quinta-feira, 25 de junho de 2026

Azul anuncia retomada de voos para Parnaíba com ligação direta a Confins (MG)

O litoral piauiense se prepara para um importante reforço na sua malha aérea. A companhia aérea Azul anunciou oficialmente que vai retomar suas operações em Parnaíba a partir de novembro de 2026. A grande novidade da operação é a criação de uma rota direta ligando a cidade ao Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, um dos principais hubs de conexão do país.

Aeroporto de internacional de Parnaíba/arquivo/infocopiaui.com

O objetivo da nova rota é ampliar a conectividade do Piauí com importantes mercados turísticos nacionais e internacionais, facilitando o acesso de viajantes a destinos consagrados da região, como o Delta do Parnaíba e a Rota das Emoções.

Frequência e venda de passagens

Os voos serão realizados duas vezes por semana, com frequências garantidas em ambos os sentidos:

Dias de operação: quartas-feiras e sábados.

Início das vendas: os bilhetes estarão disponíveis para compra a partir do dia 14 de julho.

Aeronaves modernas e mais conforto

A Azul escalou para a rota os modernos jatos Embraer 195-E2. As aeronaves têm capacidade para transportar até 136 passageiros, oferecendo uma viagem rápida e confortável até o litoral piauiense.

A escolha estratégica por Confins não é por acaso. O aeroporto mineiro conecta passageiros a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Com a ligação direta, Parnaíba entra de forma mais robusta na rota do turismo global, prometendo impulsionar a hotelaria, o comércio local e o desenvolvimento econômico de toda a região norte do estado. Com informações do Portal Infocopiauí

Homem é preso pela 2ª vez após expor órgão genital a mulher em supermercado no Piauí

Um homem foi preso suspeito de importunar sexualmente uma funcionária de um estabelecimento comercial localizado na região da Grande Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina. A prisão foi efetuada na manhã desta quinta-feira, 25, por equipes da 3ª Delegacia Seccional, sob coordenação do delegado Eduardo Aquino.

Homem é preso pela 2ª vez após expor órgão genital a mulher em supermercado/Reprodução 

No dia 17 de abril, o homem, identificado como Antônio Cláudio da Silva, havia  sido preso após outro caso. Na ocasião, ao avistar a criança na entrada de um conjunto habitacional, o suspeito desceu de uma motocicleta, agachou-se e passou a praticar os atos obscenos.

No caso mais recente, conforme a Polícia Civil, o suspeito teria exposto os órgãos genitais à funcionária de um estabelecimento, além de proferir comentários de teor invasivo e constrangedor à vítima.

Com esta nova vítima e com base nos elementos reunidos no Inquérito Policial, a Justiça considerou a gravidade concreta das condutas, o risco de reincidência e a necessidade de preservação da ordem pública.

CASO EM ABRIL

No dia 17 de abril, o homem foi preso após ser flagrado praticando atos libidinosos próximo a uma criança na Grande Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. O crime foi registrado em vídeo por testemunhas. O suspeito foi localizado no bairro Aroeiras.

As imagens também mostram que o homem só deixa o local após a aproximação de uma idosa, que presencia a cena. Com informações do Portal Meionews

Idoso é preso acusado de importunação sexual contra crianças no Dom Rufino em Parnaíba

O idoso Carlos Alberto dos Santos Cunha, 60, foi preso em flagrante na tarde desta terça-feira, 23, no Conjunto Dom Rufino 2, em Parnaíba, acusado de importunar sexualmente três crianças, sendo dois meninos de 1 e 12 anos e uma menina de 10 anos. 

Carlos Alberto, preso acusado de importunar sexualmente três crianças/Reprodução 

O caso foi denunciado na delegacia pelas mães das vítimas, ao relatarem que as crianças brincavam na rua quando o homem teria tentado tocar nas partes íntimas dos menores, além de se masturbar na frente deles. O caso foi confirmado por outros vizinhos que afirmaram ainda que o idoso já teria importunado as crianças em outros momentos. 

Há relatos ainda de uma quarta vítima, no entanto, por medo, a família se recusou prestar queixa na delegacia. Com informações do Portal Conecta Piauí

Detento passa mal e é encontrado morto em presídio de Parnaíba

Um detento identificado como Francisco José Cardoso da Silva, conhecido como “Dedé”, 62, morreu na madrugada desta quinta-feira, 25, dentro da Penitenciária Mista de Parnaíba, no litoral do Piauí. Segundo as primeiras informações, o interno teria apresentado problemas de saúde ainda durante a noite e chegou a ser encaminhado para atendimento médico antes de retornar à unidade prisional.

