sexta-feira, 28 de maio de 2021

Parnaíba recebe as primeiras doses da vacina da Pfizer


Parnaíba, litoral do Piauí, recebe as primeiras doses de vacinas da Pfizer — Foto: Tiago Mendes/TV Clube
  
A cidade de Parnaíba foi a primeira cidade, depois da capital Teresina, a receber doses da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Pfizer, nesta sexta-feira, 28. Informações G1 Piauí 
Nem todos os municípios piauienses poderão receber o imunizante, devido à especificidade na forma de armazenamento das doses, que precisam ser mantidas em temperaturas extremamente baixas. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) começou o envio da vacina para nove municípios escolhidos para receber as doses do imunizante. São eles, além de Parnaíba: Picos, Piripiri, Floriano, Campo Maior, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Água Branca e São João da Serra. Parnaíba Um avião com as vacinas pousou no aeroporto de Parnaíba por volta das 9h30. A cidade recebeu pouco mais de 800 doses. 
A aplicação desse imunizante, segundo a Prefeitura da cidade, está prevista para iniciar na segunda-feira, 31. As doses serão destinadas aos seguintes grupos:  

Doses da Pfizer serão repassadas para nove municípios — Foto: Divulgação /Sesapi

 
6,2% das pessoas com comorbidades; 
6,2% das gestantes e puérperas com comorbidades; 
6,2% das pessoas com deficiência permanente. 
O secretário de saúde Florentino Neto informou que os profissionais de saúde das cidades passaram por uma capacitação sobre o manejo e conservação da vacina. “Eles passaram, esta semana, por treinamento para aplicação e armazenamento da vacina. É bom que se diga que esses são os primeiros municípios que irão receber o imunizante. Esta é apenas a primeira etapa, nas demais, vamos implantando essa distribuição também para os outros municípios que forem aderindo”, disse. 
As primeiras remessas da Pfizer foram utilizadas apenas em Teresina, conforme orientação do Ministério da Saúde. Agora, os outros municípios piauienses foram escolhidos pelo órgão federal devido a dois critérios prioritários: densidade populacional elevada e por serem sede de regiões de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário