Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Inaugurado o Museu da Maçonaria, na Casa Grande de Simplício Dias em Parnaíba

A Maçonaria do Piauí foi presenteada com um novo espaço para realização de  reuniões. O Museu da Maçonaria fica na Casa Grande de Simplício Dias, na avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro de Parnaíba. A cerimônia de inauguração, no último sábado, 27, contou com a presença de autoridades locais, membros da maçonaria piauiense e convidados especiais.

Casa Grande de Simplício Dias, agora Museu da Maçonaria em Parnaíba/Reprodução 

Construída em 1758, a Casa Grande de Simplício Dias é um verdadeiro marco na fundação da cidade de Parnaíba. Não é por acaso que o local foi escolhido para sediar o Museu da Maçonaria. O espaço foi inaugurado em uma cerimônia repleta de simbolismo e tradição. 

“É com imenso prazer que estamos aqui na inauguração deste museu […] É um marco na história parnaibana”, disse Dalton Sampaio, presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa da Maçonaria no Piauí.

Em seu discurso, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, Dr. Valdeci Cavalcante, destacou a importância do museu como um espaço de preservação da memória, dada a relevância histórica do local para a cidade de Parnaíba. 

Casa Grande de Simplício Dias, agora Museu da Maçonaria em Parnaíba/Reprodução

“É um momento muito importante para o Piauí e para o Brasil. Hoje nós estamos aqui graças a compreensão e a bondade do prefeito Francisco de Assis Moraes Souza que nos cedeu este espaço”, destacou o Dr. Valdeci Cavalcante. 

O livro

Durante a noite, foi lançado o livro “Simplício Dias da Silva, O Herói e Sua Epopeia”, uma obra escrita pelo Dr. Valdeci Cavalcante que destaca o comprometimento dessa importante figura histórica com a cidade de Parnaíba. 

Casa Grande de Simplício Dias, agora Museu da Maçonaria em Parnaíba/Reprodução

“Simplício foi um homem que fez história. Foi um homem que deu exemplo de coragem, um homem que deu exemplo de vigor, um homem que deu exemplo de patriotismo e civismo.”, disse. Informações PCN


Nenhum comentário:

Postar um comentário