quinta-feira, 11 de abril de 2019

OAB emite nota de repúdio ao flagrante de tortura em delegacia no PI

Edição Parnaíbapontocom

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, emitiu uma nota pública para expressar repúdio às cenas de tortura contra um suspeito de furto, que foram veiculadas nas mídias sociais e pela imprensa reputadas aos Policiais Militares do Estado do Piauí, supostamente ocorridas no município de Piripiri.
"Pelas imagens, observa-se que a pessoa detida não apresentava qualquer resistência, e os policiais , em ato flagrantemente ilegal e abusivo, agiam em ofensa a integridade moral e física do preso. A Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI condena as práticas que revelam atos de tortura, por serem contrárias ao ideal do Estado Democrático de Direito, principalmente, inadmissíveis vindo de dentro da Polícia Militar, instituição pública que tem o dever de zelar pela segurança dos cidadãos e pelos princípios que regem a administração pública. As imagens mancham a credibilidade da Polícia Militar e do Estado do Piauí, e, portanto, de público, solicitamos que sejam instaurados os procedimentos legais para fins da apuração dos autores dos atos de tortura cometidos pelos policiais no exercício das suas atribuições", diz a nota assinda pela advogada Maria da Conceição Carcará, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí.
Um caso polêmico foi registrado na cidade de Piripiri no dia de ontem. Um homem identificado como Edcarlos, natural de Pedro II, foi preso na noite da última terça, acusado de furtar duas motocicletas que estavam nas proximidades do quartel da Polícia Militar.
No momento que foi preso, o acusado afirmou que furtou as motocicletas ‘por engano’. “Aqui em Piripiri eu perdi tudo que eu tinha, por minha causa, nunca tinha roubado nada, foi a primeira vez”, disse ele ao site Piripiri Repórter. 
Ao ser conduzido para dentro da delegacia, o suspeito de furto foi torturado e agredido por dois policiais. Nas imagens, é possível ver o acusado sentado e algemado sendo brutalmente espancado pelos PM’s. Com informações do Portal Meio Norte 


Nenhum comentário:

Postar um comentário