Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Agentes penitenciários participarão de curso em Parnaíba

A ACADEPEN realiza no próximo sábado (07) na Penitenciária Mista de Parnaíba, o I Curso de Patrulha Penitenciária no Piauí.
 A Academia de Formação e Capacitação do Pessoal Penitenciário do Piauí (ACADEPEN), órgão subordinado à Secretaria da Justiça do Estado, realiza no sábado (07) na Penitenciária Mista de Parnaíba, o I Curso de Patrulha Penitenciária no Piauí, destinado aos Agentes penitenciários de do Litoral, o evento contará ainda com a participação de convidados da Polícia Militar.
O Curso será ministrado pelo professor convidado da ACADEPEN/SEJUS, agente penitenciário do Ceará, especialista em segurança pública estratégica, Paulo José (PJ) e tem como objetivo capacitar os profissionais do Sistema Penitenciário do Piauí, em especial os agentes prisionais para desenvolver uma orientação pautada pelos princípios estabelecidos na Lei de Execução Penal e nas normas relacionadas à dignidade da pessoa humana. Conhecendo também os equipamentos e os meios que possam ser acionados em situações de patrulha e primeiras medidas diante de estados de crise, assim como dar conhecimento e habilitar aos operadores de segurança, técnicas de uso controlado de instrumentos de menor potencial ofensivo.
Para o diretor da Acadepen da Sejus, Jacinto Teles, o que é fundamental no processo de formação contemporâneo executado hoje na instituição de ensino do pessoal penitenciário, é o fato de se investir na capacitação compatibilizando a parte técnica de segurança prisional com a relacionada à defesa da dignidade da pessoa privada de liberdade.
Teles, enfatiza que a prova inequívoca dessa nova doutrina penitenciária, foi a instituição da nova grade curricular regulamentada por decisão do secretário de Justiça Daniel Oliveira Valente, que fez constar dessa atual matriz curricular, disciplinas como Inteligência e segurança penitenciária, teoria e prática de tiro defensivo e direitos humanos na perspectiva da humanização penitenciária, apenas para citar parte do que ali está estabelecido.
Edição: PpC

Nenhum comentário:

Postar um comentário