A conta de energia deste mês de dezembro deve ficar 2,60% mais barata do que no mês anterior. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou a mudança do patamar da bandeira tarifária vermelha para amarela. A alteração passou a valer na terça-feira, 2.
Segundo a Equatorial Energia, responsável pelo fornecimento de energia no Piauí, a decisão se baseia na previsão de chuvas superiores às registradas em novembro na maior parte do país.
![]() |
| Conta de luz/Reprodução |
"A mudança de bandeira representa uma redução de 2,60% no valor total da fatura. Enquanto a bandeira vermelha exigia R$ 4,46 adicionais a cada 100 kWh consumidos, a bandeira amarela reduz esse custo extra para R$ 1,885 a cada 100 kWh", informou.
O gerente de Relacionamento da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem, explicou que as bandeiras são acionadas de acordo com o cenário de geração de energia no país. “Quando o cenário de chuvas não é o ideal para as hidrelétricas, o país aciona mais as termelétricas, o que encarece o custo e faz o bandeiramento mudar”, detalhou.
Composição da conta de luz
De acordo com a Equatorial Piauí, a maior parcela da conta, cerca de 37,55%, corresponde à compra da energia nas usinas e ao transporte pelas linhas de transmissão.
Esse valor é destinado às empresas geradoras, hidrelétricas, eólicas, solares e termelétricas, e às companhias que operam as linhas de transmissão, sem margem adicional para a distribuidora.
Os outros 33,35% da tarifa são referentes a impostos e tributos federais e estaduais, além de encargos definidos por lei.
Ainda segundo a Equatorial, todos os valores são arrecadados, mas repassados integralmente aos governos e aos fundos setoriais. A divisão dos custos é definida e fiscalizada pela ANEEL e detalhada mensalmente na fatura do consumidor. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário