Por Teodoro Neto |
Bom, vamos esclarecer alguns pontos que foi discutido por
muitos a respeito do nosso Aeroporto de Parnaíba PI que gerou muitas perguntas
sobre o espaço físico e estrutural devido ao novo pedido de voos da Azul com o
Embraer 195.
1- Duas aeronaves como o Embraer 195 da Azul, podem ficar em
ambos os pátios sem causar transtornos para as aeronaves de pequeno porte em
Parnaíba PI? E como é isso?
SIM! O Aeroporto de Parnaíba PI tem a capacidade de pátios
necessária para não só os Embraer 195 que são o terceiro maior avião da frota
da Azul, depois do Airbus A320neo e do Airbus A330-200, mas também para aviões
como Boeing 737-800/900, 747-400, 757-200 até o 767-300ER. Airbus A319, A320,
A321 até o A330-200.
2- Mas como será feita a locação das aeronaves de pequeno
porte dentro do pátio do aeroporto nos dias de voos?
É simples, as aeronaves serão realocadas nas BORDAS DE
ATAQUE do complexo do pátio iguais as da foto, esse processo já é utilizado em
dias de grande movimentação de aeronaves abrindo assim mas espaços dentro do
pátio principal.
3- Mas, mesmo assim com as aeronaves localizadas nas bordas
de ataque haverá espaço suficiente para duas aeronaves Embraer 195?
Sim! O espaço é suficiente para que um Embraer 195 ficar
dentro de ambos os pátios sem colocar em risco a integridade das aeronaves
estacionadas na borda de ataque, e nem da própria aeronave.
4- O aeroporto tem condições de receber duas aeronaves desse
porte quase que em horários simultâneos?
Sim! A exemplos dos grandes aeroportos de maior intensidade
de aeronaves, o nosso aeroporto está hapto para receber voos quase simultâneos,
lembrando que é um dos itens indispensável para homologação de um aeródromo que
pertença a classe de Internacional.
5- Mas a companhia vai cancelar a rota atual ou vai
substituir a rota!
A companhia vai acrescentar (AMPLIAR) mais uma rota e não
cancelar a atual, não seria nada bom cancelar a rota atual que é sucesso desde
que inaugurou, por uma aposta de uma nova rota que se inicia no dia 16 de
Setembro.
6- Porque o Aeroporto não climatizado? A Infraero não tem
dinheiro para tal obra?
Sim, a Infraero tem dinheiro e muitos projetos de melhorias
do nosso aeroporto, mas esbarra nas burocracias do Iphan (Instituto de
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) por se tratar de um prédio histórico
para a aviação parnaibana e piauiense, sendo o primeiro do Piauí a receber voos
noturnos.
7- Mais o que significa Borda de Ataque?
Borda de Ataque ou Bordo de Ataque, é uma definição
aerodinâmica, é a parte da asa da aeronave que primeiro entra em contato com o
ar. no caso do pátio no nosso aeroporto, é a borda anterior da seção do pátio
principal, em uma definição estrutural. PHB Airline News