Páginas

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Azul encerra de vez voos para Parnaíba e São Raimundo Nonato

A companhia aérea Azul anunciou, nesta segunda-feira, 11, o encerramento das operações em 14 cidades brasileiras, incluindo Parnaíba e São Raimundo Nonato, no Piauí. A medida faz parte de um processo de “racionalização” das rotas iniciado em julho.

As operações eram realizadas com aeronaves ATR 600, com capacidade para 70 passageiros/Reprodução 

Em nota, a empresa informou que os ajustes levam em conta fatores como aumento dos custos operacionais da aviação impulsionados pela alta do dólar e pela crise global na cadeia de suprimentos, além de questões ligadas à disponibilidade de frota e ao atual processo de reestruturação.

Com a mudança, a Azul passará a concentrar suas operações nos aeroportos de Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife, reduzindo rotas com conexões.

Passagens aéreas dos voos de Parnaíba já estão sendo vendidas

Anúncio do encerramento 

O primeiro anúncio sobre a redução de destinos foi feito em janeiro deste ano, quando a companhia comunicou que deixaria de operar em 13 cidades, com suspensões gradualmente implementadas entre janeiro e março. Em julho, a empresa ampliou os cortes, reduzindo mais de 50 rotas "não rentáveis", e, agora, a lista chegou a 14 cidades, com os ajustes finais ocorrendo neste mês de agosto.

As cidades afetadas são: Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Campos (RJ); Correia Pinto e Jaguaruna (SC); Mossoró (RN); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Rio Verde (GO); Barreirinha (MA); Três Lagoas (MS); e Ponta Grossa (PR). 

São Raimundo Nonato recebeu voo inaugural em 2022

O Aeroporto Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, recebeu seu voo inaugural da Azul Linhas Aéreas em 10 de dezembro de 2022. A partir de 15 de dezembro daquele ano, a companhia passou a operar voos regulares entre Recife e o município, com duas frequências semanais, conectando também a cidade a Petrolina (PE).

As operações eram realizadas com aeronaves ATR 600, com capacidade para 70 passageiros. Para viabilizar os voos, o aeroporto passou por uma série de adequações estruturais e operacionais, incluindo melhorias para processamento de passageiros, segurança e aquisição de equipamentos conforme as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Recuperação judicial

A Azul está em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos desde 28 de maio deste ano. A companhia firmou acordos de reorganização financeira com parceiros estratégicos, incluindo as norte-americanas United e American Airlines, visando captar US$ 950 milhões em investimentos. A reestruturação total da empresa está estimada em cerca de US$ 1,6 bilhão. A Azul afirma que as vendas e operações seguem normalmente e que bilhetes, benefícios e pontos do programa Azul Fidelidade serão mantidos. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário