quinta-feira, 25 de junho de 2026

Homem é preso acusado de estuprar mulher com deficiência no interior do Piauí

A Delegacia Seccional de Campo Maior, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis de Campo Maior, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de E.S.F., investigado pela prática, em tese, do crime de estupro de vulnerável, previsto no art. 217-A, §1º, do Código Penal.

E.S.F., preso por força de mandado acusado de estuprar mulher com deficiência/Reprodução 

De acordo com as investigações, a vítima, uma mulher de 50 anos portadora de deficiência intelectual, teria sido abordada pelo investigado enquanto varria a calçada de sua residência e atraída para o interior de uma panificadora onde ele trabalhava. No local, conforme apurado, o investigado teria praticado atos libidinosos mediante violência, causando lesões na vítima. As diligências conduzidas pela Polícia Civil, aliadas ao boletim de ocorrência, relatório técnico de atendimento, laudo pericial sexológico e demais elementos informativos produzidos no inquérito policial, resultaram na identificação do investigado e na representação pela prisão preventiva, posteriormente deferida pelo Poder Judiciário, com parecer favorável do Ministério Público.

A Polícia Civil do Estado do Piauí reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e das pessoas em situação de vulnerabilidade, destacando que continuará atuando de forma firme e técnica na apuração de crimes dessa natureza, visando à responsabilização dos autores e à garantia da segurança e da dignidade das vítimas. Com informações do Portal Conecta Piauí

Parnaíba ganha nova Central de Alternativas Penais e ampliação de unidade prisional

A Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS) inaugurou, nesta quinta-feira, 25, a nova sede da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) em Parnaíba, no litoral do estado.

Parnaíba ganha nova Central de Alternativas Penais e ampliação de unidade prisional/Divulgação AsCom SEJUS 

O espaço está localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro da cidade, e tem como objetivo fortalecer as ações voltadas à ressocialização e ao acompanhamento de pessoas que cumprem medidas alternativas à prisão.

As alternativas penais são previstas na legislação brasileira e abrangem medidas como penas restritivas de direitos, suspensão condicional do processo e da pena, conciliação, mediação e práticas de justiça restaurativa. Também incluem medidas cautelares que podem substituir a prisão preventiva em situações específicas.

Segundo a SEJUS, a inauguração ocorreu no mesmo dia em que o Governo do Estado entregou novas estruturas na Penitenciária Mista de Parnaíba, incluindo um refeitório e a ampliação do número de vagas na unidade prisional.

Investimentos em estrutura e ressocialização

Durante a solenidade, o gerente da Penitenciária Mista de Parnaíba, Vinicius Rodrigues, destacou que os investimentos beneficiam tanto os internos quanto os profissionais que atuam na unidade.

“Essas melhorias contemplam duas grandes frentes: melhores condições de acolhimento e dignidade para os presos e melhores condições para quem trabalha na unidade. A logística faz toda a diferença. Não é apenas chegar e encarcerar. Existe todo um caminho que precisa ser percorrido para que o trabalho seja realizado”, afirmou.

Segundo ele, a ampliação da estrutura contribui diretamente para o fortalecimento das ações de ressocialização.

“Esse refeitório traz dignidade não apenas para os policiais, mas também para os internos. A ampliação do número de vagas possibilita um trabalho ainda melhor, principalmente nas ações de ressocialização. Vamos trabalhar firmemente a disciplina, mas também projetos, educação e atendimentos espirituais para que possamos contribuir para a transformação dessas pessoas”, ressaltou.

Ampliação de vagas e combate à superlotação

Reprodução/AsCom SEJUS

O secretário de Justiça do Piauí, Heitor Bezerra, ressaltou que os investimentos fazem parte do planejamento da atual gestão para ampliar a capacidade e melhorar as condições do sistema penitenciário estadual.

“Aqui em Parnaíba estamos entregando hoje 100 vagas. Daqui a dois meses, entregaremos mais 100. A unidade começou com 176 vagas e passará a contar com mais de 600. Isso mostra que estamos praticamente triplicando a capacidade da unidade”, afirmou.

De acordo com o secretário, a ampliação da estrutura é fundamental para garantir condições adequadas de reintegração social. “Só é possível realizar um trabalho de reintegração social, promover oportunidades de trabalho e educação, se houver condições adequadas. Isso passa pela quantidade de vagas, pela qualidade das estruturas e pelo reforço do efetivo”, destacou.

Heitor Bezerra informou ainda que a unidade recebeu recentemente 28 novos policiais penais e conta com uma equipe multiprofissional para atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência religiosa. Questionado sobre o acompanhamento dos egressos do sistema prisional, o secretário destacou o trabalho desenvolvido pelo programa Foco Social.

“No Piauí, temos o Foco Social, que acompanha mais de 2 mil pessoas que já cumpriram suas penas e hoje estão sendo reintegradas por meio de atividades que contribuem para uma vida digna”, afirmou.

O secretário também comentou o cenário da superlotação carcerária, problema enfrentado pela maior parte dos estados brasileiros.

“Quando assumimos a Secretaria de Justiça, tínhamos cerca de 3 mil vagas e 5.300 pessoas privadas de liberdade. Hoje, temos mais de 4.870 vagas e a população carcerária ultrapassa 8.500 internos. Até o fim da gestão, com as obras previstas, devemos alcançar mais de 6 mil vagas no sistema prisional do estado”, explicou.

Segundo ele, a construção de novas estruturas e a melhoria das condições de trabalho dos policiais penais refletem diretamente na segurança e no processo de ressocialização.

“Quem chega com uma solução simples para o sistema prisional está equivocado. A solução é complexa e passa por diversas medidas. Estamos investindo em estruturas, reforço de efetivo, educação e trabalho para que possamos entregar um sistema mais humanizado e que gere resultados para toda a sociedade”, concluiu. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Vereadora é presa pela PF após sacar R$ 500 mil em agência no interior do Piauí

A Polícia Federal prendeu em flagrante uma mulher que sacava um valor de aproximadamente R$ 500 mil em uma agência bancária no município de Piripiri, interior do Piauí. O Cidadeverde.com apurou que a presa é a vereadora de Piripiri, Francinalva de Melo (PDT).

R$ 500 mil sacado pela vereadora e apreendidos pela Polícia Federal/Divulgação PF

O Cidadeverde.com busca contato com a defesa. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Segundo a Polícia Federal, a prisão foi motivada por movimentações financeiras suspeitas, incompatíveis com a capacidade econômica declarada pela investigada.

A reportagem apurou que a investigação se baseou em relatórios do COAF e que a vereadora seria sócia-administradora de sete empresas sediadas em Fortaleza, no Ceará, Piripiri e Teresina, no Piauí. As movimentações atipicas em dinheiro seriam, segundo a Polícia Federal, para encobrir os valores robustos celebrados por empresas privadas com contratos públicos. 

A informação de que ela realizaria o saque foi apurada pela PF e tinha a justificativa que seria para compra de imóveis. Acompanhada, a vereadora foi pega em flagrante no dia em que realizava o saque na agência do Banco do Brasil. 

As investigações apontam indícios de lavagem de dinheiro. Ao Cidadeverde.com o presidente da Câmara de Piripiri, Euler Monteiro (PDT), afirmou que a informação foi recebida na manhã desta quinta-feira, 25, e que a Casa não irá se manifestar no momento.    

"Recebemos pela manhã a notícia pela imprensa. Ainda muito recente, vamos aguardar informações mais concretas", afirma o presidente. 

A investigada foi presa em flagrante e permanece à disposição da Justiça. As diligências prosseguem para apurar a eventual participação de outras pessoas físicas e jurídicas.

Além do dinheiro, foi apreendido com a vereadora um telefone celular, que pertencia a ela, e um cheque em nome da vereadora no valor de R$ 10.417 mil. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Um dos navios que farão a primeira operação do Porto de Luís Correria chega à costa do Piauí

Um dos navios que irão participar da primeira operação do Porto de Luís Correia já está atracado próximo à costa do Piauí. Além de vídeos gravados por populares nas redes sociais, o Cidadeverde.com acompanhou a chegada da embarcação por meio de uma plataforma global de rastreamento marítimo.

Navio atracado próximo à costa do Piauí/Reprodução 

O Cidadeverde.com apurou que o navio, com capacidade para nove mil toneladas, deve atracar no Terminal de Uso Privado (TUP) para realizar o transporte de uma carga de minério de ferro para outra embarcação de maior porte em alto-mar, com espaço para 110 mil toneladas, que levará o produto para a China.

Navio atracado próximo à costa do Piauí/Reprodução

A técnica de transporte é conhecida como "transbordo de granéis" entre embarcações. A expectativa é que as próximas etapas de operação sejam ampliadas com a instalação dos terminais de contêineres, de industrialização de pescado e de fertilizantes, que ainda estão em fase de construção. Com informações do Portal Cidade verde.com


Em breve mais informações

terça-feira, 23 de junho de 2026

Corpo em decomposição é encontrado às margens da BR-343 no Norte do Piauí

Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado nesta terça-feira, 23, em uma área de mata às margens da BR-343, em Cocal de Telha, no Norte do Piauí. Uma motocicleta estava ao lado da vítima.

Corpo em estado de decomposição é encontrado na BR 343, no Piauí/Reprodução Mapas

Não há informações sobre a identificação da vítima. O corpo foi achado por uma equipe do 15º Batalhão de Polícia Militar, que acionou o Instituto Médico Legal para o local.

A perícia deve analisar a causa da morte. A motocicleta encontrada no local não apresenta danos graves. Com informações do Portal PHB em Nota

“Estado jamais vai temer”, diz Charles Pessoa após prisão de 7 pessoas que ameaçaram assassiná-lo

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) desarticulou, na manhã desta terça-feira, 23, um novo plano para assassinar o delegado Charles Pessoa durante uma operação realizada no município de Castelo do Piauí.

"Quanto mais sou ameaçado, mais motivação tenho para acordar cedo e seguir trabalhando com profissionalismo e combater o crime” - Delegado Charles Pessoa/Reprodução 

Ao comentar a ação, o delegado ressaltou que as forças de segurança não serão intimidadas pelas organizações criminosas e afirmou que as ameaças apenas reforçam seu compromisso com o combate à criminalidade no estado.

“O Estado jamais vai temer. No meu dicionário não existe a palavra medo. Pelo contrário: quanto mais sou ameaçado, mais motivação tenho para acordar cedo e seguir trabalhando com profissionalismo e combater o crime”, afirmou.

Segundo as investigações, o plano seria uma reação de integrantes de uma organização criminosa às recentes operações das forças de segurança na região Norte do estado. Charles Pessoa revelou ainda que o cenário de ameaças se tornou recorrente e tem impactado diretamente sua rotina pessoal e familiar.

“Uma ameaça ao agente público é uma ameaça ao próprio Estado. A gente não pode normalizar isso. Diariamente recebemos informações por meio de colaboradores e mensagens nas redes sociais. Recentemente, a própria inteligência da Polícia Federal e da FICCO encaminhou um relatório informando que membros de uma facção criminosa estavam monitorando nossa rotina e a de nossos familiares. Eles chegaram a identificar a academia que frequentávamos. Por isso, tivemos novamente que mudar nossa rotina”, disse. Com informações do Portal PHB em Nota

Polícia cumpre mandado e prende ex-presidiário em Parnaíba

Equipe do Serviço de Inteligência da PM deu entrada na central de flagrantes de Parnaíba no início da tarde desta terça-feira, 23, conduzindo o ex-presidiário Marcos Roberto de Moura Sales, 38, o Pelebreu. 

O ex-presidiário Marcos Roberto de Moura Sales, 38, o "Pelebreu"/Reprodução 

O mandado de prisão cumprido contra ele, é decorrente de condenação com trânsito em jugado no crime de roubo, com pena restante de 08 anos, 04 meses e 262 dias no regime fechado.

Mandado de prisão/Reprodução 

Na quarta-feira, 24, passará pela audiência de custódia em Parnaíba. 

Em setembro de 2013, pelebreu foi preso envolvido em assalto no meio do mato depois que rolou programa sexual entre sua comparsa e um ciclista, que teve a bicicleta levada.  

Em fevereiro do mesmo ano, pelebreu assaltou um subtenente do corpo de bombeiros. Com informações do Portal do Catita

Polícia desarticula plano para assassinar delegado Charles Pessoa no Piauí

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informou que desarticulou, na manhã desta terça-feira, 23, um novo plano para assassinar o delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). A ação ocorreu no município de Castelo do Piauí, onde foram cumpridos 14 mandados judiciais.

Segundo a SPP, a investigação apontou que, após uma série de operações deflagradas pelas forças de segurança na região Norte do estado, integrantes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), insatisfeitos com a atuação da Segurança Pública, passaram a disseminar ameaças e a estimular entre seus membros a execução do delegado. 

Delegado em ação contra integrantes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), insatisfeitos com sua atuação na Segurança Pública do Piauí/Reprodução 

Com base nos elementos reunidos durante as apurações, o Draco solicitou à Justiça medidas cautelares para impedir a execução do plano criminoso.

Os mandados foram cumpridos com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), do Canil da Feisp, da Diretoria de Inteligência da SSP, do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer) e de outras unidades da Polícia Civil do Piauí.

As investigações seguem em andamento. Com informações do Portal Cidadeverde.com

segunda-feira, 22 de junho de 2026

XXIV São João da Parnaíba terá Centro Integrado de Segurança para garantir tranquilidade do público

A Prefeitura de Parnaíba, por meio da Superintendência Municipal de Cultura, realizou uma reunião técnica decisiva no espaço que sediará o XXIV São João da Parnaíba. O encontro reuniu representantes das forças de segurança e dos órgãos de apoio que atuarão diretamente durante o evento, consagrado como uma das maiores e mais importantes manifestações culturais do município.

Reunião alinha estratégias de segurança para o XXIV São João da Parnaíba/divulgação

Durante a reunião, foram debatidas as estratégias operacionais, fluxos de atendimento, logística e as ações integradas que serão colocadas em prática para garantir a total segurança e o bem-estar do público.

Inovação na segurança: Centro Integrado

A grande novidade para a edição deste ano será a implantação de um Centro Integrado de Segurança Pública instalado estrategicamente dentro da área do evento. A estrutura vai reunir diversos órgãos em um único espaço, otimizando a comunicação e agilizando a resposta a qualquer tipo de ocorrência.

O Centro Integrado contará com a atuação conjunta de: Polícia Civil e Polícia Militar; Guarda Civil Municipal; Ronda Patrimonial; Bombeiros Civis; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); demais instituições parceiras.






Fotos/Reprodução Infocopiauí 

"Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Francisco Emanuel com a organização de eventos seguros, estruturados e preparados para acolher tanto os moradores quanto os turistas", destacou a organização.

Cultura e tradição

O XXIV São João da Parnaíba promete atrair milhares de pessoas com uma programação diversificada. O público poderá desfrutar de apresentações culturais, festivais de quadrilhas juninas, grupos folclóricos e grandes atrações musicais que celebram a riqueza das tradições nordestinas, tudo isso em um ambiente planejado para oferecer uma experiência tranquila e inesquecível. Com informações do Portal Infocopiauí

PC cumpre mandado e prende homem reincidente por furto de cabos elétricos em Parnaíba

A Polícia Civil do Estado do Piauí, por intermédio da 1ª Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio, com apoio da 1ª DEAMGV, realizou na manhã desta segunda-feira, 22, o cumprimento de mandado de prisão e busca e apreensão em Parnaíba-Pl.

 M.P.C. é reincidente na prática de furtos da fiação elétrica da empresa Equatorial Energia. Os 2 últimos furtos gerou um prejuízo em torno de R$ 1000,00/Reprodução Click Parnaíba 

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Central de Inquérito e Audiência de Custódia - Polo Parnaíba, em desfavor de M.P.C., de 39 anos, pelo crime de furto (art. 155 do CPB).

O autor é reincidente na prática de furtos da fiação elétrica da empresa Equatorial Energia. Os 2 últimos furtos gerou um prejuízo em torno de R$ 1000,00 somente do material, fora os prejuízos causados para a população, que passa horas sem energia elétrica decorrentes das ações criminosas.

A última prisão ocorreu no mês de maio de 2026, o autor sendo liberado com o uso de tornozeleira.

A referida medida cautelar não surtiu nenhum efeito, pois o este continuou com cometimento dos furtos.

A última prisão de M.P.C. ocorreu em maio de 2026, o sendo liberado com o uso de tornozeleira/Reprodução Click Parnaíba 

A investigação da DEPATRI continua na busca do(s) receptador(es).