quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Defesa não vai contestar laudo de sanidade mental de acusado de envenenar familiares em Parnaíba

A defesa de Francisco de Assis Pereira da Costa, réu acusado de envenenar dez pessoas em Parnaíba-PI, esclareceu, nesta quarta-feira, 3, que não irá recorrer do resultado da perícia que descartou a hipótese de insanidade mental do acusado. Na sexta-feira, 5, acontece a audiência de instrução e julgamento.

Laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) confirmou que Francisco de Assis Pereira da Costa, acusado de envenenar 10 pessoas, resultando em 8 mortes, é mentalmente são/Reprodução 

Segundo o advogado Herbert Assunção, responsável pela defesa, o laudo foi solicitado devido a comportamentos atípicos apresentados por Francisco de Assis.

“No último dia 1º de setembro, foi juntado ao processo o laudo pericial, realizado no âmbito do incidente de insanidade mental do Francisco de Assis. O resultado não foi o esperado, mas a defesa também não irá recorrer. Temos um longo processo pela frente e, neste momento, a defesa não entrou com nenhum recurso que possa interferir no andamento do caso. No próximo dia 05, ele deve passar por audiência de instrução e julgamento”, declarou.

Ainda segundo Assunção, este é o momento ideal para a defesa reunir, rebater e contestar as provas apresentadas pela acusação.

“Esse é o momento para contestarmos todos os elementos de prova apresentados pela acusação, que foram produzidos de forma unilateral durante a fase de investigação. É a etapa em que ouviremos as testemunhas de acusação e defesa”, acrescentou.

Após a audiência de instrução e julgamento, a defesa pretende consolidar a tese a ser apresentada na fase de alegações finais do caso.

O crime

O processo investiga o envenenamento de dez pessoas, que resultou em oito mortes na cidade de Parnaíba. Sete das vítimas fatais pertenciam à mesma família, e uma era vizinha. Outras duas pessoas sobreviveram, o que gerou também acusações por tentativa de homicídio.

Os réus no processo são:

  • Maria dos Aflitos da Silva, que responde por homicídio qualificado e tentativa de homicídio. Ela é mãe e avó de oito das vítimas e está presa em Teresina.
  • Francisco de Assis Pereira da Costa, que teve descartada a hipótese de insanidade mental.

Quem são as vítimas:

  • 22 de agosto de 2024

Ulisses Gabriel (8 anos) e João Miguel da Silva (7 anos), netos de Maria dos Aflitos, foram mortos. Na época, a vizinha Lucélia Maria chegou a ser presa como suspeita, mas as investigações concluíram que o crime foi articulado por Francisco de Assis e Maria dos Aflitos.

1º de janeiro de 2025: Veneno foi colocado no arroz servido no almoço da família. Morreram:

  • Manoel Leandro (18 anos), filho de Maria dos Aflitos;
  • Maria Lauane (3 anos), Maria Gabriele (4 anos) e Igno Davi (1 ano), netos da acusada;
  • Francisca Maria Silva (32 anos), filha da ré e mãe das cinco crianças.

22 de janeiro de 2025

Maria Jocilene da Silva (41 anos), ex-nora de Maria dos Aflitos, morreu após ser envenenada. Segundo a polícia, ela mantinha um relacionamento amoroso com a acusada.

Além das vítimas fatais, o casal também é acusado pela tentativa de homicídio contra:

  • Maria Jocilene da Silva, que sobreviveu ao envenenamento no dia 1º de janeiro;
  • Lívia Maria Leandra Silva (17 anos) e
  • Jhonatan Nalbert Pereira da Silva (7 anos), filhos de Maria Jocilene. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Suspeitos são presos após troca de tiros e fuga pelo mangue em Luís Correia-PI

Três homens e uma mulher foram presos após troca de tiros com a Polícia Militar no bairro Beira Mar em Luís Correia, no litoral do Piauí. Segundo o major Bernardo Pinto, do 24º BPM,  ao perceberem a presença das viaturas, os suspeitos empreenderam fuga, entraram em uma residência e seguiram por uma área de mangue.

Ítens apreendidos com os suspeitos/Divulgação PMPI 

"Durante o cerco policial, os suspeitos efetuaram disparos contra as guarnições. As equipes revidaram e conseguiram capturar quatro indivíduos, enquanto um conseguiu fugir. Todos os detidos, juntamente com o material apreendido, foram conduzidos e apresentados à Delegacia de Luís Correia e estão à disposição da autoridade policial", informou o major. 

Revólver apreendido com os suspeitos/Divulgadas PMPI

Com os suspeitos foram apreendidos um revólver, cerca de 50 munições de diversos calibres, aparelhos celulares, três balanças de precisão, rolos de papel alumínio, um facão, dinheiro trocado, além de crack e maconha. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Vereador de Bom Princípio do Piauí é condenado a 25 anos de prisão por estupro de menor

O vereador Jacinto Costa Moraes (MDB), do município de Bom Princípio do Piauí, foi condenado pela Justiça a 25 anos de prisão por crimes de estupro de vulnerável. A decisão foi proferida nesta terça-feira, 2, meses após sua prisão preventiva, efetuada no dia 19 de maio deste ano pela Polícia Civil do Piauí.

Segundo as investigações, Jacinto Moraes é acusado de abusar sexualmente de duas irmãs menores de idade, moradoras da cidade. O caso ocorreu em 2018, quando a vítima tinha apenas 11 anos, mas só foi denunciado ao Conselho Tutelar em 2021. O Ministério Público apontou que os abusos ocorreram de forma contínua ao longo dos anos.

Vereador é condenado a 25 anos de prisão por estupro de adolescente no Piauí/Reprodução

Ele já havia sido alvo de uma investigação que chegou a ser arquivada devido à falta de provas, mas foi reaberta após áudios extraídos do celular da jovem e depoimentos de profissionais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O parlamentar segue à disposição do judiciário. 

Saiba quem é Jacinto Moraes

Jacinto Moraes é irmão do atual prefeito de Bom Princípio do Piauí, Apolinário Moraes (PSB). Ele foi eleito vereador pela primeira vez em 2004. Em 2008, candidatou-se à prefeitura, mas foi derrotado. Retornou ao parlamento municipal em 2012 e chegou a ser presidente da Casa Legislativa. As investigações indicaram que o parlamentar usava a influência política para silenciar e intimidar as vítimas. Com informações do Portal Conecta Piauí

Exames confirmam circulação de nova variante da Covid-19 no Piauí

A Secretaria de Saúde do Piauí confirmou a circulação da nova variante da Covid-19, XFG do SARS-CoV-2, no Piauí. A identificação foi feita após análise de 44 amostras coletadas entre janeiro e agosto deste ano. As amostras, analisadas pelo Lacen em parceria com o Laboratório de Vigilância Genômica e Biologia Molecular (LVGBM) da Fiocruz Piauí, foram colhidas em Teresina, Altos, Parnaíba, São João do Piauí, Campo Maior e Morro Cabeça do Tempo.

Imagem ilustrativa/Freepik

A linhagem XFG já foi identificada em outros estados brasileiros, entre eles Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Santa Catarina.

No Piauí, que tem registrado aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas epidemiológicas, a confirmação ajuda a explicar o cenário atual. Com a identificação da circulação da variante no estado, o recomendado pela Sesapi é que sejam tomados cuidados para reduzir a velocidade de disseminação do vírus.

"É fundamental que a população reforce as medidas de precaução. Recomenda-se evitar aglomerações e utilizar máscaras, especialmente em ambientes de saúde, como clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais, ou em locais com grande concentração de pessoas. Essas medidas contribuem para reduzir a velocidade de disseminação do vírus e minimizar os impactos na saúde da população. Essas ações são particularmente importantes e relevantes para a população idosa e para crianças e adolescentes, que constituem os principais grupos de risco para o agravamento de síndromes gripais", destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Marylane Viana.

A secretaria também recomenda a vacinação contra Covid-19. Segundo o órgão, para os grupos de maior risco de adoecimento, a vacina deve ser administrada a cada seis meses. Para aqueles que já foram vacinados em outros momentos, recomenda-se a vacinação anual.

O que se sabe sobre a XFG

A XFG é uma linhagem recombinante, com mutações na proteína spike associadas a uma leve evasão da resposta imune, o que pode reduzir, em parte, a neutralização por anticorpos. No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o momento não há evidências de que a variante provoque quadros clínicos mais graves ou comprometa significativamente a eficácia de vacinas e antivirais.

Por esse motivo, a OMS classificou a XFG como “variante sob monitoramento”, o que implica em atenção ampliada, mas sem necessidade de mudanças nas condutas clínicas ou de vacinação. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Homem é preso após tentar descartar arma durante abordagem da PM no Piauí

Na madrugada desta quarta-feira, 3, a Polícia Militar do Piauí prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo no bairro Dirceu 1, zona Sudeste da capital.

Homem é preso após tentar descartar arma durante abordagem da PM/Reprodução PMPI 

Segundo o 8º Batalhão da PM, a equipe da Força Tática realizava rondas de rotina quando percebeu indivíduos em atitude suspeita nas proximidades de uma churrascaria. Ao notar a aproximação da viatura, um dos suspeitos tentou se desfazer de um objeto, que depois foi identificado como um revólver calibre 38, contendo quatro munições, uma delas já deflagrada.

PRESO EM FLAGRANTE

O homem, identificado apenas pelas iniciais B.C.P., também estava com aproximadamente R$ 140 em dinheiro. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Central de Flagrantes, onde foram realizados os procedimentos legais. Com informações do Portal Meionews

Motociclista é encontrado morto às margens da BR-343 em Buriti dos Lopes

No início da manhã desta quarta-feira, 3, populares encontraram o corpo de um homem, identificado como Pablo do Nascimento Pereira, de 35 anos, vítima de acidente de trânsito, na rodovia BR-343, trecho do município de Buriti dos Lopes, região Norte do Piauí. A vítima estava em uma motocicleta.

Motociclista é encontrado morto às margens da BR-343 em Buriti dos Lopes/Reprodução Portal do Rurik

Segundo a Polícias Militar, moradores relataram que, na noite anterior, ouviram um forte barulho vindo da direção onde o corpo foi encontrado. Informações preliminares apontam que o motociclista teria perdido o controle do veículo ao acessar a rodovia em direção ao Centro da cidade, colidindo contra o meio-fio e caindo em um barranco.

A 2ª Companhia da Polícia Militar isolou o local do acidente para o trabalho da perícia. Após a realização de todos os procedimentos cabíveis, o corpo foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML). As causas do acidente ainda não foram oficialmente divulgadas. Com informações do Portal do Rurik

Operação que investiga lavagem de dinheiro e tráfico prende empresários e fecha mais de 10 empresas no Piauí

Três pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira, 3, durante a 3ª fase da Operação Barão Vermelho, realizada pelo Ministério Público do Maranhão com apoio de órgãos de segurança do Piauí e da Paraíba. Entre os presos estão empresários e laranjas ligados ao grupo investigado.

Operação Barão Vermelho durante mandado de busca em distribuidora de medicamentos em Teresina/Reprodução GAECO

Além das prisões, mais de dez empresas tiveram as atividades suspensas, sendo uma loja de acessórios e uma distribuidora de medicamentos localizadas em Teresina. A Justiça também determinou o bloqueio de bens dos investigados, como imóveis, veículos, embarcações e aeronaves.

Coletiva de imprensa com o GAECO/Saymon Lima

COMO ATUAVAM

Segundo o GAECO, a organização criminosa atua no tráfico de drogas, falsificação de documentos de veículos, receptação de cargas e ouro de origem ilícita, além de agiotagem. As investigações apontam ainda para um esquema "sofisticado" de lavagem de dinheiro, com movimentações financeiras milionárias e saques em valores elevados.

"Desde a 1ª Fase da operação, deflagrada ainda no ano de 2023, o GAECO se deparou com uma Orcrim bem estruturada e com ações sofisticadas, principalmente no que tange ao esquema de lavagem de capitais. As ações delituosas incluem pessoas físicas e jurídicas que movimentaram quantias vultosas entre si, havendo ainda a ocorrência de saques bancários de quantias elevadas, situações que chamaram a atenção das autoridades", diz a nota do GAECO.

Nesta fase, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, 4 de prisão e 3 de interdição de empresas. Ao todo, 190 agentes participaram da operação.

Segundo o promotor Francisco Fernando, integrante do GAECO, a operação é fruto de investigações iniciadas em 2021, que identificaram um esquema complexo de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, agiotagem e receptação de produtos desviados ou roubados:

“Em 2021 houve um aprofundamento das investigações contra a organização criminosa, que atuou com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, outras empresas também. Depois disso, dentro dessa investigação, aprofundaram-se as diligências.”

Fernando destacou que a operação é uma ramificação de um esquema maior e que cada fase trouxe novos elementos sobre o funcionamento da organização: “Só esta ramificação já é bastante significativa, tem a grande vargadura, e ela ensejou a operação primeiro para o vermelho, a 1, a 2, e hoje está sendo até flagrada a terceira fase da operação para o vermelho.”

O promotor explicou ainda como as empresas investigadas eram usadas para ocultar recursos ilícitos e criar a aparência de legalidade. “É como se eles fossem os mediadores. Muitos casos acontecem com empresas que têm interpostas as pessoas à sua frente, mas essas pessoas na realidade não admitem nada, não pisam lá, não vão lá. Mas há outras pessoas que realmente mandam e fazem a lavagem, recebem produtos ilegais e jogam o dinheiro dentro das pessoas jurídicas, apresentando para a sociedade a ideia de fachada.”

O promotor Rafael Bruno Aragão, também do GAECO, detalhou a dimensão da operação e os efeitos das decisões judiciais.

“Com esses quatro mandados de prisão preventiva, mandados de busca e apreensão, importante destacar também que a decisão do Tribunal de Justiça se determinou o bloqueio de bens móveis e imóveis. Valores em contas, bens de avaliação, apreensão de lojas e empresas… tudo para dar seguimento às ações penais cabíveis.”

Segundo Rafael, os bloqueios e apreensões têm como objetivo evitar que o grupo continue operando e ocultando patrimônio ilícito, fortalecendo a investigação e preparando o caminho para futuras ações penais.

A promotora Lenara Porto, coordenadora do GAECO no Piauí, ressaltou a importância da cooperação interestadual e alertou que novas prisões podem ocorrer conforme o desenrolar da investigação. “Sim, é possível haver mais prisões ou outras interdições de lojas e empresas ligadas mesmo. Mesmo esquema criminoso. Agora, a partir desse material que foi apreendido, a investigação pelo Maranhão vai ser robustecida e, dependendo do que se encontrou, é possível que se chegue a outros ramos.”

A operação envolveu 190 agentes, incluindo policiais civis e militares, e contou com o apoio dos núcleos do GAECO em São Luís, Imperatriz e Timon, além das unidades do Piauí e Paraíba. Especialistas do Ministério Público destacam que o esquema investigado evidencia a sofisticada forma de atuação das organizações criminosas no Nordeste, usando empresas de fachada e movimentações financeiras complexas para lavar dinheiro e dificultar a atuação da Justiça. Com informações do Portal Meionews

Missas de sétimo dia de comandante da GCM e vereador reúnem familiares e amigos em Parnaíba

Familiares, amigos e autoridades participaram, nesta terça-feira, 2, das missas de sétimo dia da comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Parnaíba, Penélope Brito, e do vereador Thiciano Ribeiro. As celebrações aconteceram em Parnaíba, no litoral do Piauí.

Penélope e Thiciano foram assassinados na última terça-feira, 27, em Teresina/Reprodução 

Os dois foram assassinados a tiros no último dia 27 de agosto, no Centro de Teresina. A missa em homenagem à comandante foi realizada na Comunidade Católica Face de Cristo, enquanto a celebração em memória do vereador ocorreu na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Nos dois locais, o clima foi de profunda comoção e tristeza.

O ex-marido de Penélope, o guarda municipal Francisco Fernando Castro, foi preso em flagrante na zona Sul de Teresina poucas horas após o crime. Segundo a polícia, ele teria confessado o assassinato a familiares, que o orientaram a se entregar. Eles estavam separados há cinco meses. 

Um vídeo de câmera de segurança registrou o momento exato da abordagem. As imagens mostram um carro descaracterizado da polícia parado em uma rua do bairro Parque Piauí, em Teresina. O suspeito estava escondido na casa de um familiar e foi surpreendido quando deixou o local em um veículo.

Francisco Fernando estava sozinho no carro. Com ele, a polícia apreendeu uma carabina, duas pistolas, dois carregadores, mais de 12 munições, três celulares, uma carteira, um relógio, um notebook, a chave do veículo e uma quantia em dinheiro.

No mesmo dia, um arsenal com armas, munições e acessórios ligados ao suspeito também foi apreendido em uma residência em Parnaíba. A defesa do guarda municipal, no entanto, negou que o armamento estivesse em situação irregular.

Câmara de Vereadores de Parnaíba retoma atividades

Após o período de luto oficial, a Câmara de Vereadores de Parnaíba retoma suas atividades nesta quarta-feira, 3. A presidência deve declarar a vacância do cargo deixado por Thiciano Ribeiro.

Uma das cotadas a assumir a vaga é a advogada Samara do Estevão, de 32 anos, que obteve 927 votos na última eleição e ocupa a segunda suplência do Partido Liberal (PL). Caso seja confirmada, a Câmara de Parnaíba contará, pela primeira vez, com quatro vereadoras mulheres em exercício. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Cuidadora de idosos é presa após furtar mais de R$ 50 mil em joias, no Piauí

Cassiane da Silva, cuidadora de idosos do Rio de Janeiro, foi presa em flagrante na segunda-feira, 1º, após roubar joias e cartões bancários de uma idosa de 90 anos, moradora do bairro Jóquei, na zona leste de Teresina. A ação envolveu policiais do 5º DP de Teresina e da Polícia Civil de Paulistana-PI, que interceptaram a suspeita em um ônibus a caminho de Salvador-BA.

Reprodução/Whatsapp 

Segundo as investigações, Cassiane havia sido contratada para cuidar de duas idosas e ganhou a confiança das vítimas antes de cometer o crime. Ela aproveitou a ausência das idosas para furtar joias avaliadas em mais de R$ 50 mil e realizar transferências bancárias, movimentando valores de R$ 4 mil, R$ 200 e mais R$ 7,5 mil para terceiros.

Durante a abordagem, a polícia recuperou a bolsa da cuidadora com os objetos e cartões das vítimas. A investigação continua para identificar possíveis receptadores das joias e dos valores desviados, além de esclarecer a extensão completa do esquema. Com informações do Portal 180Graus

Suspeito de sete homicídios é baleado em confronto com a polícia no Piauí

Um homem identificado como Ronaldo Araújo foi baleado na manhã desta quarta-feira, 3, durante um confronto com policiais civis no bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina. A ação ocorreu durante o cumprimento de mandados judiciais.

De acordo com o delegado Edivan Botelho, do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), o suspeito tentou fugir, reagiu e atirou contra os policiais, que revidaram e o atingiram. Nenhum agente ficou ferido.

Ítens apreendidos com o suspeito durante a ação/Reprodução Mikaela Ramos|Cidadeverde.com

“No momento da entrada da sua residência ele conseguiu se evadir, mas como estava tudo cercado, na região dos fundos ele efetuou disparos contra os policiais e esses policiais revidaram e o atingiram e no momento ele está sendo atendido no hospital”, relatou o delegado.

Ainda segundo Botelho, contra Ronaldo Araújo havia cinco mandados de prisão em aberto. Ele é investigado por participação em pelo menos sete homicídios, apontado como “disciplina” de uma facção criminosa e considerado de alta periculosidade.

“Essa operação é oriunda do DHPP em virtude de alguns homicídios ocorridos na região da Pedra Mole. Dessa investigação foi apurado que um único indivíduo tinha vários homicídios naquela área ou influência. Ele por vezes executava as vítimas, ou então autorizava a execução, haja vista que o mesmo faz parte da disciplina do PCC naquela região. Então é um indivíduo de alta periculosidade que tinha cinco mandados de prisão em aberto”, acrescentou o delegado. Com informações do Portal Cidadeverde.com

PM desarticula "boca de fumo" em Luís Correia-PI

Na manhã desta terça-feira, 2, uma equipe do Serviço de Inteligência do 2º BPM da Polícia Militar tomou conhecimento de que na Rua Vitorino Lopes, Bairro Alto do Bonito, na cidade de Luís Correia, na casa investigada de Lourenço Policarpo Soares, 33, o “Fofão”, estaria funcionando uma boca de fumo.

Itens apreendidos durante buscas no interior da residência/Reprodução 

Durante o levantamento, foi constatada uma intensa movimentação de pessoas no local. Diante da situação, os policiais decidiram abordar um indivíduo que saía do imóvel. No momento da abordagem, duas pessoas que estavam no portão evadiram-se para dentro da casa, seguindo em direção à cozinha.

Após a detenção do investigado, foi realizada uma busca no interior da residência, a fim de verificar o que os suspeitos tentaram ocultar. No local, foram encontrados:

73 (setenta e três) porções de substância análoga a crack;

10 (dez) porções de substância análoga a cocaína;

01 (um) rolo de papel alumínio;

Diversos sacos plásticos utilizados para embalagem de drogas.

Diante dos fatos, foi solicitada a viatura do 24° Batalhão Atalaia, que realizou a condução dos envolvidos até a Delegacia de Luís Correia, para a adoção dos procedimentos legais cabíveis. Com informações do Portal do Catita 

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Reforma da Catedral Mãe da Divina Graça receberá investimento de R$ 5 milhões

A Catedral Nossa Senhora Mãe da Divina Graça passará por obras de restauração a partir do dia 15 de setembro. Na tarde desta segunda-feira, 1°, foi realizada no altar da igreja a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, que marca o início das intervenções orçadas em R$ 1.451.382,05. 

O evento contou com a presença do secretário de Cultura do Piauí Rodrigo Amorim, do empresário Chagas Fontenele, dos vereadores de Parnaíba Ronaldo Prado, João do Trânsito, Samarone Pinheirão e Neta Castelo Branco, além do pároco Hilderlan Oliveira. 

Participantes da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço/Reprodução 

O deputado Florentino Neto participou de forma remota. A primeira etapa das obras vai contemplar o altar, o teto e o mezanino da Catedral.

O investimento total na restauração é de aproximadamente R$ 5 milhões, provenientes de emendas parlamentares do deputado Florentino Neto e do Governo do Estado do Piauí, por meio do tesouro estadual. 

A iniciativa inclui a recuperação estrutural do prédio e a restauração das artes sacras. Padroeira de Parnaíba e da Diocese, a Mãe da Divina Graça é um marco da religiosidade regional e um patrimônio histórico tombado. Por isso, a intervenção seguirá critérios técnicos que asseguram a preservação e a valorização da arquitetura original. Com informações do Portal Costa Norte 

Polícia Militar apreende drogas e dinheiro durante operação em Luís Correia

Na tarde desta segunda-feira, 1°, a Polícia Militar do Piauí, por meio do Serviço de Inteligência do 2º Batalhão, apreendeu drogas e dinheiro em uma residência localizada na Rua da República, bairro Triângulo, em Luís Correia.

Segundo informações, a equipe realizava levantamentos sobre um homicídio ocorrido na noite do último domingo, 31, quando abordou dois suspeitos no porto Albatroz, em Luís Correia.

Suspeito e itens apreendidos na Operação/Reprodução Folha do Delta News 

Durante a ação, um dos suspeitos informou não portar documentos pessoais e conduziu os policiais até sua residência. No imóvel, além do documento, foram encontrados uma quantidade de substância análoga ao crack e R$ 3.561,00 em cédulas de diversos valores.


A operação foi coordenada pelo comando do 24º BPM, com apoio de uma equipe da Força Tática do 27º BPM.


Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos legais. Com informações do Portal Folha do Delta News 

Colisão traseira entre carros deixa motorista ferido na PI-116 , em Luís Correia

Uma colisão entre dois carros deixou um dos motoristas ferido na manhã deste domingo, 31, na PI-116, em Luís Correia, litoral do Piauí.

Informações preliminares indicam que um dos veículos estava parado no acostamento da rodovia quando outro carro colidiu na traseira. O motorista do veículo responsável pelo acidente sofreu ferimentos.

Um dos veículos estava parado no acostamento da rodovia quando outro carro colidiu na traseira/Reprodução Click Parnaíba 

Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Dirceu Arcoverde. Até o momento, não há informações sobre a causa do acidente. Com informações do Portal Click Parnaíba.

Último dia para se inscrever no Minha Casa, Minha Vida em Parnaíba com 427 unidades disponíveis

Termina nesta quarta-feira, 3, o prazo para inscrições no programa Minha Casa, Minha Vida em Parnaíba. O edital contempla 427 unidades habitacionais no Residencial Dom Rufino IV (Etapas 01 e 02), voltadas para famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico e com renda bruta mensal de até R$ 2.850,00.

Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal/Reprodução 

O período de inscrições começou no dia 25 de agosto e está sendo realizado exclusivamente pelo site oficial da Prefeitura de Parnaíba, com apoio presencial nos CRAS, SEDESC e SEINFRA para quem não possui acesso à internet.

Próximas etapas

  • Análise de requisitos e pontuação: de 4 a 23 de setembro de 2025
  • Divulgação da lista preliminar: 24 de setembro de 2025
  • Prazo para recursos: 25 e 26 de setembro de 2025
  • Lista final de beneficiários: 13 de outubro de 2025
  • Convocação para entrega de documentos: a partir de 15 de outubro de 2025
  • Quem pode participar
  • Para se inscrever, é necessário:
  • Ser residente em Parnaíba e ter o CadÚnico atualizado até o dia 25 de agosto;
  • Ter renda mensal bruta de até R$ 2.850,00;
  • Não possuir imóvel próprio, financiamento habitacional ou benefício semelhante nos últimos 10 anos;
  • Comprovar necessidade habitacional (como habitação precária, coabitação, aluguel social ou situação de rua).

  • Critérios de seleção

  • A classificação será feita com base em critérios de pontuação, que priorizam, por exemplo, famílias chefiadas por mulheres, pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes, além de vítimas de violência doméstica. Em caso de empate, será considerada a idade do responsável familiar; persistindo a igualdade, haverá sorteio público.

  • A lista final dos beneficiários será publicada em outubro e, na sequência, os convocados deverão apresentar a documentação exigida para validação junto à Caixa Econômica Federal, responsável pela análise final e assinatura dos contratos. Com informações do Portal Costa Norte 

Suspeito de matar vereador e ex-esposa pode responder por também por tentativa de homicídio de taxista

A Polícia Civil do Piauí deve indiciar o guarda municipal Fernando Castro por tentativa de homicídio contra o taxista Paulo Cesar, que quase foi atingido por um dos disparos efetuados pelo suspeito durante um tiroteio no Centro de Teresina, na última quarta-feira, 27.

Fernando preso após cometer o crime contra ex-esposa e vereador/Reprodução 

Os tiros foram disparados em via pública e resultaram no feminicídio da comandante Penélope de Brito, ex-esposa do suspeito e no assassinato do vereador de Parnaíba, Thiciano Ribeiro.

De acordo com as investigações, alguns dos tiros disparados por Fernando atingiram o táxi de Paulo Cesar, que estava estacionado próximo ao local do crime. O taxista foi ferido por estilhaços de vidro, após um dos projéteis atingir o para-brisa do veículo.

Alguns dos tiros disparados por Fernando atingiram o táxi de Paulo Cesar, que estava estacionado próximo ao local do crime/Reprodução 

Paulo Cesar prestou depoimento na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na última sexta-feira, 29. Ao longo desta semana, a delegada Nathalia Figueiredo, responsável pelo inquérito, continuará ouvindo testemunhas e aguardando a finalização dos laudos periciais. As investigações seguem em andamento e têm prazo de 10 dias para serem concluídas, a partir da data do crime.

Ainda segundo a Polícia Civil, com o encerramento do inquérito previsto para o fim desta semana, Fernando Castro poderá ser indiciado por feminicídio contra a ex-esposa, homicídio triplamente qualificado contra o vereador Thiciano Ribeiro e por tentativa de homicídio contra o taxista Paulo Cesar. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Mulher morre em acidente e polícia apura se ela ia à delegacia denunciar violência doméstica

Uma mulher, identificada como Tatiele Medeiros, morreu no último domingo, 31, após sofrer um acidente na PI-415, zona rural da cidade de Corrente, a 901 km de Teresina.

Testemunhas relataram à polícia que a vítima seguia em direção à delegacia da cidade, para registrar um boletim de ocorrência por violência doméstica contra o esposo, quando perdeu o controle da motocicleta que pilotava e caiu.

A mulher seguia em direção à delegacia da cidade, para registrar um boletim de ocorrência por violência doméstica contra o esposo/Reprodução 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, e Tatiele chegou a ser levada ao hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu em decorrência de um traumatismo craniano.

Segundo o delegado Yure Aranha, responsável pelas investigações, o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus para exames necroscópicos e irá investigar a suposta violência doméstica.

“O corpo foi encaminhado ao IML e estamos aguardando o laudo. Quanto ao fato de possíveis agressões em âmbito doméstico, foi instaurado um procedimento investigativo, que será concluído dentro do prazo legal”, informou.

Ainda conforme a Polícia Civil, não há registros anteriores de denúncias por violência doméstica envolvendo o nome da vítima. O caso segue sendo investigado. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Adolescente é assassinado a tiros dentro de casa após deixar audiência no Piauí

O adolescente Wuyllame de Sousa Santos, de 14 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta terça-feira, 2, dentro da própria residência, no bairro Parque Ideal, zona Sudeste de Teresina.

Viaturas do IML e Polícia Militar no local do crime/Divulgação SSP-PI 

O sargento Veras, do 8º Batalhão da Polícia Militar, informou que o jovem tinha várias passagens pela polícia e que já havia participado de uma ocorrência envolvendo o adolescente, que ameaçou um policial militar.

“Ele já tinha sido apreendido por mim. Ameaçou o cabo Jairo e eu fui para a audiência e tudo. Hoje, segundo as informações, ele tinha acabado de voltar de uma audiência, estava no quarto almoçando, quando quatro elementos, dois em cada moto, invadiram a casa e executaram ele”, relatou.

O militar reforçou que o jovem acumulava diversas passagens por atos infracionais análogos a crimes. “No ano passado, quando eu fiz a apreensão dele, só por roubo ele já tinha oito registros. Também havia uma ocorrência por ameaça. Eu não sei se ele cumpriu a medida ou não. O que sei é que hoje saiu da audiência e, quando chegou, os elementos que já estavam esperando o executaram”, destacou.

De acordo com o sargento, cerca de 20 disparos foram efetuados dentro da residência. A vítima morreu no local. Wuyllame morava com a mãe, que estava em casa no momento do crime.


A perícia criminal e uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionadas, e o caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Com informações do Portal Cidadeverde.com

Laudo considera ‘são’, um dos acusados de envenenar família em Parnaíba

O caso de maior repercussão criminal recente no Piauí ganhou um novo capítulo. O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) confirmou que Francisco de Assis Pereira da Costa, acusado de envenenar 10 pessoas, resultando em 8 mortes, é mentalmente são e poderá ser julgado.

Francisco de Assis Pereira da Costa, acusado de envenenar 10 pessoas, resultando em 8 mortes, é mentalmente são e poderá ser julgado/Reprodução 

A audiência de instrução e julgamento, inicialmente marcada para 30 de julho, foi adiada a pedido da Defensoria Pública, que solicitou o exame de sanidade. Com o resultado, a sessão deve ocorrer nesta sexta-feira, 5, conforme decisão do juiz Willmann Izac Ramos Santos.

Francisco e Maria dos Aflitos da Silva respondem juntos a 11 crimes, sendo 8 homicídios qualificados e 3 tentativas. Ambos estão presos desde janeiro, após denúncia do Ministério Público do Piauí (MPPI).

Entre as vítimas, estão seis crianças, jovens e adultos da mesma família, além de vizinhos, o que choca ainda mais pela gravidade do caso. O MP considera que uma das vítimas sofreu tentativa de homicídio antes de ser morta posteriormente. Com informações do Portal Tribuna de Parnaíba

PC cumpre mandado e prende condenado a 10 anos por estupro de vulnerável em Parnaíba

Na tarde desta segunda-feira, 1º, a Polícia Civil do Piauí, por meio da 2ª Seccional de Parnaíba, cumpriu um mandado de prisão contra M. D. R. N., condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba.

M. D. R. N., condenado a 10 anos por estupro de vulnerável/Reprodução 

De acordo com informações repassadas pela corporação, o mandado é definitivo e decorre de condenação transitada em julgado. O réu foi sentenciado a 10 anos e 4 meses de reclusão, a serem cumpridos em regime inicialmente fechado, conforme o artigo 217-A do Código Penal.

A operação contou com o apoio da Força Tática do 27º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba, que garantiu a segurança durante a ação.

Após a prisão, o condenado foi encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde permanece à disposição da Justiça. Com informações do Portal do Catita 

Governo Federal autoriza financiamento de R$ 361 milhões para mobilidade urbana do Piauí

A mobilidade urbana do Piauí vai receber uma injeção de R$ 361,29 milhões por meio do Novo PAC. O estado teve três propostas habilitadas e consideradas aptas para a pré-seleção nas linhas de Mobilidade Grandes e Médias Cidades e de Renovação de Frota. O resultado do Novo PAC Seleções 2025 foi revelado na sexta-feira, 29 de agosto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento no município mineiro de Contagem. São R$ 9,78 bilhões previstos em financiamentos em 12 estados.

As propostas selecionadas têm como objetivo aprimorar a infraestrutura dos sistemas de transporte/Reprodução

As propostas selecionadas têm como objetivo aprimorar a infraestrutura dos sistemas de transporte

Na modalidade Mobilidade Grandes e Médias Cidades, o Piauí teve duas propostas para Teresina selecionadas, que totalizam R$ 153,96 milhões em financiamentos habilitados. As propostas para a capital piauiense incluem a modernização de 18,1 quilômetros da Linha Sudoeste do trem urbano, no valor de R$ 103,5 milhões, e o projeto de expansão do trem urbano, no valor de R$ 50,46 milhões.

Estados e os valores autorizados para financiamento por meio do eixo Mobilidade Grandes e Médias Cidades/Reprodução

Confira os estados e os valores autorizados para financiamento por meio do eixo Mobilidade Grandes e Médias Cidades

Para Renovação de Frota, o estado piauiense teve uma proposta selecionada para 15 Veículos Sobre Trilhos, com valor habilitado de financiamento de R$ 207,33 milhões, para o setor público.

GRANDES E MÉDIAS CIDADES – Na linha Mobilidade Grandes e Médias Cidades, foram habilitadas 28 propostas em 12 estados, que podem chegar a R$ 5 bilhões em financiamento ao setor público, além de uma proposta voltada ao setor privado, no valor de R$ 1 bilhão. Ao todo, são 29 propostas, com potencial de R$ 6 bilhões em investimentos.

REFROTA – No Refrota Setor Público, programa de renovação de frotas, foram habilitadas 12 propostas, que podem chegar a R$ 1,27 bilhão, e 74 do setor privado, no valor de R$ 2,47 bilhões. Ao todo são 86 propostas correspondentes a R$ 3,74 bilhões. O montante pode variar de acordo com a avaliação dos agentes financeiros. Estados, municípios e empresas privadas ainda podem encaminhar novas propostas.

No Refrota Setor Público, foram habilitadas 12 propostas, que podem chegar a R$ 1,27 bilhão: veja os estados contemplados/Reprodução

No Refrota Setor Público, foram habilitadas 12 propostas, que podem chegar a R$ 1,27 bilhão: veja os estados contemplados

PRÓXIMOS PASSOS – Com a habilitação das propostas pelo PAC Seleções 2025 – Mobilidade Urbana, os estados e municípios devem apresentar aos agentes financeiros a documentação técnica necessária para a análise de viabilidade, incluindo avaliação de risco/endividamento e os projetos de engenharia. Com a validação, as propostas passam para a etapa de seleção final, a ser publicada pelo Ministério das Cidades.

CONDIÇÕES – As linhas de financiamento oferecidas com recursos do FGTS têm condições especiais: juros de 5,5% ao ano para sistemas sobre trilhos e de 6% ao ano para os demais, além de prazos de amortização que podem chegar a 30 anos para transporte sobre trilhos, com carência de até 48 meses.

O QUE ENVOLVE – Entre os tipos de investimentos possíveis no Mobilidade Grandes e Médias Cidades estão BRTs, metrôs, VLTs, corredores exclusivos, terminais, ciclovias integradas ao transporte público e sistemas de transporte inteligente. No Refrota 2025, estão ônibus elétricos, veículos padrão Euro 6, material rodante para trilhos e barcos para transporte aquaviário, além de sistemas e equipamentos de apoio operacional. Com informações do Portal Conecta Piauí 

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Subtenente da Polícia Militar do Piauí morre após colisão com viatura da Força Nacional na BR 316

O subtenente Raimundo Coleta, da Polícia Militar do Piauí, morreu nesta segunda-feira, 1°, após colidir o Ford KA com uma viatura da Força Nacional. Ambos os veículos trafegavam pela BR 316 quando colidiram nas proximidades do Povoado Brejinho, entre as cidades de Timon e Caxias.

O subtenente Coleta ficou gravemente ferido, mas não resistiu e morreu ainda no local do acidente/Reprodução 

Conforme apurado pelo GP1, o policial militar era lotado na Força Tática do 1º Batalhão, atuante em Teresina. No momento do acidente, ele conduzia um carro de passeio e, com a força da colisão, a frente do automóvel ficou completamente destruída

Por conta disso, o subtenente Coleta ficou gravemente ferido, mas não resistiu e morreu ainda no local do acidente. Não há informações sobre o estado de saúde dos ocupantes do outro veículo envolvido na colisão.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e realizou o controle do tráfego de veículos na região, além da perícia, para elucidar as causas do acidente. Com informações do Portal GP1