terça-feira, 30 de setembro de 2025

Forças policiais cumprem mandado da Justiça e prendem homem em Luís Correia

Na manhã desta terça-feira, 30, uma operação envolvendo a Polícia Civil e o 24º Batalhão da Polícia Militar, realizou o cumprimento de um mandado de prisão contra John Kennedy dos Santos em Luís Correia-PI. 

Forças policiais cumprem mandado da Justiça em Luís Correia/Divulgação

As equipes  - comandante do 24º BPM, 1ª e 3ª companhias, Força Tática 01 e 02 e Maria da Penha - realizaram a vigilância e buscas no local indicado, culminando na localização e prisão.

O preso foi então conduzido à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis. Com informações do Portal Infocopiauí

Preso no Piauí suspeito de gravar relação sexual com idosa e divulgar na internet

Uma idosa de 75 anos teve vídeos íntimos divulgados por um homem na cidade de Nazária, na região metropolitana de Teresina. O suspeito, Wanderley Januário da Costa foi localizado e preso na tarde desta terça-feira, 30.

Wanderley admitiu ter feito as gravações, mas negou ser o responsável por compartilhar o conteúdo na internet/Divulgação PCPI 

De acordo com a investigação, o suspeito teria gravado relações sexuais com uma idosa de 75 anos e dado publicidade ao material.

A delegada Carolina Costa Diógenes, titular da Delegacia de Nazária, informou que as diligências continuam para apurar as circunstâncias da divulgação dos vídeos. Wanderley admitiu ter feito as gravações, mas negou ser o responsável por compartilhar o conteúdo na internet. Com informações do Portal Meionews

PF cumpre mandados em investigação sobre comércio ilegal de espécies marinhas em Parnaíba

Nesta terça-feira, 30, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão no prosseguimento das investigações sobre crimes ambientais e receptação ligados à captura e ao comércio ilegal de espécies marinhas ameaçadas em Parnaíba/PI.

PF combate tráfico de espécies marinhas no litoral do Piauí | Foto: Reprodução

As medidas judiciais, expedidas pela Justiça Federal em Parnaíba, foram cumpridas em endereços ligados aos investigados e resultaram na apreensão de documentos e mídias eletrônicas. A equipe policial também realizou exames periciais no local do flagrante.

FAUNA AMEAÇADA

As apurações começaram na última quinta-feira, 25, quando dois estrangeiros foram presos na cidade com grande quantidade de cavalos-marinhos e barbatanas de tubarão, espécies cuja captura, depósito e comercialização dependem de autorização expressa, conforme a legislação ambiental.

A Polícia Federal ressalta que crimes contra a fauna marinha colocam em risco a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas costeiros, reafirmando seu compromisso no combate a delitos ambientais e na defesa do patrimônio natural brasileiro. Com informações do Portal Meionews

Piauí cria cadastro público de condenados por violência contra a mulher; entenda

O governador Rafael Fonteles sancionou lei que cria o Cadastro Estadual de pessoas condenadas por crimes de violência contra a mulher no Piauí. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 30 e entra em vigor em 30 dias.

Piauí cria cadastro público de condenados por violência contra a mulher/Reprodução 

O cadastro reunirá informações de pessoas que tenham sido condenadas criminalmente com trânsito em julgado por crimes de violência contra a mulher.

De acordo com a lei, o sistema vai disponibilizar:

Nome do condenado;

Foto;

Dados processuais; e,

Período de cumprimento da pena

Essas informações ficarão disponíveis na internet, em um espaço a ser administrado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI).

Quem poderá acessar

O cadastro será público. Qualquer cidadão poderá consultar a lista online e verificar se determinada pessoa foi condenada por violência contra a mulher no estado do Piauí. A consulta será liberada desde a condenação definitiva até o fim do cumprimento da pena.

O Executivo ainda precisa regulamentar a lei, definindo os detalhes técnicos de funcionamento.

A proposta é de autoria da deputada estadual Vanessa Tapety (MDB) e foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Polícia prende dois e fecha esquema de revenda de joias furtadas no Piauí

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na manhã desta terça-feira, 30, mais uma fase da Operação Ouro Sujo, com ações nas cidades de Teresina e José de Freitas. A ofensiva resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão, além do bloqueio de contas bancárias e da suspensão das atividades de um estabelecimento investigado.

Presos na "Operação Ouro Sujo"/Divulgação SSP-PI 

Na operação, foram presos uma ex-funcionária doméstica, apontada como responsável pelo furto de joias da residência onde trabalhava, e um comerciante do setor de ourivesaria, acusado de receptação e revenda de peças de origem criminosa.

De acordo com o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, o comerciante tinha plena ciência da ilegalidade ao negociar os itens furtados.

Reprodução 

Reprodução

“A decisão judicial que autorizou a operação destacou que a conduta do investigado vai além da negligência, caracterizando receptação dolosa e habitual, podendo inclusive configurar lavagem de dinheiro, já que havia tentativa de inserir os bens ilícitos no mercado formal”, explicou.

A Operação Ouro Sujo é coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) e contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e da Polícia Civil. Com informações do Portal Conecta Piauí

Padrasto é preso por abusar da enteada no Piauí; mãe também foi presa por omissão

Um homem e uma mulher, identificados pelas iniciais F.C.R.P. e L.S., foram presos na tarde da última segunda-feira, 29, em Simplício Mendes, no Sudeste do Piauí. A ação foi realizada em parceria pela Polícia Militar e Polícia Civil do Piauí, após o cumprimento de mandados de prisão preventiva expedidos pela Comarca do município.

F.C.R.P. e L.S., foram presos abusado sexualmente da enteada e a mãe por se omitido para proteger o companheiro/Reprodução 

De acordo com a denúncia, F.C.R.P. teria abusado sexualmente da enteada. A mãe da criança, L.S., ao tomar conhecimento da violência, não procurou as autoridades e teria se omitido para proteger o companheiro, tornando-se cúmplice do crime. O caso veio à tona quando a vítima, durante uma visita ao pai biológico, relatou os abusos sofridos e apontou que a mãe estava ciente da situação.

A denúncia foi formalizada pelo pai, o que levou à expedição dos mandados de prisão. Ainda segundo informações da polícia, F.C.R.P. já havia sido preso anteriormente em flagrante por crimes como furto e tráfico de drogas.

O casal foi conduzido à Unidade de Polícia de Simplício Mendes (UISP), onde permanece à disposição da Justiça para os procedimentos legais. Com informações do Conecta Piauí 

Prefeita Marina Brito é condenada por usar imóvel alugado pela prefeitura como comitê de campanha em 2024

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) condenou na última terça-feira, 23, a prefeita de Ilha Grande, Marina de Oliveira Brito (PP), e o vice-prefeito, Francisco das Chagas Nascimento de Andrade (PP), ao pagamento de multa no valor de 10 mil UFIR, por terem usado um imóvel alugado pela prefeitura como comitê de campanha eleitoral nas eleições de 2024. Além da prefeita e do vice, dois secretários municipais também foram condenados ao pagamento da multa.

A decisão foi unânime pelos membros da Corte Eleitoral, reformando a sentença de 1º grau proferida pelo juiz da 4ª Zona Eleitoral de Parnaíba, Heliomar Dias Ferreira, que havia julgado improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por abuso de poder político e econômico.

Prefeita de Ilha Grande, Marina Brito/Reprodução Lucas Dias/GP1

Conforme alegado na ação, o local usado pela então candidata à reeleição era um bem público, ocasião em que servidores e serviços da Prefeitura de Ilha Grande também participavam dos eventos no comitê, com banda municipal, compra de votos e distribuição de brindes. Para os autores da Aije, essa conduta favoreceu a candidatura de Marina Brito à reeleição.

Depois da decisão em 1ª instância, o processo foi encaminhado em grau de recurso ao TRE-PI, sob relatoria do juiz Daniel Alves, que entendeu haver uso de bem público em benefício da candidatura da prefeita e do vice-prefeito. “Vê-se, ainda, no dia de sua inauguração, inúmeros populares vestindo camisetas azuis e empunhando bandeiras, embalados por jingles enaltecedores da figura da candidata Marina Brito”, afirmou o magistrado.

Por outro lado, o relator declarou que não há provas nos autos que comprovem que o Poder Público custeou o trabalho dos servidores na campanha, nem mesmo de que eles foram ordenados a atuarem dentro dos horários de expediente. Dessa forma, em conformidade com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral (PGE), a ação foi julgada parcialmente procedente, pelo reconhecimento da conduta vedada pelo uso do bem público, aplicando aos alvos da Aije o pagamento de 10 mil UFIR.

Outro lado

Procurada pelo GP1, a prefeita Marina Brito não foi localizada. O espaço está aberto para esclarecimentos. Com informações do Portal GP1 

Polícia Militar captura dois suspeitos de tráfico de drogas no bairro Santa Luzia em Parnaíba

A Polícia Militar, através da Força Tática do 2º Batalhão, realizou na noite desse domingo, 28, a captura de dois indivíduos suspeitos de tráfico de drogas no bairro Santa Luzia, em Parnaíba.

PM captura dois suspeitos de tráfico de drogas/Reprodução

A ação ocorreu por volta das 19h, durante patrulhamento de rotina na Rua Genésio Pires, área conhecida pela incidência de entorpecentes. A guarnição avistou dois suspeitos em atitude suspeita. Um deles, identificado como Inácio Vieira Sá, de 25 anos, tentou se desfazer de porções de substâncias análogas à maconha e à cocaína ao notar a aproximação da viatura.

Na abordagem, foram encontradas outras porções de drogas em sua posse. Em buscas realizadas nas imediações, os policiais localizaram mais material semelhante à cocaína, além de uma balança de precisão, típica do tráfico de entorpecentes. Um adolescente de 15 anos também foi apreendido durante a ocorrência.

Itens apreendidos com os suspeitos na ação da polícia/Reprodução 

Os conduzidos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Parnaíba para os procedimentos legais cabíveis. Com informações do Portal Infocopiauí

Suspeito morto após atacar PM no litoral, foi deixado por comparsas em tentativa de prisão, diz polícia

Um confronto entre policiais militares e um suspeito terminou com apreensão de drogas e arma de fogo no início da tarde desta segunda-feira, 29, em Ilha Grande, litoral do Piauí. A ação ocorreu por volta das 12h, quando a equipe FT 01 realizava rondas no Conjunto Nova Vida, nas proximidades do cemitério, e avistou três indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a viatura, eles empreenderam fuga para uma área de mata.

Jean possuia antecedentes criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo/Reprodução 

Durante o acompanhamento, dois suspeitos correram em direção a uma mata fechada, enquanto um terceiro permaneceu em área aberta. Segundo a Polícia Militar, este último efetuou um disparo contra a guarnição, que revidou a agressão. O homem foi atingido e caiu ao chão, ainda com um revólver calibre .38 em mãos.

APREENSÃO 

Identificado como Jean Sousa Silva, conhecido como “Negueba”, o suspeito foi socorrido pelos policiais e levado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. No hospital, foi constatado que ele portava 18 porções de maconha, uma porção de cocaína e cinco porções de crack nos bolsos. Jean possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo.

A arma apreendida, além das drogas, foi apresentada na 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Parnaíba. A perícia criminal e a equipe da Divisão de Homicídios também foram acionadas para os procedimentos de praxe no local do confronto. Com informações do Portal Meionews

Operações da PF miram SESAPI e FMS, afastam 2 servidores e bloqueiam 66 milhões

Duas operações da Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU/PI) e o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), cumpriram mandados na sede da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) na manhã desta terça-feira (30). Entre as medidas cumpridas foi determinado o afastamento de dois servidores e o bloqueio de R$ 66 milhões dos investigados.

Operações da PF miram SESAPI e FMS, afastam 2 servidores e bloqueiam 66 milhões/Divulgação Polícia Federal 

Segundo a PF, as operações OMNI e Difusão têm o objetivo de desmantelar esquemas criminosos milionários envolvendo contratos referentes à saúde no Piauí.

Na Operação OMNI foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e 22 de busca e apreensão nas cidades de Teresina (PI), Timon (MA), Araguaína (TO), Brasília (DF), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

A operação foi deflagrada após as investigações apontarem indícios de direcionamento e conluio em chamamento público da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) para contratação da Organização Social de Saúde (OSS) responsável pela gestão de hospitais estaduais, em especial do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba/PI.

Um servidor público foi afastado e foi realizado o bloqueio de cerca de R$ 66 milhões dos investigados, valor referente ao esquema de superfaturamento de contratos.

Há suspeitas de superfaturamento, lavagem de dinheiro, conflito de interesses e falsidade ideológica em contratos milionários, incluindo o fornecimento de software de gestão em saúde.

Na Operação Difusão, que também foi deflagrada nesta manhã, as contratações irregulares investigadas envolviam a Sesapi e a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Nesta operação foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Imperatriz/MA e Marco/CE.

Uma servidora pública foi afastada das suas funções nos órgãos públicos mencionados. As apurações tiveram início a partir de denúncias à CGU e ao Ministério Público Federal de possíveis irregularidades no processo de contratação de empresa para a prestação de serviços de hemodiálise e diálise peritoneal à beira leito, que envolvia a suspeita de participação de agente público no sentido de favorecer a empresa contratada.

Nota de Esclarecimento da SESAPI 

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) informa que tomou conhecimento das operações realizadas pela Polícia Federal nesta terça-feira, dia 30. 

A SESAPI esclarece que está à disposição dos órgãos competentes para prestar quaisquer informações ou esclarecimentos que se façam necessários.

A secretaria reafirma que todas as suas ações são pautadas na transparência e na legalidade, seguindo rigorosamente os ritos legais e as normas estabelecidas pelos órgãos de controle. 

A SESAPI reitera ainda o compromisso permanente com a boa aplicação dos recursos públicos, a eficiência administrativa e a prestação de serviços de saúde de qualidade à população piauiense. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Jovem preso por furtar D-20 em Cocal é transferido para o presídio de Parnaíba

Antonio Wilson dos Santos Sousa, 25, foi transferido para a Penitenciária Mista de Parnaíba na manhã de domingo, 28, após ter a prisão preventiva decretada durante audiência de custódia. Ele foi preso em flagrante pelo crime de furto qualificado, ocorrido nos primeiros minutos da madrugada de sábado, 27, no bairro São Pedro, em Cocal, no Norte do Piauí.

Antônio foi imobilizado pela vítima com o apoio de um popular/Reprodução 

Relembre o caso:

Uma guarnição foi acionada para uma ocorrência de furto e, ao chegar ao local, encontrou o acusado já imobilizado pela vítima com o apoio de um popular. A vítima, que havia estacionado sua caminhonete D-20, de cor vermelha, em frente à residência, foi alertada pela esposa sobre um homem saindo com o veículo. Ao perceber o furto, o proprietário seguiu o veículo em sua motocicleta e conseguiu interceptá-lo na Avenida João Justino de Brito. Após uma luta corporal, Antonio Wilson foi retirado do automóvel e contido até a chegada da polícia.

Reprodução 

Em depoimento à autoridade policial, o acusado alegou fazer uso de medicação controlada e disse não se recordar do ocorrido. A decisão judicial que determinou a prisão preventiva ressaltou o extenso histórico criminal de Antonio Wilson, que responde a pelo menos 16 processos em andamento, além de outros relacionados a crimes patrimoniais e tráfico de drogas. Com informações do Blog do Coveiro

Advogado Walisson Soares comenta cassação de seis vereadores em Cajueiro da Praia

O advogado Walisson Soares comentou sobre a decisão que cassou, em primeira instância, seis vereadores do município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. Segundo ele, a cassação se deu devido a fraudes no cumprimento da cota de gênero nas eleições municipais.

Walisson destacou que o caso reforça a importância da observância rigorosa das leis eleitorais/Reprodução 

Entre os parlamentares cassados estão três vereadores do PT e três do Solidariedade. A decisão ainda cabe recurso, e os advogados envolvidos estudam as medidas cabíveis.

Leia também:

Cajueiro da Praia pode ter novas eleições após cassação de seis vereadores

Walisson Soares destacou que o caso reforça a importância da observância rigorosa das leis eleitorais, especialmente no que diz respeito à representação de gênero nos legislativos municipais. Com informações do Portal Encarando

Motociclista que estava internado, vítima de colisão com caminhão morre no HEDA em Parnaíba

O motociclista Antonio de Sousa Carvalho, de 54 anos, natural de Buriti dos Lopes-PI, que residia na zona rural de Joaquim Pires-PI, faleceu na noite desta segunda-feira, 29, no hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba.

Antônio sofreu um acidente na manhã do dia 25, ao colidir sua moto com caminhão/Reprodução 

A vítima sofreu um acidente na manhã do dia 25, ao colidir sua moto com caminhão no povoado Jenipapeiro de Caxingó-PI. Deu entrada no hospital de Joaquim Pires, e depois transferido para o HEDA em Parnaíba, indo a óbito nesta unidade hospitalar.

O corpo foi removido para o IML e liberado aos familiares para velório e sepultamento. Com informações do Portal do Catita 

Médico morre afogado na praia de Barra Grande no litoral do Piauí

A policia militar foi acionada no início da noite desta segunda-feira, 29, para atender ocorrência de afogamento na praia de Barra Grande, no litoral do Piauí.

Segundo informações, o médico   Antonio Lucellio de Carvalho Monteiro, 41, natural de Picos-PI, adentrou no mar para banhar nas proximidades do barraca Bahamas, e não mais retornou. O corpo do médico foi encontrado por um popular perto do pontal, distante uns 3km do local onde sumiu. 

Antônio Lucélio adentrou no mar para banhar nas proximidades do barraca Bahamas, e não mais retornou/Reprodução 

O IML foi acionado para remoção do corpo, sendo liberado aos familiares na madrugada de hoje para velório e sepultamento na cidade de Picos-PI. Com informações do Portal do Catita 

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Filho é preso pela 2ª vez após espancar e quebrar a perna da própria mãe no interior do Piauí

Filho foi preso pela polícia após agredir a mãe em São Gonçalo do Piauí/Reprodução Saymon Lima / Portal Meio Norte

Um jovem foi preso no último sábado após agredir a própria mãe, chegando a quebrar a perna dela no povoado Embiratanha, em São Gonçalo do Piauí. Solto pouco depois, ele foi novamente detido nesta segunda-feira, 29, por descumprir medidas protetivas.

PRIMEIRA VIOLÊNCIA

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada e encontrou a vítima ferida e o acusado já imobilizado e amarrado com cordas por um popular, que interveio para conter a violência. O agressor foi conduzido à Delegacia Seccional de Água Branca e solto na audiência de custódia.

A mulher foi socorrida inicialmente no Hospital Municipal de São Gonçalo do Piauí e, devido à gravidade da fratura, transferida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

SEGUNDA VIOLÊNCIA

Na manhã desta segunda-feira (29), o suspeito, de 22 anos, foi preso em flagrante após descumprir uma medida protetiva de urgência ao se aproximar novamente da própria mãe, de 42 anos.

A mulher relatou a presença do acusado dentro de sua residência. Ele foi detido e conduzido para a Delegacia da Mulher de Água Branca, onde foi novamente autuado em flagrante e permanece preso à disposição da Justiça. Com informações do Portal Meionews

Acidente envolvendo moto e bicicleta deixa um morto e outro ferido na BR-343

Um grave acidente registrado no fim da tarde desta segunda-feira, 29, deixou um motociclista morto, na rodovia BR-343, que liga Teresina a Altos. Ele colidiu contra um ciclista que ficou gravemente ferido.

O motociclista morreu no local. Já o ciclista, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao hospital/Reprodução 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e isolou o local do acidente para realização da perícia. A dinâmica do acidente ainda está sendo analisada, mas foi informado que com a colisão da moto e a bicicleta, o motociclista acabou sendo arremessado na traseira de um caminhão.

O motociclista morreu no local. Já o ciclista, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Não há informações sobre seu estado de saúde.

O motorista do caminhão não foi localizado. Após o trabalho da perícia, o Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo. Com informações do Portal Meionews

Cajueiro da Praia pode ter novas eleições após cassação de seis vereadores

A cidade de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, poderá realizar novas eleições para vereador após a cassação de todos os parlamentares eleitos pelo Solidariedade e PT em 2024, já que a Justiça Eleitoral da 91ª Zona, em Luís Correia, determinou a anulação da votação de ambos os partidos naquele pleito. 

Fachada da Câmara Municipal de Cajueiro da Praia-PI/Reprodução 

Os dois partidos foram alvo de denúncias relacionadas a fraude na cota de gênero, o que resultou na cassação de  Denis Pescados (Solidariedade), Laguinho (Solidariedade), Wagner Zanata (Solidariedade), Luciano Sérgio (PT), João Pedro (PT) e Veudo Damasceno (PT) e anulação dos votos das chapas. 

Com a anulação dos 2.076 votos obtidos pelos candidatos a vereador do PT e dos 1.848 da chapa proporcional do Solidariedade, o quantitativo de votos nulos chegam a quase 60% do total registrado naquela eleição, o que tornaria necessário a realização de uma nova eleição suplementar.

Como se trata de uma decisão de primeira instância, os vereadores cassados seguem em seus mandatos na Câmara Municipal até o julgamento do recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Caso o entendimento seja mantido, a Corte deverá marcar uma nova eleição no prazo de até 40 dias. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Homem é preso após agredir a esposa dentro de pousada em Barra Grande

Um caso de violência doméstica foi registrado na noite deste domingo, 28, em Barra Grande, litoral do Piauí. Um homem identificado como Rogério Costa Pereira foi preso após agredir sua esposa, identificada pelas iniciais E.G. da Silva, dentro de uma pousada da região.

Durante a ocorrência, policiais do 24° Batalhão de Polícia Militar de Atalaia encontraram com o acusado uma faca, que foi apreendida. O suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde permanece à disposição da Justiça.

Um caso de violência doméstica foi registrado na noite deste domingo (28/09), em Barra Grande, litoral do Piauí. Um homem identificado como Rogério Costa Pereira foi preso após agredir sua esposa, identificada pelas iniciais E.G. da Silva, dentro de uma pousada da região.

Homem é preso após agredir a esposa dentro de pousada em Barra Grande/Reprodução

Durante a ocorrência, policiais do 24° Batalhão de Polícia Militar de Atalaia encontraram com o acusado uma faca, que foi apreendida. O suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde permanece à disposição da Justiça. Com informações do Portal Conecta Piauí

Samara do Estevão toma posse como vereadora de Parnaíba e ocupa vaga de parlamentar morto a tiros

Samara do Estevão (PL) toma posse como vereadora na Câmara Municipal de Parnaíba nesta segunda-feira (29). Ela passa a ocupar a vaga de Thiciano Ribeiro, vereador assassinado a tiros no Centro de Teresina, em 27 de agosto.

A solenidade de posse é realizada no plenário da Câmara Municipal de Parnaíba.

Samara do Estevão toma posse como vereadora de Parnaíba e ocupa vaga de parlamentar morto a tiros/Reprodução

A parlamentar, filha do líder comunitário Estevão Correia, foi a 2ª suplente da chapa do Partido Liberal em 2024 e recebeu 927 votos. Ela se tornou titular da vaga após a morte do vereador Brunão por complicações de uma cirurgia bariátrica, e que teve a vaga ocupada por Thiciano.

A decisão de quem ocuparia a vaga de Thiciano foi divulgada em 11 de setembro, após emissão de parecer jurídico e reunião do presidente da Câmara com integrantes da Mesa Diretora, que seguiu a agremiação partidária, em conformidade com o regimento interno e a legislação vigente.

Relembre o caso

O vereador Thiciano Ribeiro (PL) e a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Parnaíba, Penélope Brito, foram mortos a tiros em 27 de agosto, no Centro de Teresina. Um vídeo mostra as vítimas sendo baleadas.

O guarda civil Francisco Fernando de Oliveira Castro, ex-marido de Penélope, foi preso e indiciado por feminicídio consumado e majorado; homicídio qualificado por motivo torpe, sem chance de defesa das vítimas, meio cruel e perigo comum; e tentativa de homicídio qualificado.

A Polícia Civil concluiu que Francisco não aceitava o fim do relacionamento com Penélope. Eles estavam separados há pelo menos cinco meses quando o crime ocorreu. Com informações do Portal G1 Piauí

Jovem de 21 anos morre ao ser baleado em confronto com Polícia Militar no litoral do Piauí

Jean Sousa Silva, 21, morreu na tarde desta segunda-feira, 29, durante ação da Polícia Militar em Ilha Grande, no litoral do Piauí. Segundo a corporação, ele foi baleado durante confronto com militares.

Jean já foi preso no início do mês de setembro por posse ilegal de arma de fogo/Reprodução 

Segundo a PM, a Força Tática fazia rondas no Conjunto Nova Vida quando avistou três pessoas suspeitas e resolveu abordar. Os homens fugiram para uma área de mata e atiraram contra os policiais. A polícia revidou e uma das pessoas foi encontrada baleada. Os outros dois fugiram.

Ele foi socorrido e levado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, mas não resistiu aos ferimentos e chegou no local já morto.

Jean foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e chegou no local já morto/Reprodução 

A Força Tática informou que Jean já foi preso no início do mês de setembro por posse ilegal de arma de fogo. O Instituto de Medicina Legal (IML) fez a remoção do corpo e a perícia foi acionada. Com informações do Portal G1 Piauí

Caminhoneiro de 78 anos envolvido em acidente que matou médico pode responder por homicídio culposo, diz PRF

O caminhoneiro de 78 anos vai responder por homicídio culposo após se envolver no acidente que matou o médico anestesista Caio Barros, segundo a Polícia Rodoviária Federal. A colisão aconteceu no sábado, 27, na BR-343, em Campo Maior.

Caio trabalhava no Hospital de Urgência de Teresina e era sócio de uma academia em Parnaíba/Reprodução 

O homicídio culposo na direção de veículo automotor ocorre quando o motorista causa a morte de alguém sem intenção, por imprudência, negligência ou imperícia.

De acordo com a PRF, o acidente envolveu a motocicleta de Caio e dois caminhões. Inicialmente, o órgão informou que a colisão teria sido causada por uma “manobra precipitada” de um dos caminhoneiros. A Polícia Civil investiga o caso.

Pouco tempo depois do acidente, a PRF abordou um caminhão que havia deixado o local, em Cocal de Telha. O veículo apresentava danos compatíveis com a colisão, conforme os policiais que atenderam a ocorrência. O teste do bafômetro dele deu negativo.

O caminhoneiro disse que ouviu o impacto, mas achou que havia colidido com outro veículo e continuou a viagem. Ele foi levado à Delegacia de Campo Maior.

Além de homicídio culposo, o motorista vai responder por fuga do local do acidente e omissão de socorro. O caminhão foi apreendido pela Polícia Civil para investigação.

Família pede que imagens não sejam compartilhadas

A família do médico Caio Barros pediu, ainda no sábado, que imagens do acidente não fossem compartilhadas nas redes sociais.

"Peço com respeito e solidariedade, não compartilhem fotos ou vídeos do ocorrido. Esse é um momento de dor profunda para nossa família, e a exposição de imagens pode causar ainda mais sofrimento a todos nós", escreveu uma prima no Instagram.

Caio trabalhava no Hospital de Urgência de Teresina e era sócio de uma academia em Parnaíba, sua cidade natal. Ele foi velado e sepultado no sábado, em Parnaíba.

O médico estava em Campo Maior com um grupo de motociclistas. Nas redes sociais, colegas compartilharam imagens do passeio feitas antes do acidente.

Ele morava em Teresina e deixou a atual companheira, que está grávida, e duas filhas de um relacionamento anterior. Com informações do Portal G1 Piauí 

Adolescente é apreendido em ponto de tráfico de drogas em Parnaíba

Na manhã deste domingo, 28, uma operação realizada pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Piauí resultou na apreensão de um adolescente de 17 anos, envolvido no tráfico de drogas no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba. A abordagem ocorreu após investigação, que identificou a casa utilizada como ponto de venda de entorpecentes.

Adolescente apresentado na Central de Flagrantes de Parnaíba/Reprodução 

Durante a ação policial, foram encontrados no local 12 porções de crack, 3 porções de maconha, além de um celular Samsung e um relógio, possivelmente utilizados nas transações do tráfico. Também foi apreendida a quantia de R$ 336 em dinheiro trocado, proveniente das vendas ilegais. A residência, que não possuía móveis ou utensílios, estava completamente adaptada para a comercialização das drogas, caracterizando um ponto de venda fixo.

Ítens apreendidos durante a ação da polícia/Reprodução 

O adolescente, que não tinha passagens pela polícia, foi conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foi registrado o boletim de ocorrência. Ele permanecerá à disposição da Justiça, enquanto as investigações continuam. Com informações do Portal Folha do Delta News/Edição: Portal do Rurik

Homem sob efeito de alcoolemia no volante é preso após acidente na BR-402 em Parnaíba

Na manhã deste domingo, 28, a Policia Rodoviária Federal atendeu ocorrência de acidente de trânsito do tipo colisão envolvendo dois veículos na altura do semáforo da BR 402, trecho de acesso ao hospital estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba, litoral do Piauí.

Homem é preso por alcoolemia ao volante/Reprodução 

A policia ambiental foi a primeira a chegar na cena do sinistro, mantendo controle de segurança no local com a prisão do condutor responsável por provocar o acidente. 

Veja vídeo e fotos do conduzido dando entrada na central de flagrantes de Parnaíba. 

O nome dele ainda não tinha sido informado. O delegado Rodrigo Mello atendeu a ocorrência. Com informações do Portal do Catita 

Berta Loran, atriz e comediante, morre aos 99 anos no Rio de Janeiro

A atriz e comediante Berta Loran morreu no domingo, 28, aos 99 anos. Ela estava internada no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira, 29.

Berta completaria 100 anos em março do próximo ano. Nos últimos anos, vivia de forma reservada, sem contato com a imprensa/Reprodução 

Em nota, o hospital confirmou a morte, prestou pesar aos amigos e fãs e disse que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.

Berta completaria 100 anos em março do próximo ano. Nos últimos anos, vivia de forma reservada, sem contato com a imprensa.

Vida e carreira de Berta Loran

Nascida em 1926 em Varsóvia, na Polônia, Berta veio para o Brasil ainda na infância, quando sua família tentava escapar da perseguição aos judeus na Europa. Ela, os pais e os cinco irmãos se estabeleceram no Rio de Janeiro.

A atriz ficou conhecida a partir dos anos 1960, ao integrar atrações de humor da televisão brasileira, como “Escolinha do Professor Raimundo” e “Zorra Total”. Ela também se destacou em novelas e filmes, como "Cordel Encantado" (2011), "Até que a Sorte nos Separe 2" (2013), "Jovens Polacas" (2019) e um dos mais recentes "Amarração do amor" (2021).

Em 2016, teve sua trajetória contada no livro "Berta Loran: 90 anos de humor". A obra foi escrita pelo produtor cultural João Luiz Azevedo. Inclusive, no aniversário de 99 da atriz, Luiz revelou que ela estava morando em Copacabana com uma cuidadora, cercada do carinho de amigos e familiares.

Polícia Militar atende caso de violência doméstica no Mendonça Clark, em Parnaíba

Na manhã deste domingo, 28, a Polícia Militar do Piauí atendeu a uma ocorrência de violência doméstica no bairro Mendonça Clark, em Parnaíba. A ação foi realizada por uma equipe da Força Tática da 2ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar.

Thiago Andrade do Nascimento, 22, preso por violência doméstica/Reprodução 

No local, os policiais identificaram a vítima, de iniciais A. da S. S., que relatou ter sido agredida por seu companheiro, Thiago Andrade do Nascimento, 22. A guarnição prestou atendimento imediato à vítima e adotou as medidas necessárias para garantir sua segurança.

Após a identificação do suspeito, os policiais o conduziram à Central de Flagrantes, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis. Com informações do Portal Infocopiauí 

Tornozelado é preso acusado de tráfico de drogas e corrupção de menores em Parnaíba

Na tarde deste domingo, 28, a Polícia Militar através do Serviço de Inteligência prendeu um homem e apreendeu um menor de idade acusados de envolvimento com o tráfico de drogas no bairro Catanduvas, em Parnaíba-PI. 

Israel "Sintonia" possui passagens por receptação e outros crimes/Reprodução 

Foram conduzidos à Central de Flagrantes Israel Campos Galeno, 22, conhecido como 'Sintonia" e um adolescente de 17 anos. Com a dupla, os policiais apreenderam 19 trouxinhas de crack, dois celulares Motorola e R$ 195,00 em dinheiro trocado.

Segundo a equipe de inteligência da PM-PI, o menor atuava na venda das drogas a mando de Israel, que fornecia inclusive merenda para mantê-lo no local. O adolescente relatou aos policiais que cada trouxinha era vendida por R$ 5,00, recebendo em média entre R$ 10,00 e R$ 20,00 por dia pelo serviço.

Israel Sintonia, que já possui passagens por receptação e outros crimes, foi flagrado no momento em que prestava contas da venda ao lado do menor. Durante a abordagem, o adolescente ainda tentou se desfazer de um recipiente com várias pedras de crack.

O material apreendido e envolvidos foram conduzidos para central de flagrantes de Parnaíba, com o apoio de uma viatura do 27º BPM.

A Polícia Militar destaca que o trabalho de inteligência tem sido fundamental no combate à criminalidade, permitindo a identificação, localização e prisão de indivíduos envolvidos em ilícitos. A atuação do Serviço de Inteligência tem reforçado a segurança, contribuindo diretamente para a manutenção da ordem pública.

O Serviço de Inteligência da Polícia Militar ressalta que denúncias sobre foragidos, organizações criminosas, tráfico de drogas e crimes em geral podem ser feitas através do Instagram da instituição. A identidade do denunciante será preservada. Com informações do Portal do Catita 

domingo, 28 de setembro de 2025

Incêndio mata animais e destrói casa no interior do Piauí

Um incêndio atingiu casas neste sábado, 27, no município de Aroazes, a cerca de 200 km de Teresina. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), um imóvel foi totalmente destruído, outros parcialmente atingidos e animais morreram.

Incêndio mata animais e destrói casa no interior do Piauí/Reprodução 

A climatologista Sara Cardoso, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), detalhou que o fogo foi iniciado em um trecho no início da cidade, no turno da manhã. Porcos e galinhas dos moradores morreram queimados.

"Esse fogo avançou pelos quintais das casas, consumindo inclusive algumas residências. Já tivemos prejuízos dessas residências, inclusive uma que foi por completo. Já tivemos prejuízos de perda de porcos e galinhas", explicou a climatologista.

Ainda segundo Sara, as brigadas da cidade e dos municípios próximos não conseguiram conter as chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI). As equipes devem chegar em Aroazes ainda neste sábado, 27. Com informações do G1 Piauí 

Manobra precipitada pode ter causado acidente envolvendo médico Caio Barros

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que o acidente que vitimou o médico anestesista e empresário Caio Barroso na manhã deste sábado, 27, na BR-343, em Campo Maior, pode ter sido causado por uma manobra precipitada de um dos veículos de carga. 

Médico anestesista e empresário Caio Barros/Reprodução 

Informações obtidas pelo Cidadeverde.com apontam que ao todo três veículos, sendo dois de carga, estavam envolvidos na ocorrência. Cerca de duas horas após o acidente a PRF abordou na BR-343, em Cocal de Telha, um veículo de carga suspeito de envolvimento no acidente. 

Segundo a PRF, o veículo foi parado e apresentava danos compatíveis ao da colisão. O condutor era um homem de 78 anos que informou que ouviu o impacto, mas acreditou que a colisão teria sido com outro veículo e por isso prossegiu a viagem. Ele foi detido e encaminhado a Delegacia de Campo Maior e pode responder pelos crimes de fuga do local do acidente, homicídio culposo na direção de veíuclo automotor e omissão de socorro à vítima. 

A PRF informou ainda que foi realizado o teste de alcoolemia nos envolvidos apresentando resultado negativo. A perícia deve agora apontar o que realmente causou a colisão e a morte do médico Caio Barros. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Polícia procura homem que matou estudante de 12 anos por bala perdida no interior do Piauí

As forças policiais estão em buscas de Francisco Pereira da Silva, conhecido por “Cocó”. Ele é apontado como autor do disparo que matou Walker Cleves da Silva Santos, 12, em São Raimundo Nonato (PI). O homem perseguia outro e, ao atirar, acabou acertando o adolescente que brincava na rua.

Walker Cleves da Silva Santos, 12, a vítima e rancisco Pereira da Silva, conhecido por “Cocó”, o assassino/Reprodução PMPI

A Polícia Militar já dispõe de imagens do autor dos disparos que vitimaram o menor no bairro Portelinha. Solicitamos à população que, caso possuam informações sobre a localização do referido indivíduo, informem imediatamente, solicita o 11º Batalhão de Polícia Militar.

Janiel dos Santos Marcos e Francisco Pereira da Silva discutiam em uma residência no bairro. Em certo momento, Janiel começou a correr pelo meio da rua, sendo perseguido por Francisco, que efetuava disparos. Um deles atingiu Walker.

O motivo da discussão entre Janiel e Francisco é desconhecido. O menino foi socorrido à UPA, mas não resistiu. Janiel prestou depoimento relatando toda a situação, ocorrida na noite deste sábado, 27. Denuncie: 86 99422-2814.

Suspeito de matar menino em São Raimundo Nonato/Reprodução PMPI

Walker foi vítima de uma bala perdida. Em nota, a Prefeitura de São Raimundo Nonato lamentou o ocorrido. Veja:

A Prefeitura de São Raimundo Nonato manifesta profundo pesar pelo falecimento do jovem Walker Cleves da Silva Santos, aluno da Escola Serra da Capivara.

De forma tão repentina e trágica, sua partida deixa imensa dor em todos que o conheciam. Nos solidarizamos com seus pais, que prestam serviço ao município, bem como com familiares, amigos e toda a comunidade escolar, rogando a Deus que conforte seus corações neste momento difícil. Com informações do Portal Meionews