A Equatorial
Piauí registrou o crescimento de ocorrências registradas por furtos de cabos da
rede elétrica no litoral do estado. Somente em 2022, foram mais de 80 casos, e,
somando a quantidade de clientes que tiveram o serviço prejudicado, já são mais
de 210 mil consumidores que tiveram algum impacto no fornecimento de energia
durante as ocorrências.
As ações,
provocadas por intervenção de terceiros, além de configurar crime, representam
um risco à vida, danificam a rede, geram prejuízos financeiros e causam a
interrupção do fornecimento de energia.
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Furtos na rede elétrica somais mais de 8 toneladas Reprodução / WhatsApp |
Os
municípios mais impactados foram Luís Correia (região do Coqueiro, Barramares e
Macapá), Cajueiro da Praia (Barra Grande) e Parnaíba (bairros Planalto, Joaz
Sousa, Dirceu Arcoverde e Reis Veloso).
A atuação
dos criminosos, consiste em provocar a derrubada de postes, especialmente de
regiões mais isoladas, para ocasionar o desligamento da rede elétrica e
facilitar o furto de cabos. Nas ocorrências em questão, o impacto é diretamente
em redes de média tensão, que levam energia a um grande número de clientes.
“O tempo de
recomposição do sistema nessas ocorrências é mais lento, considerando a
complexidade do serviço. Em média, são serviços que levam cerca de 3 horas para
serem concluídos, mas já tivemos situações, como por exemplo, a ocorrida em
fevereiro, em que 14 postes foram derrubados e foram necessárias mais de 24
horas de trabalho intenso para restabelecer o fornecimento. Isso prejudica toda
a população”, destacou o Gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Regional
Parnaíba, Flávio Roque.
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A atuação dos criminosos, consiste em provocar a derrubada de postes Reprodução / WhatsApp |
A ação dos
criminosos gera prejuízos para a população e para a empresa. Somente este ano,
mais de 8 toneladas de cabos foram furtadas, o equivalente a quase R$ 1 milhão
de reais, em estrutura, equipamentos e mão de obra para recuperar o serviço.
Para a população,
fica o impacto com o fornecimento de energia interrompido. “Considerando o
total de clientes com o serviço prejudicado em todas as ocorrências, já são
cerca de 240 horas de interrupção. Seria como se esses clientes tivessem
ficado, em média, 10 dias sem energia”, reforçou Flávio.
O
último caso aconteceu em Luís Correia, na região do Coqueiro, Barramares e
Macapá. Por dois dias seguidos, nesta quarta, 21, e quinta, 22, houve a
intervenção de terceiros na rede, ocasionando a derrubada de 5 postes, com
impacto ao fornecimento de energia a 2631 clientes.
A
empresa conseguiu recompor o serviço na madrugada de hoje, mas a programação de
substituição dos postes danificados ocorrerá ao longo do dia. Essas ações
criminosas causam prejuízos nos atendimentos essenciais, como hospitais, afetam
o turismo da região norte e o fornecimento para os clientes residenciais.
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O último caso aconteceu em Luís Correia, na região do Coqueiro Reprodução / WhatsApp |
Para
atuar no problema, a distribuidora reforça a parceria com a Secretaria de
Segurança Pública. Em reunião ocorrida na manhã de hoje, 22, na sede da
Secretaria, o presidente da Equatorial Piauí, Lener Jayme apresentou o balanço
dos números e foram discutidas estratégias de ações imediatas para evitar as
ocorrências de furtos de cabos no litoral do Estado.
“Considerando
o impacto que temos a nossos clientes, ao comércio e ao turismo nessa região,
queremos trabalhar em parceria com a Secretaria de Segurança, e buscar uma
frente em que todos possam evitar essa prática criminosa e garantir a
continuidade do fornecimento de energia nessa região”, reforçou o Presidente da
Equatorial Piauí.
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O Secretário Estadual de Segurança, Coronel
Rubens Pereira, assegurou a intensificação das investigações e diligências por
todos os órgãos de segurança para identificar e prender os responsáveis pela
prática criminosa, bem como os receptadores dos produtos de furto.
“Tomamos conhecimento de ações criminosas
contra o patrimônio que é de interesse público, a rede elétrica. Então traçamos
algumas ações necessárias acionando todos os mecanismos que temos na Segurança
Pública para combater aqueles que estão furtando cabos e prejudicando a
população de todas as formas. Será uma atuação enérgica, firme, já nos próximos
dias em todo o litoral”, garantiu o Secretário.
A empresa
reforça que o furto de cabos, seja do ramal de serviço do cliente ou condutores
da rede elétrica da distribuidora, impacta as atividades diárias e dificulta a
programação dos serviços de manutenção. "Aqui em Parnaíba ficamos sem
energia no mês passado por quase 24 horas em função do furto de cabos, conforme
foi constatado pelas autoridades policiais.