O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) voltou a ter atendimento presencial nessa segunda-feira, 8. Entretanto, só poderão ser atendidos os despachantes e o único serviço ofertado é a transferência de veículos, que só poderá ser feita para proprietários do mesmo município. O atendimento presencial do Detran foi suspenso no dia 20 de março por causa da pandemia da Covid-19.
A reabertura do órgão se deu após a assinatura do decreto pelo governador Wellington Dias (PT) que autorizou alguns setores a iniciarem o protocolo para retomar as atividades comerciais. Dentre eles está o setor automotivo e, desse modo, o serviço de transferência de veículos foi incluído.
Para o despachante Thiago Martins, mesmo com a retomada do atendimento presencial para a transferência, muitas pessoas estão deixando de comprar veículos pelo fato do Detran ainda não disponibilizar o atendimento presencial para emplacamentos.
“Dificulta porque quando a pessoa adquire um veículo novo, ela quer logo fazer a documentação, um seguro, para que ela possa ficar tranquila. Não é autorizado fazer um seguro sem o emplacamento. Então, muitas pessoas acabam não fechando o negócio e deixando para depois para que seja algo mais concreto e definitivo, que fique na legalidade”, afirmou.
Entretanto, a direção explicou que todos os serviços do Detran podem ser realizados pela internet, através do site do órgão ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O diretor-geral, Arão Lobão, reiterou que prazos como vencimento de carteira de habilitação e documentação do veículo foram suspensos devido a pandemia da Covid-19.
“Os veículos zero quilômetro poderão transitar, trafegar, apenas de posse da nota fiscal. As CNHs vencidas depois do dia 19 de fevereiro estão com prazo de vencimento suspenso, portanto, válidas para trafegar em todo o território nacional”, informou. Da Redação com informações do G1 Piauí