A Polícia Civil do Piauí prendeu, nesta quarta-feira, 2, três homens suspeitos de envolvimento no sequestro e homicídio do adolescente Carlos Alexandre, de 14 anos, ocorrido em Teresina. Os suspeitos são apontados como integrantes da facção criminosa Bonde dos 40, com atuação predominante na zona Sul da capital.
![]() |
Membros do B40 são presos suspeitos de sequestro de adolescente/Reprodução |
Entre os presos está um indivíduo conhecido como “Rato”, apontado como líder local da facção e responsável pela coordenação de pontos de venda de drogas nas regiões da Vila Jerusalém e Três Andares. Também foram detidos Mateus e Michael, ambos com antecedentes criminais por homicídio. A dupla também já havia sido identificada em um arrastão a um restaurante, na mesma zona da cidade.
Segundo as investigações, o trio teve participação direta no desaparecimento e assassinato do adolescente. O crime teria sido cometido como forma de represália interna da facção.
Um quarto mandado de condução foi cumprido contra um idoso, proprietário do veículo utilizado no sequestro. De acordo com a Polícia Civil, ele não será indiciado, pois teve o carro tomado pelos criminosos enquanto estava em estado de embriaguez. A versão foi confirmada por testemunhas, e o homem foi liberado após prestar depoimento.
Dois dos suspeitos presos já estavam recolhidos no sistema prisional por envolvimento em outras infrações e agora passarão a responder também por esse novo caso. Durante o interrogatório, um dos detidos confessou detalhes da ação criminosa e apontou a presença de outros integrantes da facção na execução do crime.
Conforme as investigações da Polícia Civil, o sequestro e o assassinato de Carlos Alexandre teria sido ordenado como parte de conflitos internos e medidas disciplinares impostas pela organização criminosa. No entanto, as apurações indicam que o adolescente não tinha qualquer vínculo com facções.
O caso
Carlos Alexandre, conhecido como “Menor Xand” nas redes sociais, desapareceu no dia 26 de maio, após ser visto pela última vez com a namorada na Vila da Guia, zona Sul da capital piauiense. Testemunhas relataram que o adolescente foi forçado a entrar em uma caminhonete Hilux de cor cinza.
A família nega qualquer envolvimento do jovem com o crime e reforça que ele foi sequestrado. A região onde ocorreu o desaparecimento é marcada por disputas entre facções criminosas, o que pode ter relação com o caso.
![]() |
DHPP prende suspeito de envolvimento no desaparecimento de adolescente/Reprodução |
Corpo encontrado
O corpo localizado em estado avançado de decomposição no dia 4 de junho, em uma área de matagal na localidade Torrões, zona Sul de Teresina, foi identificado como sendo do adolescente Carlos Alexandre Pereira de Sousa, de 14 anos. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (12/06) pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
![]() |
Restos mortais são encontrados em estado de decomposição na zona Sul de Teresina/Reprodução |
Com informações do Portal Conecta Piauí