estão praticamente desertas com o isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19. A Capitania do Portos do Piauí está fiscalizando o tráfego nas praias do estado e informa que o comércio no local está fechado.

“A Capitania vem observando, de uma maneira geral, que a população vem atendendo ao chamado. Pouquíssimas pessoas estão indo às praias e as barracas de praia estão todas fechadas”, relatou o comandante da Dante Duarte.
Trabalhadores que usam embarcações são orientados sobre o que está permitido nesse período de isolamento. De acordo com Dante, apenas uma abordagem a embarcação foi feita neste final de semana em um barco com cinco tripulantes.

“Dentro da nossa esfera de competência a gente vem atuando nos nossos balneários na região dos Tatus, na região de Luiz Correia, na região das praias. Estamos conscientizando as pessoas para que não haja turismo náutico nem esportes náuticos. Nada que venha a trazer aglomerações”, disse.
A Marinha também destaca que a proibição, por parte de órgãos como o ICMBio, da visitação turística em áreas de reservas ambientais do litoral do Piauí. Da Redação com informações do Cidadeverde.com/Fotos Capitania dos portos 

Pagamento dos servidores do estado está garantido, diz Rafael Fonteles

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, (foto abaixo) disse nesta segunda-feira que o pagamento do funcionalismo público estadual está assegurado, apesar da estimativa de queda nas receitas em decorrência da crise do novo coronavírus. 

“O pagamento dos salários do servidor público continua sendo prioridade. Poderão ocorrer cortes em alguns setores diante da crise, mas os servidores vão receber seus salários normalmente”, afirmou.
Rafael Fonteles, que é presidente do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal), também descartou qualquer possibilidade de redução nos salários do funcionalismo público do Piauí. “Não há essa possibilidade (de redução dos salários). Houve uma discussão no Congresso Nacional neste sentido, mas não estamos pensando aqui no Piauí. No momento em que precisamos manter a renda das famílias, seria até um contrasenso reduzirmos justamente o salário dos servidores”, observou.
Rafael disse que há uma estimativa de queda de 30% a 50% nas receitas estaduais por conta da crise do novo coronavirus. Ele observou, porém, que o governo federal já se comprometeu a manter o FPE (Fundo de Participação dos Estados) nos mesmos níveis de 2019, o que recompõe parte das perdas. “O governo federal já prometeu essa recomposição, só precisa ser mais ágil na liberação desses recursos, porque os estados não receberam nada ainda”, afirmou.
Segundo ele, todos os secretários de Fazenda do país, por meio do Comsefaz, estão cobrando do governo federal a transferência de recursos para os estados recomporem as perdas também de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de outras reivindicações para ações emergenciais e programas de enfrentamento da Covid-19. Da Redação com informações do Meio Norte 

Empresário de Parnaíba é a quarta morte por coronavírus no Piauí

Com histórico de viagens ao Ceará, Estado com terceiro maior número de infectados do país, morreu nesta segunda-feira, 30, a quarta vítima no Piauí do COVID-19. 

A vítima é o empresário Oderman Bittencourt, de 45 anos, diretor da Delta Laticínios. O homem de 45 anos é natural de Parnaíba e estava internado na UTI do Hospital Natan Portela, em Teresina.
De acordo com a Secretária de Estado da Saúde, a vítima do coronavírus também era hipertensa e obesa, o que o colocava como em risco para letalidade da doença. Na última quinta-feira um homem de 83 anos e uma mulher de 70 morreram acometidos pelo COVID-19. A primeira vítima foi o Prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT).
Na foto o prefeito Antônio Felícia e Oderman Bittencourt, que eram amigos e morreram da Covid-19

No boletim divulgado pela SESAPI no início da noite de hoje o Piauí apresenta 603 casos notificados de coronavírus. Destes, 360 foram descartados, 213 continuam sob investigação, 18 deram positivo para COVID-19 e quatro pessoas morreram. Da Redação 

Prefeitura de Parnaíba vai recorrer da decisão de juíza para reabrir comércio

A Procuradoria Geral do Município de Parnaíba confirmou ao Cidadeverde.com que vai recorrer da decisão da Justiça que proibiu a reabertura dos estabelecimentos comerciais da cidade. 

No último sábado, 28, a juíza Anna Victoria Muylaert Saraiva Cavalcanti Dias, da 4ª Vara Cível de Parnaíba, determinou que o decreto do prefeito Mão Santa (DEM) - de reabrir o comércio - fosse suspenso por um período de 15 dias, como medida para conter o novo coronavírus.
O procurador geral do município, Ricardo Viana Mazulo, garantiu que vai recorrer dessa determinação do Poder Judiciário impetrado pelo Ministério Público, pois, segundo ele, a procuradoria entende que o mandado de segurança, como expediu a juíza, não seria a ação apropriada para esse tipo de caso. Outro argumento é a independência dos poderes. 
No domingo, 29, o prefeito publicou um novo decreto (foto abaixo) suspendendo as ações do anterior. "Ficam suspensos os efeitos do Decreto nº 471/2020 pelo prazo de 15 dias ou enquanto perdurar a determinação judicial nesse sentido", diz. 
"Entendemos que o confinamento é prejudicial e que o prefeito Mão Santa defende que precisa liberar as atividades econômicas, mas com as medidas de prevenção", comentou o procurador.  
De acordo com Mazulo, a orientação da Prefeitura de Parnaíba é que as pessoas fiquem em casa, principalmente do grupo de risco. 

Veja o decreto:

segunda-feira, 30 de março de 2020

Deputados aprovam proibição do corte de água e luz no Piauí por 60 dias

Em sessão realizada pela internet, na manhã desta segunda-feira, 30, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto que proíbe cortes no fornecimento de água e energia elétrica no Piauí por 60 dias. O prazo pode ser prorrogado caso perdure a pandemia provocada pelo novo coronavírus. 

O projeto é do deputado Henrique Pires (MDB) e teve emenda de Gessivaldo Isaias (Republicanos), que acrescentou ao texto a religação dos serviços que tenham sido cortados. A deputada Teresa Britto subscreveu o texto, que foi aprovado por unanimidade - tanto nas comissões como no plenário - e agora segue para sanção do governador Wellington Dias (PT). 
Na semana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já havia determinado suspensão no corte da luz por falta de pagamento em todo o país, pelo prazo de 90 dias. 
“Sabemos que quem estiver sem água em casa não pode realizar a higienização. Esta proposta não visa estimular a inadimplência, mas sim preservar o direito do cidadão de manter os serviços básicos neste período de calamidade”, afirmou Henrique Pires. 
Outras duas proposições foram aprovadas, nesta segunda-feira, 30, em duas sessões online do plenário. A primeira foi o projeto de lei número 34, que institui a política estadual de Operações de Emergência em Saúde para prevenir a infecção pelo novo coronavírus no Piauí, de autoria do deputado estadual Ziza Carvalho (PT). 
Também foi aprovado o projeto de lei número 50, do deputado estadual Francisco Limma (PT), com medidas de emergência que podem ser adotadas durante a pandemia de Covid-19, como isolamento, quarentena e exames. Da Redação com informações do Cidadeverde.com 

Estelionatário que aplicava golpes em pousadas de Parnaíba é preso em Buriti dos Lopes

O estelionatário Jocélio da Silva Andrade, (foto abaixo) foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na tarde desta segunda-feira, 30, acusado de aplicar diversos golpes em pousadas na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

Segundo informações, o acusado chegava às pousadas afirmando que era funcionário de uma empresa do Estado do Ceará. Além de fazer o check-in nas pousadas, o individuo ainda pedia dinheiro emprestado para as vítimas, alegando devolver junto com o pagamento.
O elemento pediu algumas quentinhas em um estabelecimento e não pagou. O estelionatário é acusado também de cometer pequenos furtos dentro das pousadas. De acordo com informações, ele é natural do Ceará e tinha como destino o Estado do Maranhão.
O proprietário de umas das pousadas conseguiu localizar o individuo hospedado em uma pousada em Buriti dos Lopes. O empresário que não teve a identidade revelada, ao encontrar o estelionatário, deu diversas ‘panadas’ de facão no elemento e em seguida acionou a polícia.

Jocélio foi preso e em seguida conduzido para a Central de Flagrantes de Parnaíba, para os procedimentos cabíveis. As vítimas já estavam aguardando o elemento para fazer o reconhecimento. (Vídeo abaixo) De acordo com o delgado plantonista, ele deverá ser autuado pelo crime de estelionato. Da Redação com informações do Piauí em Dia 

Wellington Dias prorroga quarentena e anuncia algumas mudanças

O Governador Wellington Dias anunciou na tarde desta segunda, 30, a prorrogação do isolamento social por mais um mês. A renovação do decreto do decreto de calamidade pública estabelece que até o dia 30 de Abril comércios e serviços não essenciais devem continuar fechados além de escolas estaduais, também está mantida a proibição de realização de qualquer atividade pública que leve a aglomeração de pessoas.

Com o novo decreto passageiros que vierem de outros estados para o Piauí deverão realizar uma quarentena de sete dias antes de ter qualquer contato com outras pessoas. Wellington Dias explicou como funcionará o comércio e pediu mais uma vez que os piauienses respeitem o isolamento.
“Em relação ao funcionamento de shoppings, bares, comércios e restaurantes, todas aquelas atividades que foram colocadas no primeiro decreto foram mantidas. O que fizemos foi ampliar a restrição para três áreas. A da educação, antes o decreto tratava apenas de escolas estaduais, agora se estende a todas. Os serviços de delivery continuarão funcionando normalmente para entrega de alimentos e outros produtos, sempre com os cuidados adequados. Faça sua parte, fique em casa, vamos vencer o Coronavírus” afirmou o governador.
ALGUNS TRECHOS DA LIVE DO GOVERNADOR

ENTRADAS
“Temos novas medidas em relação a entradas no Piauí. Quem entrar através de pontes, estradas federal, estadual ou vicinal, agora as medidas serão ampliadas. Quem entrar em quaisquer veículos vai ter que entrar na quarentena, temos que garantir que a pessoa fique em isolamento social por sete dias.  Se estiver de passagem terá que ter toda a proteção com máscaras e outras ferramentas de segurança”.

ESCOLAS
“As aulas estão suspensas por tempo indeterminado. O decreto prevê um corte para 30 de Abril, mas as aulas permanecerão suspensas até encerrar essa fase de risco, é possível somente a aula não presencial, seja rede municipal, estadual ou privado”.

SERVIÇOS ESSENCIAIS
“Todos os serviços que são essenciais para a população estão mantidos. Serviços de saúde, segurança, farmácias, postos de combustíveis, bancos. O decreto determina apenas medidas protetivas. Os trabalhadores terão que usar máscaras e ter cuidado com a higiene. Será fiscalizado pelo estado, município e área federal. A área de produção agrícola e animal, a área industrial continua normalmente para não gerar desabastecimento”.

CONSTRUÇÃO CIVIL
“A indústria da construção civil, os setores que abastecem a construção civil, empresas de material de construção. Temos ainda a necessidade de ter o funcionamento das transportadoras, por isso a importância para os caminhoneiros. Compramos vários produtos do Brasil e do mundo, seja via aérea, transporte terrestre ou pelo mar”.
NOVO DECRETO DO GOVERNADOR
Da Redação com informações de  Tarcio Cruz

Governador do DF, Ibaneis Rocha avalia ampliar prazo dos decretos

O governador Ibaneis Rocha (MDB) trabalha com a possibilidade de ampliar o prazo da quarentena e do isolamento no Distrito Federal. As medidas do chefe do Poder Executivo, como fechamento de estabelecimentos comerciais e escolas, seguem, até o momento, até 5 de abril. 

De acordo com informações do Governo do Distrito Federal (GDF), para o governador, as medidas estão surtindo o efeito esperado. Tanto que o DF registra um crescimento no número de infectados menor que a metade da média no Brasil. Para bater o martelo com relação a extensão do prazo, Ibaneis aguarda uma série de estudos e analisa os impactos de duas em duas semanas. Da Redação com informações do Correio Brasiliense 

Restaurante Popular de Parnaíba continua funcionando com o fornecimento de quentinhas no período de quarentena


Em virtude de seu grande alcance social e para garantir refeições a preço acessível para pessoas de baixa renda, estudantes, trabalhadores do comércio e vendedores ambulantes, o Restaurante Popular de Parnaíba estar funcionando normalmente cumprindo as normas de segurança do Ministério da Saúde, evitando aglomeração de pessoas dentro do espaço.

São  servidas diariamente 1000 refeições, num sistema em que o usuário  compra a ficha e já leva a quentinha, não utilizando a área interna para consumir o alimento, como costuma acontecer. 

O usuario compra a ficha, recebe higienização com álcool e aguarda na fila para pegar sua quentinha.
As refeições mantém o mesmo padrão habitual do restaurante, com um rigoroso critério de dieta nutricional balanceada. O bandejão e a área do refeitório serão reativados após o período temporário de prevenção ao Coronavírus. Da Redação com informações da PMP
Usuário fazendo higienização com álcool 





Homem é morto com golpes de faca em Luís Correia

Um homem foi assassinado a golpes de faca na noite deste domingo, 29, no residencial Brisa Mar, em Luís Correia, litoral do Piauí. A vítima não teve a identidade revelada.

Uma unidade do SAMU foi acionada, mas a vítima morreu no local antes da chegada do socorro médico. 
De acordo com informações, o acusado de cometer o crime era um amigo da vítima e que estava escondido nas proximidades. Segundo testemunhas, os dois discutiram durante uma bebedeira.
A irmã do acusado informou à polícia que o mesmo chegou em casa dizendo que havia matado uma pessoa e que fugiu pelo quintal de casa. Policiais da CIPTur realizaram buscas e encontraram o suspeito em um terreno alagado a cerca de 500 metros do local do crime. Ele estava com a roupa suja de sangue.
O mesmo foi conduzido para a Central de Flagrantes para os procedimentos necessários. Da Redação com informações da PMPI



Moto colide em animal e deixa dois feridos em Ilha Grande PI

Dois homens em uma moto ficaram feridos em um acidente na noite deste domingo, 29, na Avenida Martins Ribeiro, próximo do cemitério São Vicente de Paulo em Ilha Grande-PI.

Os ocupantes da moto bateram em um jumento, com a colisão, a moto foi lançada em frente de uma residencia, danificando parte da coluna e grades. 
O condutor fraturou uma das pernas e o garupa teve apenas leves ferimentos, ambos foram atendido pelo Corpo de Bombeiros e levados para o HEDA em Parnaíba.
Uma testemunha conta que o motoqueiro ia sentido Labino para o Centro de Ilha Grande, trafegando pela Av Martins Ribeiro, quando foi surpreendido pelo animal atravessando a via. 

A guarnição do Grupamento da Policia Militar(GPM) de Ilha Grande, sobre os comando do Cabo Clemildo e Cabo Carvalho estiveram no local prestando o apoio. Da Redação com informações e fotos de Júnior Luz/Jornal da Ilha Grande PI

domingo, 29 de março de 2020

Coronavírus: Prefeito confirma duas primeiras mortes de pacientes com Covid-19 em Teresina

Teresina (PI) registrou, neste domingo, 29, seus dois primeiros óbitos de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Com isso, sobe para três o número de mortes confirmadas no Piauí. 

A notícia foi dada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), através das redes sociais. O Cidadeverde.com apurou que as vítimas são um homem e uma mulher, e ambos estavam entre os casos de morte em investigação no Piauí.
"Lamento profundamente informar que aconteceram os dois primeiros óbitos por Covid-19, em Teresina. Essa é uma informação que é muito sofrida de dar e que, mesmo sabendo que poderia acontecer, não deixa de nos causar muita tristeza. Às famílias, meu abraço de solidariedade", escreveu o prefeito. 
A confirmação dos dois primeiros óbitos em Teresina fez Firmino Filho reforçar o pedido para que a população respeite as orientações de isolamento social, para evitar que o vírus se propague com mais velocidade e sobrecarregue o sistema de saúde municipal. 
"Aos teresinenses, meu apelo mais forte que nunca: fiquem em casa! Essas duas próximas semanas são decisivas para o enfrentamento da pandemia em Teresina", completou o prefeito. 

Transmissão comunitária
Em nota divulgada após o anúncio feito por Firmino Filho, a prefeitura de Teresina informou que as duas vítimas tinham mais de 70 anos e foram infectadas por transmissão comunitária - significa que alguém que já possuia o novo coronavírus teve contato com a vítima na cidade. 

Veja a nota
A Prefeitura de Teresina lamenta informar que foram registrados os primeiros dois óbitos por Covid-19 na nossa cidade. 
As vítimas, com mais de 70 anos, foram infectadas por transmissão comunitária, ou seja, tiveram contato com alguém já com o vírus na cidade. 
Neste momento, nosso apelo é para que a população fique em casa. A contribuição de todos será decisiva nesse momento. Às famílias, nossas sinceras condolências. 

Dados da Fundação Municipal de Saúde, divulgados na noite deste domingo, dão conta de 14 casos confirmados em Teresina, que tem ainda 168 suspeitos e outros 159 que já foram descartados. 
Na sexta-feira, 27, o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT), 57 anos, faleceu com sintomas da Covid-19. No dia seguinte, exames confirmaram a doença. 
Até a tarde deste domingo, o Ministério da Saúde havia confirmado 14 casos de Covid-19 no estado. A Secretaria da Saúde do Piauí ainda não divulgou o boletim com a atualização dos dados do dia. Da Redação com informações do Cidadeverde.com 

Após morte de Antônio Felícia, três prefeitos fazem teste para Covid-19

Os prefeitos de Caraúbas do Piauí, Caburé (PT), Murici dos Portelas, Ricardo Sales (PSD) e de Buriti dos Lopes, Junior Percy (Progressistas) (foto abaixo) realizaram na noite deste sábado, 28, o teste para Covid-19, tão logo que souberam que seu colega Antônio Felícia, prefeito de São José do Divino, havia falecido vítima de coronavírus. A coleta aconteceu na cidade de Buriti dos Lopes.


Segundo informações, eles estiveram com Antônio Felícia no ultimo dia 16 de março, durante a inauguração de uma academia de saúde, na cidade de Caraúbas do Piauí. O senador Ciro Nogueira, Deputada federal Iracema Portela e o deputado estadual Júlio Arcoverde também estiveram presentes.
Em sua rede social, o prefeito de Buriti dos Lopes postou fotos e disse que o teste é uma forma de dar satisfação a população sobre o seu estado de saúde e tranquiliza-los. Junior disse ainda que o governador Wellington Dias lhe garantiu que o resultado dos teste sai neste domingo, 29.
O prefeito de Murici dos Portelas, Ricardo Sales, frisou que não sentiu nenhum dos sintomas da Covid-19 e reforçou que a higienização e o isolamento social é a maneira mais eficaz de se precaver do coronavírus. Além de prefeito, Ricardo Sales também é medico. Da Redação com informações do Piauí em Dia 

Laticínios Delta divulga nota em página oficial e confirma que diretor testou positivo para Covid-19

Após desencontro de informações, a empresa Leite Delta, de Parnaíba, divulgou em sua página no Instagram, que o diretor da empresa se encontra em Teresina internado para tratamento de uma grave pneumonia e que em novo teste realizado no dia 28 de março de 2020, testou positivo para Coronavírus (Covid-19), conforme informado pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí.
A empresa informa ainda que desde o início, as medidas foram tomadas quanto ao isolamento do paciente.
CONFIRA!

Da Redação com informações de Tacyane Machado – Blog Extra Parnaíba

Agente aposentado da Polícia Civil é encontrado morto em Parnaíba

Na manhã desse domingo, 29, o agente aposentado da Polícia Civil, Evaldo Gomes, (foto abaixo) foi encontrado morto dentro da própria residência no bairro Santa Luzia, em Parnaíba.

Segundo informações de um perito criminal de Parnaíba, que preferiu não ser identificado, o agente Evaldo foi encontrado morto e a suspeita é que ele cometeu suicídio, pois não foi identificado nenhum marca de violência no corpo da vítima, ou sinais que caracterizam uma morte violenta.
O corpo de Evaldo Gomes foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal de Parnaíba.

CVV
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue: 188
Da Redação com informações do Portal do Firme. 

Jovem precisa de ajuda para tratamento médico em Parnaíba. Veja como ajudar!

Conhecido por seus vídeos humorados, o garçom e youtuber de Parnaíba, Bruno Laroche, (foto abaixo) precisa da solidariedade dos parnaibanos. Um problema de saúde o afetou e parasse parte de suas atividades em decorrência desses fatores. 
No momento, o jovem que é garçom da Pizzaria Black White está impossibilitado de exercer suas atividades laborais.
Inicialmente, Laroche buscou ajuda médica, onde foi pedido uma ressonância magnética, com o objetivo de direcioná-lo ao tratamento adequado. Porém, o exame tem um alto custo e precisa ser realizado urgentemente.
Aos que puderem ajudar nessa causa, Bruno criou uma “vakinha” online, onde o colaborador pode efetuar a sua contribuição.

Confira o link
Da Redação com informações de Tacyane Machado – Blog Extra Parnaíba

SESAPI confirma 14 casos de coronavirus no Piauí, dois registrados no interior do Estado


Foram confirmados 14 casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Piauí, até a noite deste sábado, 28. De acordo com o boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, existem 12 casos confirmados na capital. E, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), um caso foi registrado em Parnaíba e outro, um óbito confirmado pela doença, do prefeito Antônio Nonato Lima Gomes, em São José do Divino.
Conforme o boletim divulgado pela SESAPI na noite deste sábado, 28, o total de casos confirmados no estado é 11. Dois no interior e outros nove em Teresina.
Questionada pelo G1 sobre a divergência de dados com o boletim da FMS, divulgado algumas horas depois, a secretaria respondeu que a FMS pode ter recebido a confirmação de novos casos após a divulgação do boletim da SESAPI. O órgão explicou que quando isso acontece os dados são inseridos no próximo boletim.
De acordo com a FMS, há 187 casos suspeitos somente na capital. A Sesapi informou 176 casos suspeitos em todo o estado. Quanto ao número de casos descartados, a fundação divulgou que foram 133 somente em Teresina e, em todo o estado, 251 foram descartados, segundo a secretaria.

Primeiro óbito

O paciente que morreu por conta da Covid-19, doença causada pelo vírus, foi o prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes. (foto acima) Ele morreu na madrugada dessa sexta-feira, 27, no Hospital Municipal Dr. José de Brito Magalhães, em Piracuruca.
Antônio tinha 57 anos e chegou a ser atendido no hospital, mas não resistiu. Ele tinha histórico de diabetes e teve uma evolução rápida da doença.

Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão. Da Redação com informações do G1 Piauí 

Médicos do Piauí emitem Nota de Repúdio a Florentino Neto por não disponibilizar materiais de Equipamento de Proteção Individual (EPI), para os profissionais de saúde

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi), emitiu neste sábado, 28, uma Nota de Repúdio ao secretário municipal de Saúde do Estado, Florentino Neto, por não disponibilizar materiais de Equipamento de Proteção Individual (EPI), para os profissionais que integram o grupo de risco da COVID-19 e por manter os profissionais vulneráveis em atividade.

“O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi), expressa publicamente seu mais veemente REPÚDIO a atitude do Sr. Florentino Alves Veras Neto, que, de forma temerária, está ponde em risco a vida dos médicos e servidores públicos do Estado do Piauí, ao não prover a proteção adequada e eficiente da saúde e segurança desses profissionais e manter em atividade os médicos que integram o grupo de risco da COVID-19. Ressaltamos que tais omissões são inaceitáveis e serão rechaçadas de todas as formas possíveis”, diz um trecho da nota.

“Ocorre que, apesar das advertências emitidas por este Sindicato, o Sr. Secretário tem se mantido inerte, desobedecendo às recomendações de segurança preconizadas e expondo tais profissionais a uma verdadeira missão suicida. A atitude do gestor é completamente arrazoada e constitui imprudência com a vida do profissional médico, que luta diariamente para trazer qualidade de vida à população, apesar de toda a precariedade da saúde pública, da falta de material e, principalmente, das condições dignas de trabalho que deveriam ser asseguradas ... O SIMEPI, desde já, reputa inaceitável, e orienta que nenhum dos médicos do mencionado grupo de risco seja exposto a ambientes de trabalho sujeitos à COVID-19, bem como que os médicos em atividade não trabalhem sem EPIs adequados para o atendimento. É inadmissível que as vidas dos profissionais médicos deste estado sejam arriscadas por mera inércia do governo estadual, que, ciente da situação, não poderá se olvidar da consequente responsabilização por comprometer a vida de seus servidores”, pontua outro trecho.


Justiça suspende decreto de Mão Santa e comércio fica fechado

A Justiça decidiu neste sábado, 28, suspender o decreto do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, que determinava a reabertura do comércio da cidade. Por decisão do Governo do Estado com o intuito de combater o coronavírus, escolas e estabelecimentos comerciais foram fechados temporariamente em todo o Piauí evitando assim a aglomeração de pessoas. Mão Santa, no entanto, publicou outro decreto em oposição ao governo do Estado alegando prejuízo econômico e disse que é de competência dos governos municipais "legislar sobre assuntos de interesse local" e "fixar o horário de funcionamento do comércio local". 

Confira o decreto na íntegra
A juíza da 4ª Vara da Comarca de Parnaíba, Ana Victoria Muylaert Saraiva Cavalcanti Dias, (foto acima) determinou que o município abstenha-se de autorizar nova abertura do comércio pelo prazo de 15 dias. Ela justifica que confirmou-se a existência de um caso de contaminado por coronavírus na cidade de Parnaíba. A multa diária é de R$ 25 mil por descumprimento. Ainda foi determinada a expedição de ofícios à Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Conselho Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária Municipal, notificando-os da decisão liminar para que fiscalizem seu cumprimento.
No prazo de 15 dias será reanalisada a necessidade ou não de continuação da presente determinação. 
“Insta pontuar, que não se desconhece a gravidade que o isolamento e consequentemente a determinação de fechamento de boa parte do comércio causará a economia e segurança pública, diante da possibilidade concreta de futuras decretações de falências e aumento considerável de desempregados. Contudo, neste momento, há que se ponderar pela saúde em face do interesse financeiro/econômico”, argumentou a juíza. Da Redação com informações de Sávia Barreto/Meio Norte

Mulheres são assaltadas na porta de casa em Parnaíba

Duas mulheres foram assaltadas quando estavam na porta de uma residência na noite deste sábado, 28, na Rua Picos no Bairro Bebedouro em Parnaíba.
Imagem ilustrativa, Web

Dois indivíduos armados com arma de fogo abordaram as vítimas e tomaram seus aparelhos celulares, a dupla andava com roupas escuras e em uma moto preta sem placa com farol apagado. 
Após o assalto a dupla fugiu sentido ignorado.
Mais cedo, outro assalto aconteceu com as mesmas características na Rua Argentina no Bairro Esperança III. Da Redação com informações de José Neto/ Plantão Parnaíba 24 horas

sábado, 28 de março de 2020

Secretaria de Saúde de Parnaíba afirma não ter recebido qualquer apoio do Estado

A Secretaria de Saúde do município de Parnaíba divulgou em rede social (facebook) que não estar recebendo nenhum apoio da Secretaria de Saúde do Estado. 
"Ressalta-se que inúmeras vezes liguei para o secretário de saúde do Estado e nunca pude ser ouvida"... diz nota publicada. Veja abaixo a nota abaixo divulgada no Facebook.




Secretário de Saúde confirma em vídeo, primeiro caso de coronavirus em Parnaíba-PI


O Secretário de Saúde, Florentino Neto confirmou em vídeo o primeiro caso confirmado de coronavirus em Parnaíba. Veja no vídeo abaixo o que ele fala sobre os casos no Piauí.

Justiça impede governo de veicular campanha contra isolamento social

A Justiça decidiu neste sábado, 28, que a União se abstenha de veicular peças publicitárias relativas à campanha "O Brasil não pode parar", (foto abaixo) em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF).

A decisão, proferida durante a madrugada, impede a divulgação da campanha por rádio, TV, jornais, revistas, sites ou qualquer outro meio, físico ou digital.O tribunal ainda diz que o governo não deve publicar qualquer outra campanha que sugira à população brasileira comportamentos que não estejam estritamente embasados com diretrizes técnicas.
Tais diretrizes devem ser emitidas pelo Ministério da Saúde, com fundamento em documentos públicos, de entidades científicas de notório reconhecimento no campo da epidemiologia e da saúde pública.
A Justiça ainda estipulou que o descumprimento da ordem está sujeito à multa de R$ 100 mil por infração.
Em seu pedido, o MPF alegou que a campanha instaria os brasileiros a voltarem às suas atividades normais, sem que a campanha estivesse embasada em documentos técnicos que indicassem que essa seria a providência adequada.
O Ministério Público Federal defende que, considerado o estágio atual da pandemia de Covid-19 no Brasil, a campanha poderia agravar o risco de disseminação da doença no país.
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que não vai se manifestar sobre a decisão.
Até a tarde desta sexta-feira, 27, o número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil havia subido para 92, segundo dados do Ministério da Saúde. Até quinta,26, eram 77 mortes.
O aumento de 15 óbitos em um dia foi o segundo maior até agora – só perde para quinta-feira, quando houve o registro de 20 novas mortes.
O país já registra 3.417 casos nesta sexta – com relação aos casos confirmados, a mortalidade da doença é de 2,7% no país. O número de registros da doença representa um salto de 17% com relação a quinta, quando eram 2.915 casos. Da Redação

sexta-feira, 27 de março de 2020

Rio São José transborda e alaga ruas do Bairro São José em Parnaíba

O prefeito de Parnaíba visitou na manhã desta sexta-feira, 27, as ruas alagadas do barro São José.
Esta parte da cidade não tem cais e mureta de proteção contra cheias do Rio São José e quando os rios Igaraçu e o Parnaíba sobem o nível e atingem cota de inundação, algumas ruas do bairro ficam alagadas. A rua Municipal é uma das mais atingidas e vários moradores precisam sair de suas casas.
O prefeito inspecionou pessoalmente o alagamento e em seguida orientou e cobrou resolutividade a equipe da prefeitura que de imediato enviou uma equipe para tentar uma solução.

A equipe da Defesa Civil do Município (foto acima) está trabalhando para fazer a manutenção, conserto e adaptações de uma comporta pra conter as águas do rio São José.
O rio São José já atinge também outras residências na Ilha do Tabuleiro. A ilha tem uma particularidade por ser cercada de água pelos rios Parnaíba, Igaraçu e São José. Da Redação com informações do Jornal da Parnaíba