quinta-feira, 21 de maio de 2020

Mulher denuncia falta de equipes para atendimento no hospital de campanha de Parnaíba

A informação de que uma idosa de 94 anos precisou de atendimento no Hospital Nossa Senhora de Fátima na manhã desta quinta-feira, 21, e recebeu uma negativa foi checada pelo BTM. A idosa voltou para casa porque não buscou a regulamentação como é exigido.

Através de uma mensagem de áudio uma mulher, ligada à direção do hospital, e que tomou conhecimento do caso, relatou que faltavam médicos e aparelhos no hospital de campanha da prefeitura.
O gabinete do prefeito informou que a falta de equipes durante o horário relatado, se deu por causa de mudanças no setor ambulatorial, mas que durante a tarde as equipes estariam em seus postos de trabalho.
Vale lembrar que para ser atendido no hospital de campanha, o paciente precisa passar pela regulação, que acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Pronto Socorro Municipal, não há necessidade de aglomerações na porta da unidade recem inaugurada.
O hospital de campanha da prefeitura foi inaugurado na última segunda-feira, 18, mas não possui UTI´s funcionando, de acordo com a prefeitura isso acontece por falta de equipamentos no mercado.

Um documento datado de 12 de maio marca a assinatura de um Termo de Colaboração celebrado entre a prefeitura de Parnaíba e o Hospital Nossa Senhora de Fátima. Com vigência de 90 dias o documento informa que a gestão compartilhada entre o município e o hospital chega à um valor de R$ 1,3 milhões.
As obras na unidade foram iniciadas há mais de um mês. O último prazo dado pela secretaria de saúde através do setor de contabilidade foi de 10 dias. A secretaria alega dificuldades de encontrar no mercado equipamentos através de empresas fornecedoras.
A mais recente empresa contactada pela prefeitura foi a Anchieta Comércios e Representações, (foto abaixo) empresa com sede na cidade de Imperatriz - MA. Mas que de acordo com o setor de contabilidade da secretaria de saúde de Parnaíba, não haverá mais pedidos feitos a esta empresa. 

Enquanto os equipamentos necessários para a montagem das UTI´s do hospital de campanha da prefeitura não chegam, o que segue em funcionamento pelo Nossa Senhora de Fátima é o serviço de testagem rápida que atende diariamente pessoas com suspeitas ou sintomas da COVID -19. Da Redação com informações do Blog do Tiago Mendes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário