A operação de grande porte realizada nesta quinta-feira, 10, pelo Departamento de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) resultou na prisão de 14 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas e de integrarem a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A ofensiva aconteceu simultaneamente nas cidades de Piracuruca, Piripiri, Batalha e Parnaíba, todas no Norte do Piauí, com apoio de equipes especializadas da Polícia Civil.
![]() |
Membros do PCC estão entre 14 presos em megaoperação do Denarc no Norte do Piauí/Divulgação DENARC |
Ao todo, foram cumpridas 47 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. As investigações apontam que parte dos alvos exerce liderança dentro da organização criminosa, inclusive com ramificações entre familiares de figuras públicas da região.
Um dos principais procurados é irmão de uma vereadora de Piracuruca, identificado como uma das lideranças do grupo. A parlamentar teve a residência alvo de mandado de busca, e uma irmã dela, grávida, foi presa na operação. A identidade da vereadora não foi revelada pelas autoridades.
![]() |
Membros do PCC estão entre 14 presos em megaoperação do Denarc no Norte do Piauí/Divulgação DENARC |
Durante a ação, os policiais apreenderam armas de fogo, entorpecentes, veículos e uma quantia significativa em dinheiro: R$ 60 mil em espécie. As apreensões se somam a outras ocorridas em fases anteriores da operação, incluindo um caso em que R$ 800 mil em espécie foram encontrados.
De acordo com o coordenador do DENARC, delegado Samuel Silveira, a investigação também identificou dois empresários envolvidos diretamente com a facção. Eles utilizavam revendedoras de veículos como fachada para o tráfico de drogas. Um deles, que já havia sido preso em fase anterior, voltou a ser detido nesta nova etapa. Juntos, os dois mantinham três concessionárias, todas fechadas após as apreensões desta quinta-feira.
“Mais uma ação do Pacto pela Ordem, polícia civil, polícia militar, desta vez com apoio da Secretaria de Justiça, realizando uma bela ação no norte do Estado. Coronel Galvão, mais de 40 mandatos foram cumpridos, 14 indivíduos presos, muita droga, armas apreendidas, quase 30 veículos apreendidos e muito dinheiro”, disse.
![]() |
Membros do PCC estão entre 14 presos em megaoperação do Denarc no Norte do Piauí/Divulgação DENARC |
O delegado explicou ainda que o fluxo da droga saía do Ceará e chegava a Piracuruca, de onde era distribuída para municípios vizinhos. Segundo ele, o principal articulador da célula criminosa é conhecido pela alcunha de “Alemão” e seria o elo entre as operações no Norte do Piauí e a cidade de Fortaleza, no Ceará. Com informações do Portal Conecta Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário