quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Municípios do semiárido piauiense em estado de emergência por causa da seca registram temporais

SEMIÁRIDO 

Municípios que sofrem com a estiagem são monitorados após a ocorrência de temporais e alagamentos. O município de São Raimundo Nonato é um deles, após chuva registrada na terça-feira, 22. O centro da cidade ficou alagado, deixando moradores ilhados. 
Até o momento, a Secretaria Estadual de Defesa Civil não foi acionada. “Coincidentemente, o município de São Raimundo é um dos 41 municípios da região do semiárido que continua em estado de emergência decretado por conta da seca e agora foi atingido por essa chuva”, informou o secretário Geraldo Magela.
A Secretaria de Meio Ambiente (Semar) prevê mais chuvas no Piauí até o final da semana. A previsão, segundo o órgão, é de novas chuvas para a região Sul nos próximos dias. 
“Estava previsto chuva forte para a região do semiárido. Ontem (22) Curimatá teve chuva forte com muita ventania, que derrubou árvores na cidade durante a tarde. Está previsto chuva com vento na região sudoeste do Piauí, incluindo a região de São Raimundo Nonato”, completou Magela.
De acordo com Magela, a incidência do volume de chuvas isoladas, ainda que intensas, não é suficiente para resolver o problema de abastecimento da região. “A região está com o volume dos reservatórios muito baixo, o nível de água no subsolo também muito baixo. São chuvas atípicas e extemporâneas, um ou dois dias de chuvas não vai resolver o problema da seca”, lamentou.
Além de São Raimundo Nonato, municípios como Marcolância, Pio XI, até o extremo Sul, como Morro Cabeça do Tempo, permanecem em estado de emergência.Da Redação com informações do Cidadeverde.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário