A Caixa Econômica Federal começou a liberar, nesta semana, o vale-recarga do Programa Gás do Povo para cerca de 1 milhão de famílias em dez capitais brasileiras. O benefício, que substituirá gradualmente o Auxílio Gás, permite a recarga gratuita do botijão de 13 quilos em revendas credenciadas pelo governo federal.
![]() |
| Caminhão com carga de gás/Reprodução |
O programa está disponível em Salvador, Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, Recife, Teresina, Natal, Porto Alegre e São Paulo. A retirada do gás será feita diretamente nos pontos de venda cadastrados, sem intermediários. No ato da recarga, o responsável pela família poderá validar o benefício utilizando:
Cartão com chip do Bolsa Família e senha
Cartão de débito da Caixa
CPF acompanhado do código enviado ao celular informado no cadastro
A verificação ocorre por meio de um sistema eletrônico instalado nas revendedoras que aderiram voluntariamente à iniciativa.
Os beneficiários do Programa Gás do Povo são selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Entre os critérios estão:
Inscrição no Cadastro Único
Renda per capita de até meio salário mínimo
Cadastro atualizado há pelo menos 24 meses
Prioridade para famílias já atendidas pelo Bolsa Família
A nova política pública tem como objetivo ampliar o acesso ao gás de cozinha no país. A meta é alcançar até 15 milhões de famílias até março de 2026, o equivalente a cerca de 50 milhões de pessoas. Desde 23 de outubro, revendedoras podem aderir ao programa, desde que sejam cadastradas na Agência Nacional do Petróleo (ANP), estejam regulares na Receita Federal, possuam conta jurídica na Caixa e aceitem pagamentos pela máquina do banco conhecida como “azulzinha”. Com informações do Portal Meionews

Nenhum comentário:
Postar um comentário