Alcide Filho é suspeito de manter o adolescente, vítima de estupro, morando com ele desde 2020 e trabalhando sem receber salário durante esse período |
A delegada Lucivânia Vidal, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, informou ao g1 que o apresentador Alcide Filho é suspeito de manter o adolescente, vítima de estupro, morando com ele desde 2020 e trabalhando sem receber salário durante esse período. Ele foi preso nesta quarta-feira, 8, após denúncia de abusos contra o jovem.
O g1 não conseguiu contato com a defesa de Alcide Filho. A TV Meio Norte, onde o apresentador comanda um programa sobre meio-ambiente e ecologia, informou repudiar todo tipo de violência e que, devido ao caso, a exibição do programa está suspensa temporariamente. Futuramente, conforme a emissora, a defesa terá oportunidade de se pronunciar.
Vítima vivia com o suspeito
Segundo a delegada, a vítima morava na casa do suspeito desde 2020, desde que tinha sido chamado para trabalhar com ele em uma produtora de vídeo montada dentro da casa.
Os abusos teriam acontecido de forma reiterada, segundo ela, até o final de 2021, quando o adolescente decidiu sair da casa, por conta dos abusos.
Ele denunciou os crimes para a família, que antes confiava no suspeito, e os relatos causaram "revolta e espanto", de acordo com a delegada.
Em abril, o caso foi denunciado ao Conselho Tutelar e, cerca de um mês depois, a DPCA iniciou as investigações, que permaneceram até agora. O inquérito foi concluído e foi pedida a prisão preventiva de Alcide Filho, autorizada pela Justiça.
Família confiava no apresentador
A delegada destacou que a família confiava no apresentador, que conseguiu ter influência e autoridade sobre o adolescente.
Lucivânia Vidal destacou que uma das formas de manter "controle" sobre o adolescente era garantindo ao jovem acesso aos cartões de crédito do suspeito, que eram usados apenas para compras relacionadas à casa onde os dois moravam.
"Ele trabalhava de domingo a domingo na produtora, sem receber salário por isso", disse ela.
Sem registro de outras vítimas
A delegada comentou ainda que a investigação não identificou outras vítimas, mas que "o modo de agir do suspeito demonstra que ele pode já ter cometido o mesmo crime antes".
"Não existiu na investigação outros menores, mas não que não haja suspeitas. Pela a experiência da DPCA, o modus operandi é de quem já sabe como cometer esse tipo de crime", informou ela.
Prisão preventiva
O jornalista e apresentador foi preso na manhã desta quarta-feira, 8, suspeito de estupro de vulnerável. Os policiais cumpriram a um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca na casa do apresentador, expedidos pela Justiça.
De acordo com o delegado Mateus Zanatta, (foto abaixo) gerente de Delegacias Especializadas, a denúncia contra o apresentador partiu da mãe da vítima.
"Foi aberto o inquérito policial, colhidos elementos de informação que subsidiaram o pedido de prisão, existindo fortes indícios que demonstram a veracidade dos fatos, inclusive com depoimento de familiares do acusado", disse o delegado.
O
Alcide Filho é ambientalista e ficou conhecido no Piauí por apresentar
programas de ecoturismo na TV aberta piauiense. Ele também foi secretário de
turismo e meio ambiente de Luís Correia em 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário