Páginas

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Lei proíbe barulho excessivo de escapamento de motos em Parnaíba; Guarda Municipal irá fiscalizar

A Câmara Municipal de Parnaíba aprovou e promulgou uma lei de autoria do vereador Batista do Catanduvas (PP) que proíbe ruído excessivo de escapamento de motos e carros no trânsito de Parnaíba, no litoral do Piauí. 

O ato da promulgação foi assinado pelo presidente da Câmara de Parnaíba, Daniel Jackson (Republicanos) e publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de Parnaíba em 27 de dezembro. Segundo o documento, fica proibido o uso de equipamentos que possam aumentar o volume do ruído emitido pelos veículos.

Lei municipal proíbe uso de escapamento com barulho excessivo em Parnaíba/Reprodução 


"Fica estabelecida a proibição de dispositivos e similares que intensificam potencialmente o ruído emitido nos escapamentos de veículos automotores (motocicletas e carros) no âmbito municipal", diz trecho da lei.

A lei prevê que caberá à Guarda Civil Municipal de Parnaíba realizar a fiscalização. Com a promulgação, a Prefeitura de Parnaíba tem até 60 dias para fazer a devida regulamentação, como estabelecer os limites de volume e de que forma será a fiscalização.

O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) já dispõe de um limite de 99 decibéis na sonorização do equipamento. Outra infração que o condutor pode ser submetido é o de alteração de característica do veículo, no caso, o escapamento. Essa é considerada uma infração de trânsito gravíssima e pode render até sete pontos na carteira. Informações Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário