O Piauí ocupou o 1° lugar no índice de isolamento social em todo o Brasil na última sexta-feira, 10 de abril. O estado está fazendo um monitoramento de geolocalização por meio da empresa Startup In Loco.
Centro comercial de Parnaíba |
A meta estabelecida pelas organizações de saúde é de 73% no índice de isolamento, essa taxa é considerada a mínima para impedir a alta disseminação do coronavírus. Nenhum estado conseguiu atingir essa meta até o momento, mas o Piauí se destacou com 61% nessa sexta.
A agência In Loco possui uma tecnologia que monitora a localização de 60 milhões de aparelhos smartphones em todo o país, sem identificar pessoas, garantindo o anonimato e consiste em analisar o tempo que um smartphone fica parado em um mesmo lugar, para saber se o isolamento está sendo cumprido.
Além de comemorar o primeiro lugar em relação aos demais estados, algumas cidades piauienses conseguiram atingir a meta estabelecida como as cidades Lagoinha do Piauí e Juazeiro do Piauí, que atingiram a faixa de isolamento social de 78%, bem acima da média estabelecida. Outras cidades como São Lourenço (75,80%), Jatobá do Piauí (74,60%), Sebastião Leal (73,70%), Tamboril do Piauí (73,60%), Capitão Gervásio Oliveira (73,60%) e Caxingó (73,50%) também se mantiveram acima da média estabelecida.
Segundo o comandante da Polícia Militar do Piauí, Lindomar Castilho, o monitoramento é feito todos os dias e serve como ferramenta auxiliar para que as Secretárias de Segurança, Saúde e Polícia Militar possam detectar possíveis locais de aglomeração.
“O aplicativo tem acesso ao ranqueamento de 204 municípios piauienses e, através desses dados, galgamos identificar possíveis locais de aglomeração. Como os dados não são transmitidos em tempo real, mas sim de um dia para o outro, o app ganha a função de nos munir com informações”, pontua. Da Redação com informações do Viagora
Nenhum comentário:
Postar um comentário