O governador Rafael Fonteles lançou, nesta segunda-feira, 31, os programas CNH Social e Motociclista Protegido, que irão disponibilizar 60 mil carteiras de habilitação e capacetes gratuitos até 2030. A iniciativa busca reduzir os acidentes de trânsito no Piauí, oferecendo formação gratuita para alunos da rede pública estadual.
![]() |
Programas CNH Social e Motociclista Protegido/Reprodução |
Atualmente, a falta de CNH é um dos principais fatores de mortes no trânsito. Um levantamento revelou que 72% das 178 vítimas fatais nos primeiros três meses de 2025 não possuíam habilitação. “O Piauí lidera o número de mortes em acidentes de motocicleta no Brasil. Vamos garantir mais formação e segurança para motociclistas, principalmente no interior, onde os índices são alarmantes”, destacou Rafael Fonteles.
Neste primeiro ano, serão 10 mil CNHs e capacetes distribuídos gratuitamente. A parte teórica será ministrada pelo Canal Educação, enquanto o Detran será responsável pela formação prática e avaliação. O edital será lançado em abril e as aulas começam em junho, em 86 escolas estaduais de 14 municípios.
O programa também visa ampliar a municipalização do trânsito e fortalecer a conscientização sobre o uso de equipamentos de proteção.
Quem pode aderir ao programa?
Os alunos do Ensino Médio da Rede Estadual e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão ser contemplados com o programa, desde que atendam aos requisitos. Para receber a CNH gratuita, na categoria A – voltada para condutores de motocicletas, os interessados devem estar matriculados em instituições de ensino da rede pública estadual e possuir idade mínima de 18 anos. Os alunos também precisarão comprovar sua residência em municípios do Piauí que integram o Sistema Nacional de Trânsito e atender aos critérios definidos pela Seduc e pelo Detran, incluindo a participação em cursos de formação e capacitação oferecidos pelo programa. Informações Portal Lupa 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário