A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) autorizou nesta quarta-feira, 7, a retomada das cirurgias eletivas para redução da fila de espera. Os procedimentos estavam suspensos por conta da pandemia da Covid-19. Informações G1 Piauí
Com a decisão, o decreto que suspendia as cirurgias eletivas no estado devido ao avanço da covid-19 está sendo suspenso.
Para a retomada das cirurgias eletivas, o governo do estado considerou a redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do coronavírus e a redução do número de óbitos pela doença. Segundo o Consórcio Nacional de Imprensa, a queda nas mortes por Covid-19 nas últimas duas semanas foi de 54%.
O superintendente de Organização do Sistema de Saúde da SESAPI, Jefferson Campelo, explicou que os municípios têm autonomia para planejar e executar o retorno das cirurgias eletivas de acordo com suas demandas.
O secretário estadual de saúde, Florentino Neto, destacou que as cirurgias de urgência não deixaram de ser realizadas mesmo durante a pandemia. O Hospital Getúlio Vargas (HGV), por exemplo, não deixou de realizar os procedimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário