Obra sonhada desde o
período imperial e idealizada na década de 1960, o Porto de Luís Correia ganha
seu mais importante pontapé. Nesta quarta-feira, 13, o governo do estado
inaugura a primeira etapa do Terminal Pesqueiro e dragagem do canal de acesso
ao Rio Igaraçu, marco para início das transações comerciais. Dois navios já
atracaram no terminal. Bastante esperada, a inauguração contará com show de
Teófilo Lima, Xand Avião e Dudu Nogueira.
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Fotos: Gabriel Paulino e Gabriel Loiola |
A primeira pedra
fundamental do Porto de Luís Correia é datada de 1976 na gestão do presidente
Ernesto Geisel. Após várias paralisações e brigas judiciais com empresas, o
governo do estado anuncia a conclusão da primeira etapa do Porto. Foram
investidos cerca de R$ 100 milhões, o maior volume de recursos já aplicados
pelo governo do estado em obra pública.
Impacto da 1ª etapa
Pátio de Contêiner e de
Mercadorias - 18 mil metros quadrado, adequado para diversas mercadorias.
Canal de Acesso - 3,5km
que foi realizada a dragagem.
Profundidade - 7m maré
baixa e 9m na maré alta;
Desde março foram
retirados mais de 680 mil metros cúbicos de areia do fundo da água.
Urbanização - vias,
iluminação, acesso à energia e água, guarita e centro administrativo.
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Fotos: Gabriel Paulino e Gabriel Loiola |
Segundo o governo do
estado, o principal impacto para o Piauí é permitir que empresas locais possam
exportar e importar produtos pelo litoral do estado, gerando riqueza e trazendo
impostos para o estado.
Hoje, a ida e vinda de
produtos acontecem pelos portos de Itaqui, no Maranhão, e Pecém, no Ceará,
deixando recursos nesses dois estados. De acordo com o governo, o Piauí perde
em arrecadação cerca de R$ 300 milhões por ano só por chegar no Porto de Itaqui,
em São Luís (MA).
O Porto Piauí contempla
quatro terminais: Terminal de Pescado, Terminal de Grãos e Fertilizantes,
Terminal de Cargas e Descargas e o Terminal de Hidrogênio Verde e Amônia.
A diretora-presidente da
Companhia Porto Piauí, Maria Cristina de Araújo, informou que a primeira fase
do Terminal Pesqueiro tem capacidade de receber 120 toneladas/dia de pescado e
que vai haver um chamamento público para as empresas se habilitarem para
explorar o terminal.
“Nosso trabalho é atrair
empresas que queiram trabalhar com o pescado. A previsão é que o terminal vai
gerar 600 empregos diretos”, destacou a diretora-presidente.
Maria Cristina ressaltou
ainda que está em construção o cais que terá 180 metros e está em licitação a
infraestrutura da retroárea para receber as embarcações. A previsão de receber
esses navios é até 2025.
O governador Rafael
Fonteles já destacou que a obra vai beneficiar todos os municípios do estado
onde as mercadorias passarão a ser transportadas pelo porto, vindo de diversas
regiões do estado.
Terminal Pesqueiro
O Terminal Pesqueiro de
Luís Correia, segundo o governo, vai impactar diretamente a vida de 30% da
população do município. Existem atualmente 8.335 cadastrados na Secretaria de
Pesca de Luís Correia. Os pescadores vendem seus produtos a atravessadores por
um preço muito baixo, o que prejudica seu retorno financeiro.
Outra vantagem do terminal
é que vai gerar impostos para o Piauí.
Certidão de nascimento do
Porto
O Ministério dos Portos e
Aeroportos concedeu a autorização para o funcionamento do Porto de Luís
Correia, uma espécie de “certidão de nascimento”. A autorização foi dada também
pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O ministro dos Portos,
Sílvio Costa Filho, cancelou agenda da inauguração do Porto e a solenidade será
toda a tarde. O governador Rafael Fonteles já se encontra em Parnaíba e recebe
empresários.
À tarde, a partir das 15h,
inicia o grande momento, um ato mais
político e aberto ao público, com atrações culturais, descerramento de placa,
menção honrosa a pescadores, e a chegada do navio Patrulha Macau (56 metros),
pertencente à Marinha do Brasil, pelo canal do Rio Iguaraçu, que ficará em
frente ao local do evento junto com o navio de apoio oceanográfico Iguatemi,
que tem 66 metros, e chegou na tarde desta segunda-feira, 11.
A chegada da embarcação só
foi possível graças à obra de dragagem do canal com quase 3,5 km de extensão e
profundidade de 7 metros na maré baixa e de 9 metros na maré alta.
Linha do tempo
Os primeiros estudos do
Porto de Luis Correia iniciaram na década de 60, mas somente no governo do
presidente Ernesto Geisel, em 1976 as obras da estrutura foram iniciadas.
Em 1986, dez anos após o
início da construção, aconteceu a primeira paralisação por falta de recursos.
Em 2008 (22 anos depois),
o governo de Wellington Dias, anunciou a retomada da obra com investimento de
R$ 10 milhões para recuperar a estrutura
danificada ao longo do tempo.
Ao longo dos anos foram
investidos cerca de R$ 390 milhões.
Em
2011, fiscalização do TCU constatou irregularidades e o governo rescindiu
contrato com a empresa. De lá pra cá, a obra seguiu lenta e no governo Rafael
Fonteles se buscou experiências do exterior para alavancar o Porto. Informações Cidadeverde.com