Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2024

Polícia investiga empresas flagradas despejando dejetos de fossa em aterro em Parnaíba; moradores denunciam mau cheiro e insetos

Dois caminhões de empresas limpadoras de fossa foram flagrados, nesta quinta-feira, 21, despejando dejetos em um aterro sanitário em Parnaíba. Segundo o delegado Ayslan Magalhães, a ocorrência de crime ambiental foi registrada e um inquérito policial instaurado.

Polícia investiga empresas flagradas despejando dejetos de fossa em aterro; moradores denunciam mau cheiro e insetos/Reprodução Gleitowney Miranda

“Uma equipe da Perícia Criminal de Teresina, especializada em crimes do tipo, veio a Parnaíba. Com a análise, nós teremos uma dimensão do dano ambiental do local”, explicou.

O delegado destacou que a Polícia Civil já ouviu três empresas que foram vistas praticando crimes ambientais no local, já que a prática tem acontecido reiteradamente.

“Nos depoimentos eles alegaram ter recebido a orientação da Prefeitura de Parnaíba para descartarem esses resíduos no aterro sanitário”, completou o delegado.

Ainda conforme Ayslan, a polícia recebe há cerca de um mês denúncias de moradores que residem próximo ao aterro sanitário. A população aponta a presença de insetos, ar poluído e fumaça.

Crime ambiental

A ação, conforme o Art. 54 da Lei de Crimes Ambientais, consiste em crime ambiental quando é praticada "em níveis que resultem ou possam resultar danos à saúde humana”.

Além dos prejuízos aos humanos, a ação é considerada criminosa se provocar a morte de animais ou a destruição significativa da flora. A pena prevista é de um a quatro anos de prisão e multa.

Outros registros

Essa não é a primeira vez que o crime ambiental é registrado no local. No início de março, um veículo especializado em limpeza de fossas foi visto despejando dejetos na área.

Limpadora de fossas é investigada por despejar resíduos em área residencial no PI/Reprodução

No início deste mês de março, a Polícia Civil do Piauí (PC-PI) iniciou uma investigação contra uma empresa especializada em limpeza de fossas, flagrada despejando resíduos coletados do aterro sanitário em uma área residencial na BR-343, em Parnaíba.

O trabalhador foi conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde deve prestar depoimento. Uma investigação foi aberta pela 2ª Delegacia Seccional do município, para apurar as responsabilidades sobre o descarte irregular. O caminhão foi apreendido.


Polícia investiga empresas flagradas despejando dejetos de fossa em aterro; moradores denunciam mau cheiro e insetos/Gleitowney Miranda

Como denunciar?

A população de Parnaíba pode denunciar, de forma anônima, crimes ambientais e de outras naturezas à Polícia Civil pelo link bit.ly/denunciapcphb.

Em Teresina e outras cidades do Piauí, as denúncias anônimas podem ser feitas no site https://portal.pi.gov.br/pc/denuncia-anonima/. Informações G1 Piauí 


Nenhum comentário:

Postar um comentário