O estado do Piauí já possui 32 lixões com atividades encerradas em seu território, com os municípios destinando os resíduos coletados a aterros sanitários licenciados. Em 2025, a meta é mais do que dobrar o número de lixões fechados. A ação é resultado do projeto "Zero Lixões - Por um Piauí mais limpo!", uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), o Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) e o Ministério Público do Piauí (MP-PI).
O estado do Piauí já possui 32 lixões com atividades encerradas em seu território, com os municípios destinando os resíduos coletados a aterros sanitários licenciados/Reprodução |
O projeto funciona por meio de um acordo de cooperação técnica entre os órgãos e conta com um trabalho de conscientização dos gestores municipais para que cumpram a Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, assim como da sociedade civil, destacando a necessidade de encerramento dos lixões, a recuperação das áreas degradadas e a estruturação das cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Pela relevância e eficiente execução das atividades do projeto no estado, o “Zero Lixões - Por um Piauí mais limpo!” conquistou o 1° lugar na categoria sustentabilidade do Prêmio CNMP 2024, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o que resultou também em uma homenagem do MP-PI à Semarh pela parceria na implementação e execução do projeto
A auditora fiscal ambiental da SEMARH, Catharina Teixeira, destacou que o prêmio é um reflexo do trabalho árduo de toda a equipe da SEMARH, dos outros órgãos e do compromisso com um Piauí mais sustentável. “Estamos muito felizes com o reconhecimento das atividades que estamos desempenhando, tanto do licenciamento quanto da fiscalização, e dessa política de fechamento dos lixões. Em 2025, pretendemos dobrar o número de lixões fechados”, frisou a servidora.
Por fim, o secretário da SEMARH, Daniel Oliveira, ressaltou o compromisso do Governo do Estado em zerar a quantidade de lixões no Piauí. “O Lixão Zero é uma prioridade do governador Rafael Fonteles e um passo decisivo para um futuro mais limpo e saudável para todos. Há uma perspectiva de chegarmos, em 2025, a 100 lixões fechados”, destacou o gestor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário