Operadoras de telefonia prometem repassar corte do ICMS ao consumidor até novembro
A pressão das autoridades públicas surtiu
efeito, e as operadoras publicaram comunicados à imprensa manifestando o
compromisso de repassar o corte na alíquota do ICMS para a fatura de todos os
consumidores até novembro. Mais do que isso, prometeram dar compensações ou
ressarcimentos pelos abatimentos ainda não realizados.
A Vivo disse que começou a adaptar os sistemas de cobrança em julho,
assim que os Estados passaram a reduzir o ICMS. Segundo a operadora, 80% dos
clientes receberão os descontos até setembro, e a conclusão do processo está
prevista para novembro. Além disso, prometeu compensações referentes à redução
dos preços que não ocorreram até aqui. "A Vivo reforça que a redução da
carga tributária do ICMS será repassada ao consumidor. A empresa enxerga que a
redução do preço na fatura traz benefícios reais ao usuário e, por isso, tem
focado seus esforços nessa medida."
A TIM também deu prazo até
novembro para colocar a casa em ordem e informou que a redução na fatura dos
planos pós-pagos está sendo aplicada por ciclos de faturamento. Os clientes
pré-pagos já tiveram incremento de franquia no lugar de desconto em dinheiro. A
tele também prometeu dar compensações por esse atraso. "A redução da carga
tributária dos serviços de telecomunicações é uma medida de grande relevância
para os consumidores e para o setor. Ao mesmo tempo, sua execução impõe
adaptações sistêmicas e operacionais em que a TIM vem trabalhando desde que a
redução de ICMS foi adotada por parte dos Estados", afirmou, em nota.
A Claro informou que o
repasse já começoue vai terminar entre setembro e novembro e que vai conceder
desconto retroativo referente ao período de ajustes nos sistemas. O
ressarcimento será de setembro a novembro, dependendo do ciclo de vencimento da
fatura. "A Claro, primando pelo pilar da transparência, reafirma seu
compromisso de repassar integralmente aos seus clientes o benefício da redução
do ICMS. A complexidade das adaptações sistêmicas necessárias e os diferentes
tempos de adesão dos Estados exigiram um grande esforço e um período de
transição, que está próximo da conclusão".
Já a Oi disse que está
repassando integralmente a redução do ICMS e explicou que, coincidentemente, o
repasse se deu no mesmo período da aplicação do reajuste dos planos feito
anualmente conforme contrato.
Autoridades cobram
explicações por demora
Vivo, TIM, Claro, Oi e Sky
foram notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pela
Secretaria Nacional do Consumidor (ligada ao Ministério da Justiça) e pelo
Procon de São Paulo, que cobraram esclarecimentos sobre como será feito o
repasse no corte do imposto para os consumidores. Até a conclusão desta edição,
as autoridades ainda não haviam tido retorno das companhias, e o prazo para a
resposta acabava ontem
O Estadão/Broadcast também
apurou que a Anatel considera até uma ação cautelar para impor às teles o
repasse integral do desconto. O conselho da agência e servidores da área
técnica trataram do assunto em reunião na quarta-feira.
A Anatel endossou a
inclusão das telecomunicações no rol de setores beneficiados pela Lei
Complementar 194/2022, que definiu o teto de 17% a 18% para o ICMS de bens e
serviços considerados essenciais. A medida abrangeu também energia, combustíveis,
gás natural, comunicações e transporte coletivo e foi sancionada pelo
presidente Jair Bolsonaro em junho.
A
Superintendência de Competição da Anatel calculou que a mudança na legislação
deveria se traduzir em desconto de ao menos 11% se considerada uma alíquota de
25%, conforme mostrou reportagem do Estadão/Broadcast.
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