No Piauí, 622 pessoas ainda não sacaram o abono salarial do
PIS/Pasep ano-base 2014. Somados, os benefícios não sacados correspondem a R$
547,3 mil. No Estado, 3.571 pessoas tinham direito ao abono, das quais 2.949
retiraram o benefício até o dia 29 de novembro. O prazo para saque termina em
duas semanas.
Podem receber o benefício de um salário mínimo (R$ 880) as
pessoas que trabalharam pelo menos dois meses com carteira assinada em 2014 com
vencimento mensal médio de até dois salários mínimos e que tiveram seus dados
informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais
(Rais).
O pagamento do PIS/Pasep será feito até o dia 29 de dezembro
na rede bancária. Como no dia 30, data-limite para o saque, não haverá
expediente bancário, as pessoas que possuem Cartão Cidadão com senha registrada
podem sacar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e em
casas lotéricas.
O Ministério do Trabalho recomenda que as pessoas não deixem
o saque para o último dia. “Se houver qualquer problema, o trabalhador não terá
mais como resolver no dia 30, pois os bancos não atenderão o público e, depois
dessa data, o dinheiro do abono volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador”,
explica o coordenador-geral do Seguro-desemprego, Abono Salarial e
Identificação Profissional do ministério, Márcio Borges.
Quem tem direito ao abono - Para saber se tem direito ao
abono, o trabalhador deve informar o número do CPF ou do PIS/Pasep e data de
nascimento no portal trabalho.gov.br/abono-salarial. Ele também pode se
informar pela Central de Atendimento Alô Trabalho, do Ministério do Trabalho,
pelo número 158.
PIS – Para sacar o Abono do PIS, o trabalhador que possuir
Cartão Cidadão e senha cadastrada, pode se dirigir aos terminais de
autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão,
pode receber o abono em qualquer agência da Caixa, apresentando documento de
identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07.
Pasep – Os servidores públicos que têm direito ao Pasep
precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido,
devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de
identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01.
Edição ParnaíbapontoCom | Assessoria