quinta-feira, 26 de março de 2026

Corpo é encontrado com marca de violência em Buriti dos Lopes

Um corpo foi encontrado na manhã desta quinta-feira, 26, por volta das 08h30, em uma área conhecida como Cidade Ecológica, nas proximidades da rodoviária de Buriti dos Lopes. A vítima foi identificada como João Paulo da Silva Alves. O local, onde costumam ocorrer eventos municipais, foi isolado pela polícia assim que a ocorrência foi confirmada.

O corpo apresentava um profundo corte no pescoço, com indícios de uso de arma branca/Reprodução 

De acordo com informações preliminares, o corpo apresentava um profundo corte no pescoço, com indícios de uso de arma branca. Equipes do Instituto Médico Legal e da Polícia Civil estiveram no local realizando os primeiros levantamentos periciais e iniciando as investigações sobre o caso.

O corpo foi removido para o IML de Parnaíba, onde passará por exames mais detalhados. O caso segue sob investigação, e novas informações devem ser divulgadas a qualquer momento pelas autoridades. Com informações do Portal Click Parnaíba 

Litoral do Piauí é usado por facções para entrada de contrabando no país, diz PF

Após a apreensão de uma embarcação estrangeira carregada com cigarros contrabandeados em Cajueiro da Praia, o chefe da Polícia Federal (PF) em Parnaíba, Ronaldo Prado, afirmou que organizações criminosas estão usando o litoral do estado como rota de entrada desses produtos no país.  

Embarcação estrangeira apreendida carregada com cigarros contrabandeados em Cajueiro da Praia/Reprodução 

“Infelizmente o litoral do Piauí está servindo para o desembarque dessas mercadorias, que adentram o território brasileiro e vão para o interior do país [...] Sabemos que a incidência desse tipo de delito e das organizações criminosas que estão atuando aqui no Piauí, Maranhão, Ceará e Pará”, disse. 

A embarcação foi interceptada por equipes da Polícia Militar (PM) na última segunda-feira, 25, e chegou ao Porto de Luis Correia na tarde desta quarta-feira, 25. Além do veículo marítimo, foram apreendidos dois caminhões com parte da carga e efetuada a prisão de duas pessoas suspeitas de participação no crime. 

"O descarregamento e a perícia da embarcação ainda estão acontecendo. Não há como precisar quantas caixas de cigarro foram apreendidas, mas considerando casos anteriores, é possível que tenham mais de duas mil caixas de cigarro, ou seja, uma carga de valor milionário", informou Davi Sobral,o delegado da PF.

Apesar das investigações deste caso ainda estarem na fase inicial, a suspeita é que a origem da carga e o barco sejam oriundas do Suriname “Eles realizam o carregamento do cigarro e utilizam postos clandestinos na costa do Nordeste para introduzir essas mercadorias irregularmente no país", pontuou o delegado. 

Diante da atuação dessas organizações no litoral do Piauí, a PF afirmou que intensificará as ações. “Temos atuado bastante nessa questão do contrabando, principalmente de cigarro. [...] A PF não vai parar de investigar e reprimir esse tipo de crime, que infelizmente está assolando nosso estado”, concluiu Prado. Com informações do Portal Cidadeverde.com

UFDPar afasta aluno suspeito de importunação sexual e proíbe sua entrada no campus

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) afastou, nesta quinta-feira, 26, por 20 dias, o estudante suspeito de importunação sexual dentro de banheiros masculinos da instituição. Conforme a portaria assinada pelo vice-reitor Vicente Borges, a medida tem caráter cautelar e preventivo, podendo ser prorrogada mediante justificativa fundamentada da Administração Superior.

Universidade Federal do Delta do Parnaíba(UFDPar)/Reprodução 

De acordo com o documento, o afastamento do estudante foi necessário após "denúncia formalizada por meio da Ouvidoria institucional, da presença de indícios que justificam apuração disciplinar, bem como da necessidade de resguardar a integridade dos envolvidos, a ordem institucional e a regularidade das atividades acadêmicas".

Segundo relatos, um estudante estaria abordando e exibindo suas partes íntimas para outros alunos dentro de banheiros masculinos do campus da UFDPar. De acordo com informações do Diretório Central de Estudantes (DCE), pelo menos três acadêmicos do curso de Medicina relataram esse tipo de situação. O portal Cidadeverde.com, no entanto, apurou que cerca de oito pessoas já teriam sido vítimas.

Ainda segundo o DCE, as denúncias de importunação sexual no campus são antigas, mas os casos voltaram a ocorrer — sobretudo com recém-matriculados — após o retorno das aulas no último dia 17 de março. Com a repercussão, o Centro Acadêmico de Medicina e diversas turmas do curso publicaram notas de repúdio nas redes sociais.

Com a determinação do afastamento, o estudante fica proibido temporariamente de acessar as dependências da UFDPar, mas poderá dar continuidade às atividades acadêmicas por meio de regime de exercícios domiciliares, sem prejuízo pedagógico, nos termos das recomendações da Comissão Permanente de Convivência Discente (CPCD).

"A medida possui natureza estritamente cautelar e preventiva, não implicando antecipação de juízo de mérito quanto aos fatos em apuração, tampouco qualquer prejuízo à regular instauração, instrução e julgamento do competente processo administrativo disciplinar", enfatiza a portaria da universidade. Com informações do Portal Cidadeverde.com

quarta-feira, 25 de março de 2026

Condenadas por tráfico são presas em Parnaíba após sentença definitiva

A Polícia Civil do Piauí cumpriu três mandados de prisão contra mulheres já condenadas por tráfico de drogas e associação criminosa, crimes que vinham impactando diretamente a rotina de moradores do bairro Piauí.

Condenadas por tráfico de drogas e associação criminosa/Reprodução 

Operação cumpre decisão final da Justiça

A ação foi coordenada pelas Divisões de Repressão ao Tráfico de Drogas e teve como base sentença condenatória transitada em julgado, ou seja, sem possibilidade de recurso. 

As três mulheres presas já haviam sido investigadas e condenadas por participação ativa no comércio ilegal de drogas na cidade.

As presas foram identificadas como:

Janaína Araújo de Sales, 25;

Janiely Araújo de Sales, 32; e,

Kelly Cristina Oliveira Mendonça, 33.

Esquema funcionava com divisão de tarefas

O caso remonta a 2019, quando denúncias anônimas levaram a polícia a uma residência utilizada como ponto fixo de venda de entorpecentes no bairro Piauí.

No local, foi identificado um esquema estruturado:

Divisão de funções entre os envolvidos;

Uso de sistema de monitoramento para vigiar a chegada da polícia; e,

Comercialização de drogas prontas para venda.

Durante a operação, foram apreendidas porções de crack, cocaína e maconha, o que comprovou a prática contínua do tráfico.

Crime envolvia até menor de idade

Um dos pontos mais graves do caso foi a participação de menor de idade no esquema criminoso, o que reforçou a caracterização de associação para o tráfico.

Prisões reforçam combate ao crime

Com o cumprimento das ordens judiciais, a Polícia Civil reforça o recado: o combate ao tráfico em Parnaíba continua ativo e sem recuo. 

A corporação destaca que denúncias anônimas são fundamentais para desarticular organizações criminosas e garantir mais segurança à população. Com informações do Portal Tribuna de Parnaíba

Homem é esfaqueado ao tentar invadir casa na São Sebastião em Parnaíba

Uma tentativa de homicídio por arma branca foi registrada na Avenida São Sebastião, próximo ao Ferroviário, em Parnaíba. O caso envolveu invasão de residência, confronto e deixou um homem gravemente ferido.

Suspeito esfaqueado recebe atendimento do SAMU 

Segundo relatos, o suspeito teria invadido a casa e foi surpreendido pelo morador e seu filho autista. Durante a ação, houve luta corporal e o invasor acabou sendo atingido com uma facada no pescoço, sendo socorrido em estado grave pelo SAMU ao HEDA.

Morador surpreendeu o invasor e entrou em luta corporal com o suspeito/Reprodução Click Parnaíba 

A Força Tática da Polícia Militar realizou a prisão em flagrante, e o caso segue sob investigação da Polícia Civil. Com informações do Portal Click Parnaíba

Equipe médica do HU vai avaliar se paciente de Parnaíba-PI pode receber aplicação de polilaminina

O paciente Antonio Luis Alves, que perdeu o movimento das pernas após acidente de motocicleta no último domingo, 22, em Parnaíba, foi transferido do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) para o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina. Antonio sofreu lesões nas vertebras torácicas T4, T5 e T6, além de comprometimento neurológico, o que causou paralisia dos membros inferiores.

Hospital Universitário da UFPI em Teresina/Reprodução 

O HU informou, por meio de nota, que o paciente está em avaliação pela equipe de Neurocirurgia, responsável por analisar os exames de imagem e definir a conduta terapêutica mais adequada, com base em protocolos clínicos e evidências científicas. Confira a nota completa no fim da reportagem.

A possibilidade de uso da polilaminina surgiu após uma mobilização iniciada pela médica veterinária Raissa Alves, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), que é próxima do paciente e já acompanhava estudos sobre a substância.

Segundo ela, houve contato com a pesquisadora Tatiana Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pelo desenvolvimento da polilaminina, que se dispôs a enviar a medicação sem custos, caso haja indicação médica.

No entanto, o HU ressaltou que a recomendação a indicação de qualquer tratamento (incluindo abordagens ainda em estudo) é de responsabilidade exclusiva da equipe médica assistente, considerando critérios técnicos e o quadro clínico do paciente.

Ao cidadeverde.com, Antonio Sena, pai de Antonio Luis Alves, contou sobre a expectativa para a estabilização do quadro de saúde do filho.

"A expectativa é que com a conclusão desses exames e avaliação do neurocirurgião, haja uma definição ainda hoje para a realização de uma cirurgia de descompressão e estabilização da coluna torácica. Essa é a prioridade absoluta", disse.

Confira a nota do Hospital Universitário

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh) informa que é referência no atendimento a pacientes com trauma raquimedular e que o paciente mencionado foi admitido por meio do fluxo de regulação do sistema de saúde. O caso está em avaliação pela equipe de Neurocirurgia, responsável por analisar os exames de imagem e definir a conduta terapêutica mais adequada, com base em protocolos clínicos e evidências científicas.

A instituição ressalta que a indicação de qualquer tratamento - incluindo abordagens ainda em estudo - é de responsabilidade exclusiva da equipe médica assistente, considerando critérios técnicos e o quadro clínico do paciente.

O HU-UFPI esclarece ainda que o paciente não chegou à unidade com indicação prévia para uso de polilaminina. Eventual recomendação para essa ou outra terapia dependerá de avaliação especializada.

O hospital reafirma o compromisso com uma assistência segura, ética e baseada em evidências, em conformidade com as normas do sistema de regulação e da prática médica. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Carro de empresário do PI desaparecido é achado queimado; polícia apura execução

A caminhonete do empresário piauiense Macílio Salles Brito, 36, desaparecido desde 13 de março, foi localizada na noite de terça-feira, 24, em uma estrada vicinal entre São Bernardo e Santana, no Maranhão, a cerca de 25 km do local onde Macílio havia se deslocado. O veículo foi incendiado e um suspeito, de 26 anos, foi preso preventivamente.

Caminhonete de empresário localizada carbonizada em estrada vicinal entre São Bernardo e Santana, no Maranhão/Reprodução Secretaria Municipal de Segurança de São Bernardo-MA

Macílio atua no ramo de Veículos, em Luzilândia. Ele havia ido à cidade de Santa Quitéria para negociar a venda de um veículo e desapareceu ao retornar para casa, após um suposto assalto no Maranhão.

Empresário piauiense Macílio Salles Brito, 36, desaparecido desde 13 de março/Reprodução 

Segundo o Secretário de Segurança de São Bernardo (MA), Junior Porto, após a denúncia de desaparecimento, foram realizadas buscas na região. 

“Foram encontrados vestígios de sangue, munições e um chaveiro pertencente à vítima, que foram reconhecidos pelos familiares”, detalhou ao Cidadeverde.com.

O principal suspeito, identificado pelas iniciais L.S.B., de 26 anos, foi preso preventivamente. 

“Além da prisão, a caminhonete da vítima também foi localizada, com perda total devido ao incêndio. As investigações seguem em curso, em segredo de justiça”, afirmou o secretário.

Ainda segundo o secretário, existem duas linhas de investigação, latrocínio e execução, sendo esta última a principal. O caso está sob investigação do delegado Elmerik, da delegacia de São Bernardo. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Embarcação apreendida com 1.500 caixas de cigarros contrabandeados chegou no Porto de Luís Correia nesta quarta, 25

Uma embarcação apreendida com carregamento de cigarros de origem estrangeira chegou ao Porto de Luis Correia na tarde desta quarta-feira, 25, por volta das 14h. A embarcação foi apreendida na última segunda-feira, 23, no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí.

Embarcação apreendida com 1.500 caixas de cigarros contrabandeados/Reprodução PF

Segundo a Polícia Federal, a embarcação chegou ao porto hoje devido questões relacionadas a amplitude das mares para deslocamento da embarcação. Durante a ocorrência, foram apreendidos dois caminhões que já continham parte da carga. Ao todo, foram apreendidas, aproximadamente, 1.500 caixas de cigarros introduzidas ilegalmente no país. 

Duas pessoas foram presas suspeitas do crime de contrabando. A ação contou com atuação da Polícia Federal e do 24º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, com o apoio logístico da Marinha do Brasil, da Receita Federal, do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBM/PI), da Companhia Porto Piauí e das empresas Piauí Mar e Seaport. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Mulher é presa por tráfico em frente a escola e usava comércio como fachada em Parnaíba

Uma mulher, cujo nome não foi divulgado, foi presa na terça-feira, 24, no Conjunto Irmã Dulce, bairro Planalto, em Parnaíba, durante o cumprimento de um mandado de busca domiciliar. A suspeita já possuía histórico de envolvimento com tráfico de drogas.

Mulher é presa por tráfico em frente a escola e usava comércio como fachada/Reprodução 

Segundo a Polícia Civil, a residência era apontada como ponto de comercialização de entorpecentes, localizada em frente a uma escola municipal. Durante a diligência, foram apreendidas quantidades significativas de crack, maconha e cocaína, além de material utilizado para embalagem de drogas, anotações relacionadas à atividade criminosa, um veículo e aproximadamente R$ 5 mil em dinheiro trocado, típico do comércio ilícito.

Foi constatado, ainda, que no imóvel funcionava paralelamente um pequeno comércio de doces e outros produtos, frequentado inclusive por crianças, evidenciando tentativa de dissimulação da atividade criminosa e aumentando a gravidade da conduta.

A presença de pontos de venda de drogas nas proximidades de escolas aumenta a vulnerabilidade social e expõe menores ao ambiente do tráfico, sendo uma prioridade para o enfrentamento pelas forças de segurança.

Após a prisão, a mulher foi conduzida à delegacia para os procedimentos legais cabíveis. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Piauí poderá ter 1º paciente tratado com polilaminina após lesão na medula em Parnaíba

Um paciente que perdeu o movimento das pernas após um acidente de motocicleta, em Parnaíba, pode se tornar o primeiro do Piauí a receber a polilaminina, medicamento experimental com potencial de regenerar lesões na medula espinhal, mas aguarda transferência para Teresina para realizar exames dentro do prazo necessário para o tratamento.

Polilaminina, medicamento experimental com potencial de regenerar lesões na medula espinhal/Reprodução 

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) para obter informações sobre a regulação do paciente e aguarda resposta.

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) informou, por meio de nota, que o paciente está estável, consciente e recebe toda a assistência necessária. Segundo a unidade, após avaliação por neurocirurgião, foi indicada a transferência para um hospital de alta complexidade em Teresina, referência para o procedimento cirúrgico.

Ainda de acordo com o hospital, a transferência já foi solicitada à Central de Regulação e o paciente ocupa a primeira posição na fila, aguardando a liberação de vaga. A unidade destacou que a remoção será realizada com segurança assim que houver disponibilidade. Confira a nota na íntegra ao fim da reportagem.

Entenda o caso

Antonio Luis Alves está internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) desde o acidente e sofreu uma lesão na altura da vértebra T6, o que causou paralisia dos membros inferiores. Ele precisa ser transferido para Teresina, onde deve realizar uma ressonância magnética, exame essencial para definir se poderá receber a medicação.

A possibilidade de uso da polilaminina surgiu após uma mobilização iniciada pela médica veterinária Raissa Alves, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), que é próxima do paciente e já acompanhava estudos sobre a substância.

“Esse estudo começou em cães, e eu já conhecia. Quando soube do caso, liguei uma coisa à outra e fui em busca dessa possibilidade”, relatou.

Segundo ela, houve contato com a pesquisadora Tatiana Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pelo desenvolvimento da polilaminina, que se dispôs a enviar a medicação sem custos, caso haja indicação médica.

No entanto, o uso do medicamento depende de um laudo que ainda não foi emitido.

“O paciente não conseguiu realizar a ressonância em Parnaíba, e estamos aguardando a regulação para Teresina para conseguir esse exame e o laudo”, explicou.

De acordo com Raissa, o tempo é um fator decisivo para que o paciente possa ter acesso ao tratamento. “Sem a transferência, o paciente pode perder a janela de tempo necessária para receber o tratamento”, afirmou.

Ela acrescenta que, sem a transferência, não é possível concluir a avaliação médica nem formalizar o pedido da medicação.

“Precisamos do laudo e da solicitação médica para encaminhar ao laboratório. Sem isso, não conseguimos avançar”, disse.

A professora informou ainda que o paciente já teria indicação cirúrgica e que, caso a lesão completa seja confirmada após o exame, ele pode atender aos critérios para uso do medicamento.

Entenda o medicamento

A polilaminina é uma substância derivada da laminina, proteína produzida naturalmente pelo organismo. Pesquisas indicam que ela pode ajudar na regeneração das células da medula espinhal, favorecendo a reconexão dos neurônios após lesões graves.

O medicamento ainda está em fase de estudos clínicos e não possui liberação ampla para uso, sendo aplicado em casos específicos, mediante indicação médica.

No Brasil, pacientes já conseguiram acesso à substância por meio de decisões judiciais, principalmente em casos graves de lesão medular.

Nota à Imprensa

Parnaíba-PI. 24 de março de 2026

Nota de Esclarecimento — Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) esclarece que um paciente vítima de acidente de trânsito encontra-se internado na unidade, recebendo toda a assistência necessária ao seu quadro clínico.

Após realização de exames e avaliação por médico neurocirurgião, foi indicada a transferência para hospital de alta complexidade em Teresina, referência estadual para o procedimento cirúrgico necessário. O paciente está estável, consciente e com sinais vitais preservados, sob acompanhamento contínuo da equipe multiprofissional.

A transferência já foi devidamente solicitada à central de regulação estadual. No momento, aguarda-se a liberação de vaga, sendo que o paciente ocupa a primeira posição na fila de regulação. A remoção será realizada com segurança e suporte assistencial adequados assim que a vaga for disponibilizada.

Todas as condutas adotadas seguem rigorosamente os protocolos médicos e a avaliação da equipe especializada responsável pelo caso.

O HEDA reafirma seu compromisso com a assistência integral e segura, mantendo acompanhamento contínuo do paciente até a efetivação da transferência, bem como diálogo permanente com os familiares.

Assessoria de Comunicação — HEDA. Com informações do Portal Cidadeverde.com