terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Presos gravam vídeos dentro de presídio e acusam agentes de matar detento

Informações TV Cidade Verde
Edição Teodoro Neto/ParnaínapontoCom
Um vídeo divulgado pela TV Cidade Verde mostra presos denunciando a morte de um detento e pedem providências do juiz José Vidal, da Vara de Execuções Penais, e do promotor  de justiça, Elói Pereira Júnior, que acompanham as investigações nos presídios do Piauí. Presos chegam a perguntar no vídeo: "cadê você doutor Vidal?", "cadê você doutor Elói?".
Na gravação aparece um preso com rosto coberto por uma camiseta e usando um óculos. Ele acusa a direção do presídio Irmão Guido de uma atuação desastrada que levou a morte de um preso no pavilhão "B".
No relato do preso, mais de 40 detentos teriam ficado no confronto com bala de borracha e gás lacrimogêneo dentro do presídio. 
No vídeo, o detento diz que fez a gravação para denunciar a má atuação do gerente junto aos Direitos Humanos e ao Tribunal de Justiça. Ele nega que o preso morreu em briga com companheiros de cela. "Eles mataram asfixiado de bomba", acusa.
Em um segundo vídeo, presos defendem a exoneração do gerente da Irmão Guido Marcione Pinheiro, que assumiu o cargo há uma semana. Eles defendem a volta de Josiel Lima, ex-gerente do presídio.
Sindicância
A Secretaria Estadual de Justiça informou ao Cidadeverde.com que abriu sindicância para investigar o vídeo e identificar presos e agentes envolvidos na gravação. O Núcleo de Inteligência da Sejus já está com o vídeo e apura sua veracidade. 
A Sejus informou ainda que o detento morto teve atendimento médico por três vezes durante a semana. O laudo médico apontou que ele morreu de insuficiência respiratória, edema pulmonar e anoxia (ausência de oxigênio). Não havia nenhuma perfuração no corpo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário