segunda-feira, 6 de abril de 2026

Piauí tem queda de 16,7% de mortes no trânsito no período de Semana Santa

O Piauí registrou uma redução de 16,7% de mortes no trânsito durante o período de Semana Santa de 2026 no comparativo com o mesmo período com ano de 2025. Neste ano, foram 20 mortes registradas. Em 2025 foram 24 óbitos. 

Agente de segurança coordenando o fluxo de veículos/Reprodução 

Os dados são referentes ao período de 1º a 5 de abril. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) os índices são resultados das ações de fiscalização e de conscientização intensificadas nas vias públicas. 

Durantes as fiscalizações, quatro pessoas foram presas em flagrante por conduzir veículos sob efeito de álcool.

Segundo o diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, Fernando Aragão, as ações foram estrategicamente concentradas em áreas com maior fluxo de visitantes, como a capital, Teresina, o litoral e outros municípios turísticos do estado.

“Observamos uma redução, mas infelizmente são muitas as mortes principalmente em decorrência da embriaguez ao volante. Reforçamos as fiscalizações onde a concentração de veículos é maior e conseguimos êxito. É fundamental respeitar o Código de Trânsito como um todo, pois atitudes simples acabam salvando vidas, como respeitar os limites de velocidade, evitar ultrapassagens em locais proibidos, fazer uso do capacete e do cinto de segurança e, principalmente, se for dirigir, não beber", afirmou. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Governo amplia isenção do IPVA e deve beneficiar mais de 1 milhão de veículos no Piauí

O Governo do Piauí ampliou a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que deve beneficiar mais de 1 milhão de veículos em 2027. A medida passa a incluir pessoas com deficiência (PCDs), com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e motoristas por aplicativo.

Governo do Piauí amplia isenção do IPVA e deve beneficiar mais de 1 milhão de veículos/Divulgação

Atualmente, no estado, já são contempladas motocicletas de até 170 cilindradas, cerca de 828 mil, e veículos com 15 anos ou mais de fabricação, que somam aproximadamente 282 mil unidades isentas.

A política passará a abranger esses públicos a partir de 2027. No caso de veículos de pessoas com deficiência e com TEA, a expectativa é de atender até 10 mil beneficiários. Em relação aos motoristas por aplicativo, a estimativa é de 1.500 a 2.000 contemplados. Em ambos os casos, o valor do veículo deve ser de até R$ 200 mil.

As regras específicas para trabalhadores por aplicativo ainda estão em definição, mas devem incluir a comprovação de frequência na atividade e de que essa atividade seja a principal fonte de renda.

Os taxistas continuam com direito à isenção, conforme regulamentação da Prefeitura de Teresina, responsável pelo controle e estimativa desses profissionais na capital.

Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz), os números apresentados são preliminares. Como a medida passa a valer em exercício futuro, os critérios ainda estão sendo finalizados, especialmente para motoristas por aplicativo e para os públicos de PCDs e TEA.

Para acessar o benefício, é necessário acompanhar os canais oficiais do Governo do Estado e da Sefaz, onde serão divulgadas as regras, prazos e orientações. Com informações do Portal Meionews

Mulher que sofria violência doméstica esfaqueia companheiro no interior do Piauí

Neste domingo, 5, uma mulher de 27 anos, que relatou ser vítima de violência doméstica, foi conduzida a delegacia após esfaquear o companheiro de 23 anos. O caso aconteceu no bairro Peão, no município de Pio IX.

Mulher de 27 anos, que relatou ser vítima de violência doméstica, foi conduzida a delegacia após esfaquear o companheiro/Reprodução 

Segundo informações do comandante do GPM de Pio IX, sargento Joelson Nascimento, a polícia foi acionada pela equipe de profissionais do Hospital Municipal de Pio IX, informando que um homem havia dado entrada na unidade com perfurações provocadas por arma branca (faca).

De posse das informações, a guarnição se deslocou até o local e confirmou o fato. No local, a vítima informou que teria sido agredida por sua companheira, uma mulher de 27 anos, e que, após uma discussão, a mesma o atingiu com golpes de faca, sendo uma perfuração na perna e outra na região da boca, além de agressões físicas.

Diante da situação, a equipe deslocou-se até o endereço informado. Ao chegar ao local, constatou que a suspeita já havia se evadido. A guarnição iniciou diligências, logrando êxito, no período da tarde, em localizar a mesma no Assentamento Santa Fé, na zona rural do município de Pio IX-PI.

No momento da abordagem a mesma foi conduzida pela equipe até a Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas cabíveis. A conduzida relatou à guarnição que vinha sendo agredida por seu companheiro e que teria agido em legítima defesa, utilizando uma faca durante o ocorrido, afirmando ainda que, em razão do nervosismo, evadiu-se do local.

A vítima, em razão da gravidade das lesões, foi inicialmente atendida no hospital local e, posteriormente, transferida para o Hospital Regional de Picos para atendimento médico especializado. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Parnahyba sai na frente, mas Moto Club arranca empate na estreia da Série D

O Parnahyba ficou no empate em 1 a 1 com o Moto Club, na tarde deste domingo, 5, no estádio Nhozinho Santos, em São Luís, pela primeira rodada do Grupo A6 do Campeonato Brasileiro Série D.

O Tubarão saiu na frente com Amilton, ainda no primeiro tempo, mas cedeu o empate na etapa final, com gol de Jojô.

Parnahyba  empata com o Moto Club no estádio Nhozinho Santos, em São Luís/Reprodução PSC

O jogo

A primeira etapa foi de superioridade do Parnahyba. Desde os minutos iniciais, a equipe piauiense mostrou postura ofensiva e criou as melhores oportunidades da partida. Logo aos três minutos, Kauã avançou pela direita e finalizou forte, com desvio da defesa, levando perigo. Aos 13, Kessinho puxou para o meio e arriscou, mas a bola passou por cima.

Mesmo em alguns momentos de posse do Moto Club, o Tubarão era mais eficiente nas saídas e levava perigo constante.Aos 32, o time maranhense respondeu com Patrick, que desviou cruzamento e quase abriu o placar.

Mas foi o Parnahyba quem marcou. Aos 41 minutos, após cobrança de escanteio de Alex Mineiro, a defesa do Moto falhou e Amilton apareceu para finalizar de primeira e colocar o Tubarão em vantagem.

Na segunda etapa, o panorama seguiu semelhante, com o Parnahyba bem organizado, mas o Papão passou a pressionar mais em busca do empate. E ele veio aos 38 minutos. Warlem fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Jojô, que cabeceou para o chão e venceu o goleiro Léo, deixando tudo igual.

Na segunda rodada do Grupo A6, o Parnahyba volta a campo no dia 12 de abril, quando recebe o Iguatu-CE, no estádio Pedro Alelaf, Às 4 da tarde, em Parnaíba. Com informações do Portal Cidadeverde.com

domingo, 5 de abril de 2026

Curto circuito no Abrigo São José em Parnaíba, mobiliza bombeiros

Um curto-circuito na instalação elétrica da área externa do Abrigo São José, em Parnaíba, foi registrado na manhã deste domingo, 5. O Corpo de Bombeiros foi acionado e está no local, mas aguarda a chegada da equipe da Equatorial Piauí para realizar o desligamento da rede elétrica com segurança.

Fumaça saindo pelo telhado do abrigo//Reprodução Click Parnaíba 

A situação gerou preocupação devido à presença de diversos idosos no interior do abrigo, que permanecem em seus quartos no momento da ocorrência. O receio é de que o problema elétrico se agrave e atinja a parte interna do prédio, aumentando o risco para os residentes. Com informações do Portal Click Parnaíba

sábado, 4 de abril de 2026

Ex-morador de Parnaíba é executado a tiros em Araioses-MA

Francisco das Chagas de Carvalho Santos, 31, foi executado a tiros na noite desta sexta-feira, 3, no povoado Placas, zona rural de Araioses, no Maranhão.

De acordo com informações apuradas, a vítima estava na residência de sua mãe, quando foi surpreendida por quatro indivíduos, que chegaram em duas motocicletas.

Francisco foi atingido por pelo menos seis tiros e morreu ainda no local, antes de receber qualquer tipo de socorro/Reprodução Click Parnaíba 

Os suspeitos efetuaram diversos disparos de arma de fogo. Francisco foi atingido por pelo menos seis tiros e morreu ainda no local, antes de receber qualquer tipo de socorro.

Informações preliminares apontam que a vítima seria natural do povoado Baixão das Palmeiras e em Parnaíba residiu na região do Carandiru. (MENDONÇA CLARK)

A Polícia Militar foi acionada e esteve no local realizando os primeiros levantamentos. No entanto, até o momento, ninguém soube informar a identidade dos autores ou o paradeiro dos suspeitos.

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil do Maranhão. Com informações do Portal Click Parnaíba 

Reforço anunciado pelo Parnahyba recebe comentários maldosos e difamatório na Redes Sociais

Ataques maldosos e difamatórios a Henrique Santos expõem o pior da torcida, e de boa parte do povo de Parnaíba, e podem ter consequência.

Henrique Santos, reforço anunciado e os comentários maldosos/Reprodução 

O que deveria ser apenas mais um anúncio de reforço virou um retrato incômodo de como parte da internet ainda opera: na base da covardia e dos comentários focados na condição física estética. Henrique Santos chega para vestir a camisa e trabalhar, mas antes mesmo de entrar em campo já foi reduzido a alvo de comentários rasos, focados no corpo, na aparência, como todos nós sempre fazemos. A estética por aqui é quem dita quem tu és.

O clube não deveria ficar calado diante das ofensas. Com informações do Opinião Parnaíba

Mais de 200 kg de carne irregular são apreendidos no Piauí

Mais de 200 kg de carne bovina sem inspeção sanitária foram apreendidos neste sábado, 4, durante fiscalização em estabelecimentos de Teresina. A ação foi realizada pela Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com o objetivo de coibir a comercialização de produtos de origem irregular e proteger a saúde da população.

Foram apreendidos quatro quartos bovinos (cerca de 230 kg) que não apresentavam carimbo de inspeção sanitária, o que indica ausência de controle oficial sobre a procedência da carne/Reprodução 

Durante a ação, foram apreendidos quatro quartos bovinos (cerca de 230 kg) que não apresentavam carimbo de inspeção sanitária, o que indica ausência de controle oficial sobre a procedência da carne.

Segundo a gerente da Gevisa, Jeanyne Seba, as fiscalizações são rotineiras, mas foram intensificadas após a paralisação, na sexta-feira, 3, dos estabelecimentos de abate sob Serviço de Inspeção no município. A medida, conforme ela, aumentou o risco de circulação de carne de origem clandestina.

Ainda conforme a gestora, todas as providências sanitárias cabíveis foram adotadas. Ela alertou que produtos sem procedência comprovada representam risco à saúde pública, já que não há garantias sobre as condições do animal nem sobre os padrões de higiene no abate, processamento e transporte.

Todo o material apreendido foi destruído. Com informações do Portal G1 Piauí

Adolescente de 17 anos morre afogado ao tentar atravessar barragem no interior do PI

O adolescente Lucas Eduardo de Sousa do Nascimento Alto, 17, natural de Santa Cruz do Piauí, morreu afogado em uma barragem na localidade Sipaúba, zona rural de Wall Ferraz, no interior do Piauí. O caso aconteceu por volta das 11h55 desta sexta-feira, 3.

Adolescente de 17 anos morre afogado ao tentar atravessar barragem no interior do PI/Reprodução

Segundo informações do Grupamento da Polícia Militar de Wall Ferraz ao g1, o adolescente teria se afogado após tentar atravessar a barragem.

Cerca de 30 minutos após a chegada da equipe ao local, o corpo foi retirado da água praticamente sem sinais vitais. Os policiais chegaram a realizar procedimentos de primeiros socorros, mas o jovem não resistiu.

A Polícia Civil de Oeiras foi acionada e tomou as providências necessárias. Com informações do Portal G1 Piauí 

Foragido da penitenciária de Parnaíba é recapturado com arma e munições próximo a centro comercial

Na tarde desta sexta-feira, 3, o Serviço de Inteligência do 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí demonstrou eficiência ao recapturar um foragido da Penitenciária Mista de Parnaíba, além de retirar de circulação uma arma de fogo com munições, em plena área urbana da cidade. 

Foragido da penitenciária de Parnaíba é recapturado com arma e munições próximo a centro comercial/Reprodução 

A ocorrência foi registrada por volta das 17h30, na Avenida São Sebastião, nas proximidades do Ideal Mall, região de grande circulação de pessoas.

Segundo o 2º BPM “Major Osmar”, a equipe foi acionada após denúncias sobre a presença de um fugitivo na área. Com base nas informações, os policiais iniciaram diligências e conseguiram localizar o suspeito.

O foragido Gabriel Graça Rodrigues é acusado de roubar e matar um mototaxista na região dos Tabuleiros Litorâneos, em julho de 2024/Reprodução 

O homem foi identificado como Gabriel Graça Rodrigues, já reconhecido como um dos detentos que fugiram da unidade prisional no último dia 22 de março.

Durante a abordagem, os policiais encontraram com ele, um revólver calibre .38, cinco munições calibre .38 e quinze munições calibre .40.

Ítens apreendidos com o suspeito/Reprodução 

Diante do flagrante, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba, juntamente com o material apreendido.

A Polícia Militar reforçou que as ações de inteligência e patrulhamento seguem intensificadas, com o objetivo de capturar outros foragidos e garantir a segurança da população. Com informações do Portal Tribuna de Parnaíba