terça-feira, 6 de setembro de 2022

Carroceiros protestam contra projeto que proíbe uso de animais em Teresina

Na manhã desta terça-feira, 6, um grupo de carroceiros fez uma barricada e bloqueou o trânsito nos dois sentidos da Avenida Marechal Castelo Branco, na altura da Câmara de Vereadores de Teresina, para protestar contra um indicativo de projeto de lei de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinas (Patriota). O projeto busca proibir o uso de animais de carga para trabalho na capital. Informações G1 Piauí


O grupo de carroceiro fechou a avenida com as carroças e animais e ateou fogo a uma barricada feita com pneus. Em entrevista à TV Clube, alguns carroceiros informaram que protestam contra um indicativo de projeto de lei de autoria da vereadora que, segundo eles, iria prejudicá-los.

A proposta da vereadora Thanandra prevê a redução gradual até a proibição total da utilização dos animais, e inserção dos trabalhadores no mercado de recicláveis. O projeto propõe a proibição dos veículos de tração animal na zona urbana de Teresina no prazo de 34 meses após a sanção.

O indicativo de projeto de lei será lido em sessão na Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 6. Depois, será encaminhado para a Prefeitura de Teresina, que deve analisar e, caso se interesse pelo projeto, o reenvia para a Câmara de Vereadores, para votação.

Projeto anterior suspenso

Outro projeto da vereadora, que determinava um descanso semanal aos animais, também foi motivo de protestos semelhantes no final de 2021.

Em entrevista coletiva, a vereadora explicou que cancelou o projeto, que previa o descanso semanal, por conta da reação dos carroceiros. Ela elaborou então o indicativo, com a intenção de proibir a circulação dos carroceiros. As alternativas à profissão, segundo ela, devem ser definidas pela Prefeitura.

"A prefeitura vai poder fazer projetos para qualificar essas pessoas para a reciclagem, pode ser para o CTA [Consórcio Teresina Ambiental, responsável pela limpeza urbana da capital], ou financiar os cavalos de lata. A prefeitura vai ter que dar um jeito", disse a vereadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário