Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Criança de 8 anos desmaia após vazamento de gás em Parnaíba; saiba como identificar

Um menino de 8 anos ficou desacordado após inalar gás de cozinha em ume residência localizada no bairro Frei Higino, em Parnaíba, litoral do Piauí, na manhã desta sexta-feira (24). Segundo o Corpo de Bombeiros, o caso foi provocado por um vazamento em um botijão de gás. O tenente Alves informou que a corporação foi acionada por volta das 10h50 para atender a ocorrência.

Imagem ilustrativa/Reprodução Web

“A guarnição foi até o local e constatou que houve o rompimento do registro de gás. Os próprios moradores conseguiram conter a situação inicialmente, colocando o botijão para fora de casa”, explicou.

Os bombeiros fizeram a retirada do registro e cessaram o vazamento. Durante o incidente, a criança inalou um pouco do gás, começou a apresentar sinais de tontura e chegou a desmaiar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro ao menino.

De acordo com o Corpo de Bombeiros tanto o registro quanto a mangueira de gás possuem validade de cinco anos, conforme determinação do Inmetro. Após esse período devem ser substituídos.

Para o registro, é fundamental verificar a validade do regulador (geralmente impressa na parte de baixo ou de cima do aparelho) e trocá-lo após esse período para evitar riscos de vazamentos, instabilidade de pressão e acidentes graves.

mangueira de gás pode ressecar e criar rachaduras, aumentando o risco de vazamentos. É importante trocar a mangueira após o vencimento, mesmo que não apresente problemas visíveis, e sempre verificar a data de fabricação no produto antes de comprar.

Como identificar vazamento de gás em casa

O vazamento de gás pode ser perigoso e exige atenção imediata. Alguns sinais que indicam que há gás escapando incluem:

  • Odor forte de gás: o gás de cozinha possui um odor característico adicionado justamente para alertar sobre vazamentos;
  • Barulho de assobio ou chiado próximo ao botijão, registro ou mangueira;
  • Chamas irregulares no fogão ou dificuldade de acender;
  • Vapor ou bolhas de gás em mangueiras e conexões, especialmente se o local estiver úmido;
  • Sintomas de intoxicação em moradores, como tontura, dor de cabeça, náusea ou dificuldade para respirar.

O que fazer em caso de vazamento

  1. Se identificar algum sinal de vazamento, siga estes passos para garantir segurança:
  2. Não acenda fogo ou use faíscas, evite fósforos, isqueiros e aparelhos elétricos próximos;
  3. Ventile o ambiente imediatamente, abrindo portas e janelas;
  4. Feche o registro do botijão para interromper o fluxo de gás;
  5. Afaste pessoas e animais do local até que o risco seja controlado;
  6. Acione os Bombeiros pelo número 193, caso o vazamento seja grande ou você não consiga controlar sozinho;
  7. Verifique mangueira e registro, mesmo que não haja sinais de vazamento visíveis, substitua-os se estiverem vencidos ou danificados;
  8. Evite ligar interruptores ou aparelhos elétricos antes de garantir que o ambiente está ventilado e seguro. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário