terça-feira, 30 de maio de 2017

Avaliação coloca cursos de Medicina do Piauí entre os piores

Editado por ParnaíbapontoCom |
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira(29) o Relatório Síntese dos Resultados da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) 2016 e nele as notícias não são muito boas para o Piauí. O estado possui o segundo pior percentual de alunos com nível de proficiência avançado.
O documento sistematiza o resultado da primeira edição da avaliação, aplicada aos estudantes do 2º ano dos cursos de Medicina brasileiros. O relatório contribui principalmente, com a autoavaliação dos cursos por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e no Piauí 337 estudantes de Medicina participaram das avaliações.
O que pode ter feito o Piauí ter atingido esse resultado são as diferenças na organização das matrizes curriculares dos cursos, em particular nos períodos letivos em que são ministrados alguns conteúdos, o que teria influenciado o desempenho dos estudantes de diferentes instituições. Prova disso é que apenas 50,6% dos participantes relata ter estudado e aprendido muitos dos conteúdos solicitados.
Além disso, 41,3% dos respondentes apontaram desconhecimento do conteúdo como a maior dificuldade encontrada na prova. No estado participaram cinco instituições, entre elas a Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Facid DeVry e Uninovafapi.

NÍVEL DE PROFICIÊNCIA AVANÇADO: Piauí em 24º
O Piauí concentra um dos menores percentuais de alunos de medicina com nível de proficiência avançado, enquanto o estado vizinho, Ceará, tem o maior do país, confira.

SOBRE A AVALIAÇÃO
A Anasem será realizada anualmente, sendo a participação de um mesmo estudante prevista a cada dois anos (2º, 4º e 6º anos). Na primeira edição, em 2016, só os estudantes do 2º ano dos cursos de medicina participaram. Em 2018, a Anasem começa a ser aplicada também para os alunos do 4º ano. Em 2020, se juntam aos avaliados os alunos do 6º ano. A participação é obrigatória, pois a regularidade na avaliação é atestada no Histórico Escolar. A prova da Anasem é composta de 60 questões objetivas e três discursivas, elaboradas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), como outras avaliações do Inep.


Avaliação coloca cursos de Medicina do Piauí entre os piores

NÍVEL DE PROFICIÊNCIA AVANÇADO
a1.png 

NÍVEL DE PROFICIÊNCIA BÁSICO
A2.png

NÍVEL DE PROFICIÊNCIA ADEQUADO
A3.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário