Editado por ParnaibapontoCom
Usuários do Plano Médico de Assistência e Tratamento
(Plamta) e Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado do Piauí
(Iaspi), antigo Iapep, ficaram sem atendimento nesta segunda-feira (13). Os
médicos que atendem pelos dois planos de saúde suspenderem as atividades por 24
horas, após assembleia geral realizada na terça-feira (7). A categoria
reivindica o atraso de cinco meses no pagamento, além de outros fatores que não
estão sendo cumpridos.
Aproximadamente 200 mil usuários são prejudicados com a
paralisação. Os pacientes devem remarcar as consultas, exames e demais
procedimentos que estão marcados para hoje. Vale ressaltar que haverá
atendimento somente em casos de urgência e emergência.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí
(Simepi), Samuel Rêgo, a paralisação também é uma forma de alertar a população
e os gestores sobre a real situação dos planos de saúde estadual.
“O servidor é descontado em folha, não há inadimplência e
isso faz a gent
e se perguntar: para onde vai esse dinheiro? Quando o paciente
precisa fazer uma cirurgia, o Plamta nega. Já fizemos várias negociações com os
representantes dos planos e os acordos não são cumpridos. “, diz Samuel Rêgo.
A categoria também reivindica em caráter de advertência pelo
não cumprimento dos acordos firmados com a classe, os constantes e
injustificados atrasos de pagamentos, as excessivas burocracias impostas ao
médico prestador, as glosas injustificadas e abritrárias, a defasagem nos
valores dos procedimentos e elevado custo imposto ao médico para aquisição e
uso da licença biométrica.
A diretora-geral Iaspi, a medica Daniele Aita, disse que o
plano vem realizando pagamentos dentro dos prazos e a previsão dada em janeiro
com o Sindicato de Hospitais (Sindhospi) está sendo cumprida.
"Todos têm acesso a pedir recurso e tem a possibilidade
de receber conforme correção da fatura", diz a diretora do Iaspi.
Daniele Aita enfatiza ainda que não há motivo real para
paralisação, pois foram solucionados, inclusive, problemas técnicos, com a
digitalização de guias de atendimentos de forma que não haverá prejuízos na
fatura do prestador referente à produção de janeiro deste ano, cuja auditoria
será realizada em março.
A diretora do Iaspi explica que todas as demandas estão
sendo viabilizadas para que os atendimentos não sejam interrompidos. "O
IASPI garante os atendimentos, pois há o cumprimento de prazos e
pagamentos", diz.
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Médicos decidem em assembléia suspender as atividades Foto SIMEPI |
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Daniele Aita | Diretora do IASPI Foto Samuel Brandão |