O Ministério das Comunicações anunciou oficialmente que o sinal analógico de TV será desligado em 18 municípios do Piauí até o dia 30 de dezembro de 2025. A decisão foi formalizada por meio de uma portaria assinada pelo ministro Frederico de Siqueira Filho, que altera o calendário nacional da transição do sinal analógico para o digital.
![]() |
O sinal analógico de TV será desligado em 18 municípios do Piauí/Reprodução Agência Brasil |
As cidades piauienses que terão a transmissão analógica encerrada são: Altos, Amarante, Barras, Campo Maior, Elesbão Veloso, Esperantina, Floriano, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Picos, Piripiri, Regeneração, São João da Serra, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, União e Valença do Piauí..
Segundo o ministério, a nova programação leva em consideração diferentes fatores, como a realidade regional, efeitos de eventos climáticos recentes e a necessidade de ajustes técnicos por parte das emissoras e da infraestrutura de transmissão.
A portaria também estipula que as emissoras que ainda não possuem autorização para operar em canal digital nessas localidades têm até o dia 30 de setembro de 2025 para manifestar interesse em continuar transmitindo em tecnologia digital. Após essa data, o desligamento do sinal analógico será permanente.
O Ministério das Comunicações destaca os benefícios da TV digital, como melhor qualidade de imagem e som, além da possibilidade de acesso a novos serviços interativos. A orientação é para que os moradores das cidades afetadas se antecipem e se adequem à mudança, adquirindo televisores com recepção digital ou conversores compatíveis. Com informações do Portal Conecta Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário