Que as pesquisas deixaram de ser um parâmetro sobre a
percepção do eleitor, há muito tempo todo mundo já sabe. Hoje, servem apenas
para atender as necessidades de quem as contrata e sua divulgação depende
apenas dos números que trazem algum favorecimento. Mas nas eleições de 2022,
essas divulgações chegaram ao patamar do ridículo no Piauí. Informações 180Graus
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Imagem ilustrativa/Web |
Hoje se faz pesquisa de todo jeito e nem dá para se ter uma
ideia da percepção do eleitor, porque cada uma traz números que diferenciam das
outras. E não é só sobre a distorção dos números que causa estranheza, a forma
como estas pesquisas são contratadas também causam muito estranhamento.
Pesquisa de R$ 500,00
Recentemente, no sistema de registro de pesquisa do Tribunal
Superior Eleitoral, foi registrada uma pesquisa com valor de R$ 500. A pesquisa
foi realizada e contratada pela empresa J RODRIGUES ASSESSORIA PUBLICA LTDA /
DIVULGA SRN.
Primeiro que, apesar de serem apenas 400 entrevistados na
cidade de São Raimundo Nonato, que empresa ou profissional sério realizaria
esse serviço por apenas R$ 500?
Segundo que o CNPJ registrado
no sistema (CNPJ: 21703109000165) não é o mesmo do nome que aparece desta
empresa. O que aparece em qualquer busca é
LUCIENE SANTOS DIAS, da cidade de São Raimundo Nonato.
Para se ter uma ideia, não é tão barato
contratar uma pesquisa eleitoral. Das últimas registradas, há uma do DataMax
com 2.000 entrevistados ao valor de R$ 46 mil. Cada entrevistado ao valor de R$
23. Na pesquisa do J RODRIGUES ASSESSORIA PUBLICA LTDA / DIVULGA SRN cada
entrevistado custa 8 centavos.
Outra pesquisa do Credibilidade, com 391
entrevistados, custou R$ 7,2 mil. cada entrevista a R$ 18 reais.
Outra, registrada pelo Opinar, com 1.082
entrevistados, custou R$ 43 mil, com preço médio de R$ 39 reais por
entrevistado.
Números divergentes
Se os valores da pesquisas causam
contradição, imagine os números. Os
piauienses já se deram conta que não dá para confiar nos números divulgados.
No Piauí, na disputa pelo Governo,
percebe-se que há uma paralização entre Rafael Fonteles (PT) e Silvio Mendes
(UB), mas as pesquisas que cada um divulgam trazem vantagens para si, mesmo
quando o levantamento é feito na mesma cidade.
Para se ter uma ideia, praticamente no
mesmo dia, Rafael e Silvio divulgaram pesquisas de institutos diferente com
números totalmente contrários.
Rafael
divulgou uma pesquisa do Amostragem, contratada pela Meio Norte, onde aparece
com 55,82% dos votos, vencendo no primeiro turno.
Esta pesquisa tem o número de registro
BR-06677/2022 e foi realizada entre 21/05 a 25/05/2022 com 2 mil entrevistados
em Teresina e 89 cidades do Piauí, com margem de erro de 2,19%.
Quase no mesmo dia, Silvio divulgou uma
pesquisa do RealTime Big Data, contratada pela TV Antena 10. onde aparece com
39%.
Essa pesquisa tem registro PI-00421/2022e
foi realizada entre 18 e 20 de junho com 1.500 eleitores no Piauí com margem de
erro de 3%.
Não dá para decidir voto em pesquisa
Passou
o tempo em que o eleitor podia decidir o voto 'por quem está vencendo', pois
segundo as pesquisas, cada um está vencendo e há um mercado de tentar ganhar
voto desta forma. Mais do que nunca, os piauienses precisam analisar
delicadamente a história, ações e currículo dos candidatos.