"Dedé" passou mal, foi levado a uma unidade hospitalar, onde recebeu medicação e após o atendimento, ele foi reconduzido ao presídio/Reprodução 

De acordo com informações preliminares, Dedé passou mal na noite anterior e foi levado a uma unidade hospitalar da cidade, onde recebeu medicação e apresentou melhora no quadro clínico. Após o atendimento, ele foi reconduzido ao presídio normalmente. Já durante a madrugada, outros internos e agentes perceberam que o detento não apresentava sinais vitais, sendo encontrado sem vida dentro da cela.

Francisco José Cardoso havia sido preso pela Polícia Civil do Piauí em março deste ano, durante uma ação realizada na Avenida Pinheiro Machado, em Parnaíba. Contra ele existiam mandados de prisão em aberto relacionados a crimes de furto e tráfico de drogas, o que resultou em sua captura e posterior encaminhamento ao sistema prisional.

As circunstâncias da morte deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a causa do óbito nem se o corpo passará por exames que possam esclarecer o que provocou a morte do interno dentro da unidade prisional. Com informações do Portal Conecta Piauí

Tutor é preso suspeito de maus-tratos a cachorro em Parnaíba

Um homem foi preso nesta quarta-feira, 24, suspeito de maus tratos contra um cachorro na cidade de Parnaíba. De acordo com o delegado Renato Pinheiro, há cerca de dois meses a polícia já havia orientado o tutor sobre os cuidados com o animal após o registro de ocorrência. 

Tutor é preso suspeito de maus-tratos a cachorro/Reprodução 

“Ele foi orientado do que tinha que ser modificado. Fizemos a constatação lá e o cão estava na mesma situação. Desnutrido, desidratado e fraco. Não encontramos alimentação alguma e não tinha água limpa. Ele tinha uma corrente apertada e estava infestado de parasitas”, informou. 

Após o resgate, o animal foi periciado e recebeu atendimento veterinário. “Ele testou positivo para leishmaniose visceral, mas já está sendo tratado. Ele agora encontra-se com uma tutora de nossa confiança”, disse o delegado. 

O tutor do animal foi encaminhado para a Central de Flagrantes, onde ele foi autuado e submetido aos procedimentos cabíveis. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Rafael avalia flexibilizar expediente de servidores na segunda, 29, no jogo do Brasil

O governador Rafael Fonteles (PT) descartou a possibilidade de ponto facultativo na próxima segunda-feira, 29, quando a Seleção Brasileira iniciará a fase mata-mata da Copa do Mundo de 2026. Apesar disso, o gestor afirmou que deve flexibilizar o horário de trabalho para que os servidores estaduais consigam assistir à partida em suas casas.

Taça FIFA e bola oficial do Mundial 2026/Reprodução 

"Ponto facultativo não, mas nós estamos estudando liberar um pouco mais cedo para que as pessoas possam chegar em casa, porque o jogo vai ser às 14h e o expediente é até as 13h30. Nós devemos, em breve, anunciar uma redução da carga horária no dia do jogo de segunda-feira", declarou o gestor à imprensa nesta quinta-feira, 25.

A medida deve ser repetida caso o Brasil siga avançando para as próximas fases da competição. “Já olhei o calendário e, o Brasil passando, o outro jogo nas oitavas parece que vai ser no domingo, o outro vai ser no sábado e o outro, a semifinal, em uma quarta-feira, e a final, em um domingo", ressaltou Fonteles.

Rafael Fonteles, Governador do Piauí/Reprodução 

A Seleção Brasileira encerrou a primeira fase da Copa do Mundo na liderança do Grupo C e agora aguarda quem será o seu adversário no mata-mata. Apesar do início irregular na competição, o governador do Piauí revelou otimismo após a vitória por 3x0 contra a Escócia. “Eu já estava confiante jogando mal, imagina jogando bem”, concluiu. Com informações do Portal Conecta Piauí

Homem é preso acusado de estuprar mulher com deficiência no interior do Piauí

A Delegacia Seccional de Campo Maior, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis de Campo Maior, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de E.S.F., investigado pela prática, em tese, do crime de estupro de vulnerável, previsto no art. 217-A, §1º, do Código Penal.

E.S.F., preso por força de mandado acusado de estuprar mulher com deficiência/Reprodução 

De acordo com as investigações, a vítima, uma mulher de 50 anos portadora de deficiência intelectual, teria sido abordada pelo investigado enquanto varria a calçada de sua residência e atraída para o interior de uma panificadora onde ele trabalhava. No local, conforme apurado, o investigado teria praticado atos libidinosos mediante violência, causando lesões na vítima. As diligências conduzidas pela Polícia Civil, aliadas ao boletim de ocorrência, relatório técnico de atendimento, laudo pericial sexológico e demais elementos informativos produzidos no inquérito policial, resultaram na identificação do investigado e na representação pela prisão preventiva, posteriormente deferida pelo Poder Judiciário, com parecer favorável do Ministério Público.

A Polícia Civil do Estado do Piauí reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e das pessoas em situação de vulnerabilidade, destacando que continuará atuando de forma firme e técnica na apuração de crimes dessa natureza, visando à responsabilização dos autores e à garantia da segurança e da dignidade das vítimas. Com informações do Portal Conecta Piauí

Parnaíba ganha nova Central de Alternativas Penais e ampliação de unidade prisional

A Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS) inaugurou, nesta quinta-feira, 25, a nova sede da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) em Parnaíba, no litoral do estado.

Parnaíba ganha nova Central de Alternativas Penais e ampliação de unidade prisional/Divulgação AsCom SEJUS 

O espaço está localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro da cidade, e tem como objetivo fortalecer as ações voltadas à ressocialização e ao acompanhamento de pessoas que cumprem medidas alternativas à prisão.

As alternativas penais são previstas na legislação brasileira e abrangem medidas como penas restritivas de direitos, suspensão condicional do processo e da pena, conciliação, mediação e práticas de justiça restaurativa. Também incluem medidas cautelares que podem substituir a prisão preventiva em situações específicas.

Segundo a SEJUS, a inauguração ocorreu no mesmo dia em que o Governo do Estado entregou novas estruturas na Penitenciária Mista de Parnaíba, incluindo um refeitório e a ampliação do número de vagas na unidade prisional.

Investimentos em estrutura e ressocialização

Durante a solenidade, o gerente da Penitenciária Mista de Parnaíba, Vinicius Rodrigues, destacou que os investimentos beneficiam tanto os internos quanto os profissionais que atuam na unidade.

“Essas melhorias contemplam duas grandes frentes: melhores condições de acolhimento e dignidade para os presos e melhores condições para quem trabalha na unidade. A logística faz toda a diferença. Não é apenas chegar e encarcerar. Existe todo um caminho que precisa ser percorrido para que o trabalho seja realizado”, afirmou.

Segundo ele, a ampliação da estrutura contribui diretamente para o fortalecimento das ações de ressocialização.

“Esse refeitório traz dignidade não apenas para os policiais, mas também para os internos. A ampliação do número de vagas possibilita um trabalho ainda melhor, principalmente nas ações de ressocialização. Vamos trabalhar firmemente a disciplina, mas também projetos, educação e atendimentos espirituais para que possamos contribuir para a transformação dessas pessoas”, ressaltou.

Ampliação de vagas e combate à superlotação

Reprodução/AsCom SEJUS

O secretário de Justiça do Piauí, Heitor Bezerra, ressaltou que os investimentos fazem parte do planejamento da atual gestão para ampliar a capacidade e melhorar as condições do sistema penitenciário estadual.

“Aqui em Parnaíba estamos entregando hoje 100 vagas. Daqui a dois meses, entregaremos mais 100. A unidade começou com 176 vagas e passará a contar com mais de 600. Isso mostra que estamos praticamente triplicando a capacidade da unidade”, afirmou.

De acordo com o secretário, a ampliação da estrutura é fundamental para garantir condições adequadas de reintegração social. “Só é possível realizar um trabalho de reintegração social, promover oportunidades de trabalho e educação, se houver condições adequadas. Isso passa pela quantidade de vagas, pela qualidade das estruturas e pelo reforço do efetivo”, destacou.

Heitor Bezerra informou ainda que a unidade recebeu recentemente 28 novos policiais penais e conta com uma equipe multiprofissional para atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência religiosa. Questionado sobre o acompanhamento dos egressos do sistema prisional, o secretário destacou o trabalho desenvolvido pelo programa Foco Social.

“No Piauí, temos o Foco Social, que acompanha mais de 2 mil pessoas que já cumpriram suas penas e hoje estão sendo reintegradas por meio de atividades que contribuem para uma vida digna”, afirmou.

O secretário também comentou o cenário da superlotação carcerária, problema enfrentado pela maior parte dos estados brasileiros.

“Quando assumimos a Secretaria de Justiça, tínhamos cerca de 3 mil vagas e 5.300 pessoas privadas de liberdade. Hoje, temos mais de 4.870 vagas e a população carcerária ultrapassa 8.500 internos. Até o fim da gestão, com as obras previstas, devemos alcançar mais de 6 mil vagas no sistema prisional do estado”, explicou.

Segundo ele, a construção de novas estruturas e a melhoria das condições de trabalho dos policiais penais refletem diretamente na segurança e no processo de ressocialização.

“Quem chega com uma solução simples para o sistema prisional está equivocado. A solução é complexa e passa por diversas medidas. Estamos investindo em estruturas, reforço de efetivo, educação e trabalho para que possamos entregar um sistema mais humanizado e que gere resultados para toda a sociedade”, concluiu. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Vereadora é presa pela PF após sacar R$ 500 mil em agência no interior do Piauí

A Polícia Federal prendeu em flagrante uma mulher que sacava um valor de aproximadamente R$ 500 mil em uma agência bancária no município de Piripiri, interior do Piauí. O Cidadeverde.com apurou que a presa é a vereadora de Piripiri, Francinalva de Melo (PDT).

R$ 500 mil sacado pela vereadora e apreendidos pela Polícia Federal/Divulgação PF

O Cidadeverde.com busca contato com a defesa. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Segundo a Polícia Federal, a prisão foi motivada por movimentações financeiras suspeitas, incompatíveis com a capacidade econômica declarada pela investigada.

A reportagem apurou que a investigação se baseou em relatórios do COAF e que a vereadora seria sócia-administradora de sete empresas sediadas em Fortaleza, no Ceará, Piripiri e Teresina, no Piauí. As movimentações atipicas em dinheiro seriam, segundo a Polícia Federal, para encobrir os valores robustos celebrados por empresas privadas com contratos públicos. 

A informação de que ela realizaria o saque foi apurada pela PF e tinha a justificativa que seria para compra de imóveis. Acompanhada, a vereadora foi pega em flagrante no dia em que realizava o saque na agência do Banco do Brasil. 

As investigações apontam indícios de lavagem de dinheiro. Ao Cidadeverde.com o presidente da Câmara de Piripiri, Euler Monteiro (PDT), afirmou que a informação foi recebida na manhã desta quinta-feira, 25, e que a Casa não irá se manifestar no momento.    

"Recebemos pela manhã a notícia pela imprensa. Ainda muito recente, vamos aguardar informações mais concretas", afirma o presidente. 

A investigada foi presa em flagrante e permanece à disposição da Justiça. As diligências prosseguem para apurar a eventual participação de outras pessoas físicas e jurídicas.

Além do dinheiro, foi apreendido com a vereadora um telefone celular, que pertencia a ela, e um cheque em nome da vereadora no valor de R$ 10.417 mil. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Um dos navios que farão a primeira operação do Porto de Luís Correria chega à costa do Piauí

Um dos navios que irão participar da primeira operação do Porto de Luís Correia já está atracado próximo à costa do Piauí. Além de vídeos gravados por populares nas redes sociais, o Cidadeverde.com acompanhou a chegada da embarcação por meio de uma plataforma global de rastreamento marítimo.

Navio atracado próximo à costa do Piauí/Reprodução 

O Cidadeverde.com apurou que o navio, com capacidade para nove mil toneladas, deve atracar no Terminal de Uso Privado (TUP) para realizar o transporte de uma carga de minério de ferro para outra embarcação de maior porte em alto-mar, com espaço para 110 mil toneladas, que levará o produto para a China.

Navio atracado próximo à costa do Piauí/Reprodução

A técnica de transporte é conhecida como "transbordo de granéis" entre embarcações. A expectativa é que as próximas etapas de operação sejam ampliadas com a instalação dos terminais de contêineres, de industrialização de pescado e de fertilizantes, que ainda estão em fase de construção. Com informações do Portal Cidade verde.com


Em breve mais informações