O governador Rafael Fonteles lançou, nesta segunda-feira, 18, em solenidade no Palácio de Karnak, a plataforma Gov.Pi Cidadão, que
permitirá a oferta de serviços públicos dentro de um ambiente virtual seguro,
de forma rápida. O objetivo é reduzir o tempo que o cidadão gasta para acessar
serviços, principalmente quando precisa comparecer a alguma repartição pública.
|
Reprodução/Régis Falcão |
No evento, Fonteles destacou que a
plataforma, desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí
(Etipi), é o início de um projeto ousado que visa tornar o Piauí o estado mais
digital do Brasil. "Isso significa que o cidadão, a partir de agora, pode
ter na palma da mão, no seu tablet, no celular ou no computador, o maior número
de serviços disponíveis de forma fácil, ágil e segura".
Ainda segundo Fonteles, o Gov.Pi Cidadão já tem 53 serviços de pelo
menos 10 órgãos do Governo do Estado disponíveis digitalmente. "Essa
plataforma evita o deslocamento das pessoas. É um portal que coloca o cidadão
no centro e a tecnologia é a grande aliada para que o serviço público seja
ágil, eficiente e seguro", diz o chefe do executivo estadual, enfatizando
que a meta é chegar a 100 serviços na plataforma e, até o final da gestão,
atingir a totalidade dos serviços", relata.
O governador explica que essa é uma experiência baseada na
Estônia, que tem plataforma única com vários desenvolvedores. "O Gov.Pi
Cidadão está aberto para integração de outros órgãos e entes, como prefeituras,
Poderes, empresas privadas", explica Rafael, declarando que o Piauí é
referência com a identidade digital, com 170 mil piauienses com identidade,
biometria e reconhecimento facial. "Investimos muito em segurança para
garantir serviço ágil e seguro", acrescenta Fonteles.
O site ou aplicativo Gov.pi poderá ser baixado nas lojas de
aplicativos do Google Play ou Apple Store. O presidente da Etipi, Ellen Gera,
disse que, muitas vezes, o cidadão leva cópia de RG, CPF, comprovante de
residência e outros documentos para poder acessar um protocolo e ficar
esperando o retorno do governo. Ele explica que isso não vai ser mais preciso.
"O objetivo do GovPI Cidadão é eliminar essa fila de
atendimento, é permitir que você, de casa, acesse a plataforma e solicite
aquele serviço que você deseja”, afirmou. Ellen Gera frisou, contudo, que o
atendimento presencial vai continuar em todos os órgãos. Mas a previsão é de
que, gradativamente, poucas pessoas se dirijam às repartições, já que
conseguirão resolver quase tudo de casa.
Ao acessar o Gov.PI Cidadão, o usuário faz o login pelo GovBR,
que é a plataforma aceita, ou pelo ID Piauiense, que já tem 170 mil piauienses
com RG digital. O usuário pode ainda criar um usuário e senha comuns, cadastrar
na plataforma e acessar os serviços.
O Gov.PI Cidadão faz parte do Programa de Transformação Digital
do Piauí, que em junho começou lançando a plataforma GovPI Empresas, com mais
de 240 serviços digitais para os empreendedores piauienses.
O secretário de Administração, Samuel Pontes, ressalta que o
governo quer a proximidade e a relação direta com o cidadão, através desses
aplicativos, desses portais, podendo solicitar serviços, agendamentos. “O Governo vai ampliar esses serviços ao
longo dos meses que seguem, para que a gente chegue a mais de 200 serviços
oferecidos à população”, destaca.
Entre os órgãos beneficiados neste momento está o Detran, o qual
permitirá, de imediato, que 40% dos serviços sejam feitos de forma remota.
“Alguns deles são a renovação de CNH, permissão para dirigir internacionalmente
e parcelamento de ATPV-e [solicitação de serviço de compra e venda]”, afirma a
diretora-geral do Detran, Luana Barradas.
A solução tecnológica utilizada no estado para a implantação do
Gov.Pi segue o modelo já implantado com sucesso no governo da Estônia, país que
conta com 99% de todos os serviços governamentais oferecidos de forma on-line e
99% da população possui identificação eletrônica. No Governo Digital, de forma
transversal, a tecnologia auxilia no desenvolvimento de todas as áreas, como a
saúde, empreendedorismo, educação, segurança, políticas públicas, atração de
novos investimentos, dentre outras.
Dentro de um programa de transformação digital, o estado já
celebra grandes avanços, como a implantação do serviço de telessaúde, que já
zerou filas de atendimento médico no interior do estado. O uso da tecnologia
por meio do App Colab permitiu que os piauienses participassem, de forma
digital, das decisões do governo sobre investimentos no programa de Orçamento
Popular (OPA).
O aplicativo do Gov.pi Cidadão já está disponível para download
nos sistemas iOS através da AppStore e para Android na PlayStore, assim como a
plataforma para navegador disponível através do link https://www.pi.gov.br/
São 53 Serviços Digitais implantados das seguintes áreas:
Assistência social e cidadania: 04
Desenvolvimento, comércio e indústria: 01
Educação e pesquisa: 09
Finanças e tributação: 06
Meio ambiente e clima: 04
Saúde e vigilância sanitária: 11
Segurança pública: 02
Trânsito, veículos e habilitação: 15
Vida funcional do servidor público: 01 Informações Governo do Estado