Com o fim da paridade
de importação, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou os novos
valores para a gasolina, o diesel e o gás de cozinha.
A redução, no entanto,
não deve chegar aos consumidores de imediato, visto que, para isso, uma série
de ajustes é necessária, em questões como margem de distribuição e revenda,
impostos e mistura de biocombustíveis.
Em nota, a empresa
afirmou que os reajustes têm "como objetivos principais a manutenção da
competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de
suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a
otimização dos ativos de refino em equilíbrio com os mercados nacional e
internacional".
"Ciente da
importância de seus produtos para a sociedade brasileira, a companhia destaca
que na formação de seus preços busca evitar o repasse da volatilidade
conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao passo que preserva
um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente", explica
a Petrobras.
Confira os novos
valores:
Gasolina: de R$ 3,18
para R$ 2,78 por litro (redução de R$ 0,40, redução de 12,6%)
Diesel: de R$ 3,46
para R$ 3,02 por litro (redução de R$ 0,44, redução de 12,8%)
Gás de cozinha: de R$
3,22 para R$ 2,53 por quilo (redução de R$ 8,97 por botijão de 13 kg, queda de
21,3%)
Confira a nota da
Petrobras sobre a estratégia comercial do diesel e gasolina
A Petróleo Brasileiro
S.A. – Petrobras informa que sua Diretoria Executiva (DE) aprovou na data de
ontem 15 de maio de 2023, a estratégia comercial para definição de preços de
diesel e gasolina da Petrobras, em substituição à política de preço de gasolina
e diesel comercializados por suas refinarias.
A estratégia comercial
usa referências de mercado como: (a) o custo alternativo do cliente, como valor
a ser priorizado na precificação, e (b) o valor marginal para a Petrobras. O
custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de
suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos,
já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas
as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e
exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.
Os reajustes
continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os
preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da
taxa de câmbio. As decisões relativas à estratégia comercial continuam sendo
subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo Presidente da
companhia, o Diretor Executivo de Logística, Comercialização e Mercados e o
Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.
A estratégia comercial
está alinhada com a Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno
(Diretriz) aprovada pelo Conselho de Administração em 27 de julho de 2022. A
estratégia comercial tem como premissa preços competitivos por polo de venda,
em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração
a melhor alternativa acessível aos clientes. Essa estratégia permite a
Petrobras competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua
participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a
rentabilidade de maneira sustentável.
Com a mudança, a
Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo
de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com
outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e
importadores.
A precificação
competitiva mantém um patamar de preço que garante a realização de
investimentos previstos no Planejamento Estratégico, sob a premissa de
manutenção da sustentabilidade financeira da companhia. A Petrobras reforça seu
compromisso com a geração de valor e com sua sustentabilidade financeira de
longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado.
Os ajustes de preços
de diesel e gasolina continuarão a ser divulgados nos canais de comunicação aos
clientes e no site da companhia (precos.petrobras.com.br), onde também são
disponibilizadas informações referentes à sua parcela e dos demais agentes na
formação e composição dos preços médios de combustíveis ao consumidor.