Páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Litoral registra maiores acumulados de chuva no Piauí e alerta segue

A Defesa Civil do Piauí segue em monitoramento devido aos grandes acumulados de chuva no Piauí. O litoral do Piauí registrou nesta terça-feira, 27, os maiores acumulados. A cidade de Cajueiro da Praia teve o maior acumulado com 193 mm, seguido por Ilha Grande, com 189mm e Parnaíba, com 128mm.

Bairro Piauí em Parnaíba "piscinão" inundado/Reprodução 

“Esse volume é alto e nenhuma outra região recebeu chuva com esse volume. A motivação tem sido a aproximação de uma zona de convergência intertropical. A ZCIT é o sistema mais forte e ela foi potencializada pelo movimento de vórtex ciclônico. Então concentrou mais umidade nessa área”, explica o diretor de mitigação da Defesa Civil, Werton Costa.

Teresina registrou 27mm de chuva nesta terça-feira, 27. A cidade com menor índice registrado foi Luzilândia, com 7mm.

“A situação que aconteceu nesses últimos dois dias foi além do esperado. Tivemos uma precipitação acima da média, mas dentro do esperado por conta do início da quadra chuvosa que se aproxima relativo aos meses de fevereiro, março, abril e maio. Consequentemente trazendo grandes índices pluviométricos para toda região litorânea. A situação do município é de esperar novas chuvas para os próximos dias, contudo há um declínio da quantidade“, coordenador do Centro de Gerenciamento de Risco da Defesa Civil, Michell Francisco.

A Defesa Civil alerta a população do litoral do Piauí a ficar atento aos alertas emitidos pelos órgãos federais e estaduais. A orientação é evitar áreas de risco, pontos de alagamento e contato com redes eletrificadas.

Veja os volumes registrados no Piauí

193 mm em Cajueiro da Praia, 189 mm em Ilha Grande, 128 mm em Parnaíba, 113 mm em Miguel Alves, 97 mm em José de Freitas, 69 mm em União, 46 mm em Barras, 44 mm em Alto Longa, 40 mm em Picos, 31 mm em Joca Marques, 31 mm em Matias Olímpio, 29 mm em Uruçuí, 27 mm em Teresina, 25 mm em Floriano, 24 mm em Murici dos Portelas, 19 mm Joaquim Pires, 16 mm Palmeirais e 7 mm Luzilândia.

Previsão de mais chuvas para o litoral do Piauí

40 municípios da faixa litorânea, Cocais e Carnaubais tem previsão de chuvas intensas nesta quarta-feira, 28. As chuvas ficarão entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os municípios com alerta de chuvas intensas são: Barras, Batalha, Boa Hora, Bom Princípio do Piauí, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Buriti dos Lopes, Cabeceiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Campo Largo do Piauí, Capitão de Campos, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Domingos Mourão, Esperantina, Ilha Grande, Joaquim Pires, Joca Marques, Lagoa Alegre, Lagoa de São Francisco, Luís Correia, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Miguel Alves, Milton Brandão, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Nossa Senhora dos Remédios, Parnaíba, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, Porto, São João da Fronteira, São João do Arraial, São José do Divino e União.

Há ainda previsão de chuvas para todos os outros municípios do Piauí, porém em menor intensidade. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário