Páginas

terça-feira, 17 de março de 2020

SEJUS determina presença de profissional de saúde e restringe visitas em presídios do Piauí

A Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) informou nesta segunda-feira, 16, que o secretário da Justiça, Carlos Edilson, assinou uma portaria sobre as medidas de prevenção do coronavírus nos presídios. 

Na determinação, todas as unidades prisionais do Piauí precisam ter um profissional de saúde para a realização de procedimentos de triagem dos visitantes e demais pessoas que necessitem adentrar nos estabelecimentos prisionais do estado.
De acordo com a portaria, deverão ser avaliadas as condições gerais de saúde, relativas aos sintomas de gripe, bem como do profissional da assistência social para trabalho de conscientização e informação sobre medidas de controle e prevenção do novo coronavírus(Covid-19).
O documento ainda proíbe a visitação de qualquer visitante com sintomas de gripe, conforme a triagem, pelo período de 15 dias. As visitas de idosos e crianças, menores de 12 anos, considerados grupos de risco para a contaminação do coronavírus, também estarão suspensas pelo mesmo intervalo de dias.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) informou nesta segunda-feira, 16, que o número de casos suspeitos de COVID-19, doença causada pelo coronavírus, no estado subiu para 28 e que outros nove casos foram descartados. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Piauí).
Já a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina comunicou que 33 casos suspeitos estão sendo monitorados em Teresina.

Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença. 
É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário