O Aeroporto de Parnaíba foi inaugurado em 19 de outubro de
1971 e nesta quarta-feira(19) completa 45 anos de existência. Localizado a oito quilômetros do centro da cidade de Parnaíba, município
com aproximadamente 153.000 habitantes, situado no litoral, Norte do Estado do
Piauí.
Nas décadas de 70, 80 e 90, as empresas aéreas PARAENSE,
TABA, VASP, VARIG, CRUZEIRO, RIO-SUL, NORDESTE e TRANSBRASIL chegaram a operar
com voos regulares ligando as principais regiões do país e Europa.
No início de suas operações, o aeródromo foi administrado
pelo Segundo Comando Aéreo Regional, COMAR II, e depois pelo Governo do Estado
do Piauí, através de convênio celebrado com o Ministério da Aeronáutica, em
fevereiro de 2000, o Governo do Estado (Gabinete Militar), renovou convênio
pelo prazo de 15 anos, para administração e manutenção do Aeroporto.
Em Agosto de 1983, com a extinção do Departamento de
Proteção ao Voo, DPV, unidade do Serviço Regional de Proteção ao Voo, SRPV-RF a
Estação Meteorológica de Superfície (EMS-3), existente nesta Dependência,
passou a ser administrada pela empresa de Telecomunicações da Aeronáutica S/A,
TASA, através do seu Grupamento de Telecomunicações Aeronáuticas de Parnaíba
(GTAPB). Em 1996, após absorção da TASA pela Infraero, passou a denominar-se
Grupamento de Navegação Aérea de Parnaíba (GNAPB), estando em pleno
funcionamento H-18.
Em 2000, a Oceanair, operou com voo regular neste Aeroporto.
Em julho de 2003, foi denominado como Aeroporto Internacional
de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho, através da Lei nº 010704, publicada
no Diário Oficial da União nº 139, de 22.07.2203, em homenagem Póstuma ao
Ex-Prefeito do Município de Parnaíba-PI.
Em junho de 2004, passou a ser administrado pela Infraero
através do convênio nº 14/2004/090, firmado pelo prazo de 05(cinco) anos,
prorrogável por igual período, com o objetivo de realizar as atividades
inerentes à navegação aérea do Grupamento de Navegação Aérea de Parnaíba -
denominado de GNAPB, operação e administração do Aeródromo e exploração
comercial, face a necessidade de fomentar o desenvolvimento integrado da região
do Delta do Parnaíba, atendendo interesses comuns do Governo Estadual e da
INFRAERO, ou seja, promovendo a satisfação e a segurança dos passageiros
embarcados e desembarcados e apoiar o Governo Federal na consecução de metas e
objetivos nacionais de expansão do turismo, com vistas a alavancar o
crescimento do emprego e da renda da região, bem como a melhoria da balança de
pagamentos.
Visando utilizar o Aeroporto como porta de entrada para os
turistas estrangeiros destinados ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
(MA), do Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE), em 27 de outubro de 2005,
foi habilitado para o Tráfego Aéreo Internacional de Passageiros, através da
portaria nº 1.234/GC5, de 27 de outubro de 2005, do Comando da Aeronáutica, com
isso, no final de 2006 e início de 2007, o Aeroporto recebeu oito voos charters
da Air Italy procedentes de Verona (Itália).
Atualmente o terminal funciona diariamente de 7h às 19h e
conta com voos comerciais de sexta a domingo. As rotas são operadas pelas
empresas aéreas Azul e Piquiatuba, ligando a cidade piauiense a Recife (PE) e
Teresina (PI), outras empresas tentaram explorar a aviação na cidade, porém não obtiveram êxito.
Por fim, para atender as exigências do órgão regulador,
encontra-se concluída a obra de ampliação e reforço da pista de pouso e
decolagem. A pista com 2.500 metros de comprimento, está preparada para receber voos internacionais, fretados ou regulares.
O terminal de passageiros é inspirado na arquitetura
modernista do Aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro.
|
Pioneira na aviação brasileira, a extinta VASP operou voos para Parnaíba |
|
A Companhia Riograndense também teve suas aeronaves em solo parnaibano
Por Teodoro Netto
|