sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Bombeiros Militares combate incêndio há dias em Cocal dos Alves

Bombeiros Militares do 3º Grupamento Militar (GBM) em Parnaíba, juntamente com brigadistas das cidades de Cocal do Alves e de Viçosa, no Ceará, estão trabalhando com o objetivo de controlar um incêndio de grandes proporções na região.

Uma média de 12 homens com mais 20 brigadistas dos dois estados, estão empenhados em combater o incêndio com poucas horas de descanso/Divulgação SSP-PI

O fogo tem se intensificado pelas fortes rajadas de vento e com o avanço das chamas se aproximou de algumas propriedades rurais e residências localizadas no entorno da vegetação.

Uma média de 12 homens com mais 20 brigadistas dos dois estados, estão empenhados em combater o incêndio com poucas horas de descanso/Divulgação SSP-PI

Segundo o coordenador da operação, Major Costa Silva, os bombeiros de Parnaíba, estão com os esforços concentrados nesta ocorrência, e uma média de 12 homens com mais 20 brigadistas dos dois estados, estão empenhados e combatendo o incêndio numa escala além do programado, com poucas horas de descanso, a fim de neutralizar as chamas e impedir que as mesmas avancem para o sentido das localidades no entorno do incêndio.

"Nossa guarnição tem dado total apoio neste incêndio, podemos afirmar, que até mesmo as escalas destes bombeiros foram deixadas de lado e a maioria deles estão trabalhando num rojão de praticamente 24 horas por dia, com poucas horas de descanso, tanto que mesmo com os fortes ventos, nós conseguimos impedir o avanço das chamas para o lado das comunidades que ali residem, neutralizando assim qualquer risco deste fogo trazer maiores riscos aqueles moradores de Cocal dos Alves”, garantiu o Major do Corpo de Bombeiros Militar.

Ainda de acordo com o Major Costa Silva, além dos bombeiros militares, o apoio dos brigadistas voluntários, tem sido muito importante neste período de temperaturas mais altas, o que contribui para o aumento das demandas tanto na região litorânea quanto nas regiões de mata seca em todo o Piauí. “Em determinadas ocasiões, nos deparamos com fogo de difícil acesso, no entanto, a ajuda de brigadistas como o pelotão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas da própria cidade que foram devidamente treinadas conseguem combater este fogo de modo que o mesmo seja redirecionado até um certo ponto onde as viaturas de kit contra incêndio, os caminhões -Bomba Tanque  até mesmo carro pipa, possam se aproximar e ali ter um reforço mais direto com a ajuda das mangueiras e dos reservatórios de água instalados nesses veículos”, explicou o Major.

O fogo no município iniciou no dia 26 de outubro e não chegou a atingir nenhuma propriedade rural, nem casas. O fogo está sob controle e sem vítimas.


Informações SSP-PI

Corpo de homem é encontrado em tanque de criação de camarão na zona rural de Luís Correia-PI

Na tarde desta quinta-feira, 31, o corpo de um homem identificado como João de Deus Soares Galdino, 26, foi encontrado em um tanque de criação de camarão em uma fazenda na região do Macapá em Luis Correia.

O corpo foi encontrado por um trabalhador da fazenda que de imediato acionou os policiais do 24°BPM que se deslocaram até o local para atender a ocorrência.

Reprodução/Plantão Parnaíba 24 Horas

Familiares de uma pessoa que estava desaparecida foram até o local e reconheceram o homem de 26 anos que estava desaparecido a alguns dias. O Instituto Médico Legal (IML) e a Perícia Criminal foram acionados para realizar os procedimentos necessários. As investigações preliminares estão em andamento para esclarecer a causa da morte do homem.

Reprodução/Plantão Parnaíba 24 Horas

O corpo foi removido para o Posto Avançado do IML no bairro Frei Higino em Parnaíba. Informações Plantão Parnaíba 24 Horas 

Reprodução/Plantão Parnaíba 24 Horas 


Donos de bares da Pedra do Sal reclamam do abandono por parte da Prefeitura de Parnaíba

A orla da praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, tem sido palco de insatisfação e reclamações por parte dos comerciantes locais, que apontam a falta de atenção da prefeitura como fator de declínio no movimento turístico e na presença de banhistas. Desde a entrega dos quiosques prometidos, a prefeitura teria, segundo os donos de bares, "abandonado" o local, resultando em um cenário de sujeira e descaso na praia.

Reprodução 

Reprodução

Dona Rosa, que é proprietária de um bar na Pedra do Sal há mais de 30 anos, compartilhou sua frustração em entrevista ao Click Parnaíba. "A prefeitura fez várias promessas, mas não cumpriram nada do que foi dito. Fomos enganados pelo poder público", declarou. Com a orla em situação precária e a queda no número de visitantes, Dona Rosa afirmou que os comerciantes da área estão sendo forçados a enfrentar uma situação desafiadora, que ela chegou a descrever como uma "ditadura".

A falta de limpeza e de estrutura adequada está não apenas prejudicando o ambiente de trabalho dos empresários locais, mas também afastando os turistas, que preferem buscar outras praias da região. Os comerciantes da Pedra do Sal clamam por ações efetivas da prefeitura para revitalizar o local e cumprir as promessas feitas para o desenvolvimento do turismo e a manutenção da praia. Informações Click Parnaíba