quarta-feira, 24 de março de 2021

Diretora nega mortes de pacientes dentro de ambulâncias em Campo Maior

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) informou, na manhã desta quarta-feira, 24,  que não foram registrados óbitos de pacientes dentro de ambulância, na terça-feira, 23, a espera de leitos no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM), a 80 km de Teresina.  Informações Meio Norte 


Os dois óbitos registrados no dia 23 de março, foram de pacientes que já estavam internados na unidade de saúde. Quanto à frequência de ambulâncias na data de ontem, apenas dois veículos deram entrada, ambas para fazer transferência de pacientes para Teresina.

O HRCM dispõe de 14 enfermarias com 50 leitos (clínicos e de estabilização), com canalização de gases e toda a estrutura para atendimento de pacientes com Covid-19, além de dois médicos 24h e equipe multiprofissional. 

No momento, a unidade de saúde possui 19 vagas.  O Hospital Regional de Campo Maior atende a cidade de Campo Maior e 20 municípios da região. Quanto ao setor da maternidade no HRCM,  ele está em pleno funcionamento.


Celene Fontenele desmente mortes de pacientes dentro de ambulâncias em Campo Maior - Foto: Helder Felipe/Rede MN


Prefeito desabafou sobre alta de casos de covid-19

O prefeito Joãozinho Félix (MDB), fez um desabafo a respeito da taxa de ocupação no hospital da cidade e afirmou que não tem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e asism o município não estaria conseguindo atender pacientes em situação grave.

A alta de casos de Covid-19 tem afetado o sistema de saúde de todo o estado do Piauí, com lotação dos leitos clínicos e de UTI em todas as unidades de saúde. O gestor municipal denunciou que duas pessoas morreram dentro de ambulâncias, na porta do hospital regional do município, por falta de leitos disponíveis para tratamento de pacientes com covid-19. 

Na terça, Campo Maior registrou mais 60 casos de infecção por covid-19, novo recorde de casos em 24 horas na cidade, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde. O total de casos no município desde o começo da pandemia há quase 01 ano, chegou a 4.102. Segundo a Sesapi, o registro de óbitos decorrentes da covid está em 86. Campo Maior é a 6ª cidade do estado com mais registros de óbitos, ficando atrás apenas de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário