quinta-feira, 18 de junho de 2020

Piauí tem o maior percentual de pacientes recuperados da Covid-19

Levantamento feito junto ao Ministério da Saúde  mostra que o Piauí tem o maior percentual de pacientes recuperados da Covid-19 do Brasil, com 90,73%.
Dados até terça-feira, 16, mostram que dos 11.559 pacientes com Covid-19 no Piauí,  10.487 foram recuperados. 
O estado de Santa Catarina ficou em segundo lugar,  com 81,33%.
Em seguida vem o estado do Amazonas,  com 80,90%; Rio Grande do Sul, com 80,59%; e Rio de Janeiro,  com 79,99%.
O Piauí ocupa o 6° lugar com testagem da população em relação a cada grupo de 100 mil habitantes,  de acordo com os dados do Ministério da Saúde,  com datas referentes a esta semana. 

O Piauí fez 75.728 testes para Covid-19,  tem 11.559 casos confirmados de coronavírus e uma população de 3.273.227 habitantes.
Isso significa que o Piauí tem uma média de 2.317 habitantes testados para Covid-19 para cada grupo de 100 mil habitantes.
Em primeiro lugar em testagem para Covid-19 em relação ao número habitantes está o Distrito Federal com 6.072 pessoas testadas para coronavírus para cada 100 mil habitantes: seguido dos estados do Amapá, Amazonas, Acre e Rondônia.
O governador Wellington Dias (PT) afirmou que o Piauí ocupa o primeiro lugar no ranking porque tem conseguido ter leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e equipes de médicos , enfermeiros e outros profissionais de saúde para atender os pacientes com Covid-19 e dar diagnóstico e tratamento rápidos. 
Ele destacou o  Programa Busca Ativa, que  possibilita encontrar rapidamente aqueles que estão contaminados pelo vírus, fazer o isolamento e, sendo descoberto no início, realizar o tratamento o quanto antes para evitar que cheguem a precisar de leitos hospitalares. 

"O objetivo é fazer com que a pessoa deixe de transmitir, fazer cair a taxa de transmissibilidade, diminuir o número de pessoas que adoecem e precisam de leitos hospitalares”, comentou Wellington Dias.
O  governador Wellington Dias  falou sobre a estrutura que o Estado tem mantido para garantir novos leitos de UTI e leitos de estabilização, passando pelo engajamento dos prefeitos e a  formação de equipes da Saúde da Família nos municípios para detectar esses casos.
Wellington Dias  pediu que o prefeitos invistam na testagem da população e garantiu o aumento no número de testes para os municípios. Da Redação com informações do Meio Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário