Páginas

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Incêndio florestal atinge 80km e força evacuação de comunidades no interior do Piauí

Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu, na noite de domingo, 3, o município de Pavussu, localizado a 401 km de Teresina. As chamas se espalharam rapidamente e atingiram 80 km² das comunidades de Baixa Escura, Santo Antônio, Caititu e Canaã.

Incêndio florestal atinge 80km e força evacuação de comunidades/Reprodução 


De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, professor Werton Costa, a secretaria está monitorando o avanço do fogo por meio do Painel do Fogo, uma plataforma de visualização por satélite.

"Essa visualização por satélite e por plataforma de monitoramento permitiu identificar que o risco era altíssimo, considerando as condições de vento, temperatura e o relevo da região. Havia um risco real de o incêndio atingir imóveis e colocar vidas em perigo", explicou.

O coordenador do centro de gerenciamento de riscos e desastres (CEGRID), Michell Francisco, explicou que o incêndio teve início na última quarta-feira (30) na zona rural do município de Canto do Buriti.

"Esse incêndio começou na quarta-feira, 30, na zona rural de Canto do Buriti e foi se alastrando gradativamente, impulsionado pelos ventos fortes típicos dessa época na região. E na noite de ontem, houve uma aproximação na região da zona urbana do município de Pavussu. Muitas comunidades foram atingidas, com danos significativos ao meio ambiente, às produções da lavoura e, talvez, consequentemente, da produção pastoril da região. Cabeças de gado e pequenos animais", comentou.

Diante da gravidade da situação, a Defesa Civil do Estado do Piauí iniciou um protocolo de evacuação das comunidades afetadas e acionou, pela primeira vez, o sistema Defesa Civil Alerta (DCA).

"O alerta foi enviado por celular. Optamos pelo padrão severo, com orientação para que as pessoas observassem o avanço das chamas e procurassem abrigo seguro ao primeiro sinal de perigo na área urbana", acrescentou.

Ainda segundo o professor Werton Costa, o gabinete de crise do Governo do Estado foi imediatamente informado. A Secretaria de Meio Ambiente e a brigada de incêndio do município também foram mobilizadas para definir estratégias de contenção. Brigadas de municípios vizinhos estão sendo enviadas para reforçar o combate ao fogo.

"Equipes de brigadistas de outros municípios serão posicionadas em pontos estratégicos para conter o avanço do incêndio, especialmente em áreas prioritárias, como aquelas com maior concentração de moradores", destacou.

Incêndio florestal atinge 80km e força evacuação de comunidades/Reprodução 

O Corpo de Bombeiros chegou nesta segunda-feira, 4, ao município. As equipes estão utilizando drones para realizar o mapeamento da área, observando as condições de vento, temperatura e o possível deslocamento do fogo. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário